Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2011 - 12:03

Prêmio Líder Social reconhece profissionais do Grupo Votorantim que realizam práticas ligadas à sustentabilidade

Iniciativas premiadas se dividem nas categorias Ecoeficiência e Meio Ambiente, Cadeia de Valor do Negócio e Relacionamento com a Comunidade.

São Paulo– Na noite de ontem, em cerimônia no Centro Brasileiro Britânico, o Instituto Votorantim realizou a entrega do 4º Prêmio Líder Social. Quatro funcionários que lideram projetos que contribuem para expressar o compromisso do Grupo Votorantim com a sustentabilidade receberam o reconhecimento do Instituto e um troféu, entregue pelos acionistas e executivos das empresas.

A iniciativa do Instituto Votorantim se diferencia por reconhecer funcionários que colaboram para a implantação de práticas que geram benefícios para os negócios e para a sociedade, mobilizam, articulam redes e promovem o bem comum. É uma forma de incentivar um perfil de funcionário que esteja preparado para apoiar o Grupo Votorantim em seus desafios de Sustentabilidade.

Dividido em quatro categorias - Ecoeficência e Meio Ambiente; Cadeia de Valor do Negócio; Relacionamento com a Comunidade; e Voto Popular, esta última definida por votação de funcionários do Grupo, o Prêmio consagrou iniciativas que tiveram destaque ao longo de 2010.

Luiz de Brito Prado Vieira, funcionário da Votorantim Cimentos, em São Paulo, levou o prêmio na categoria Ecoeficiência e Meio Ambiente. Em Cadeia de Valor e Negócio, o destaque ficou pelo trabalho de Luz Amanda González Rincón, da Votorantim Siderurgia, em Nobsa, na Colômbia. Consultora de responsabilidade social da Fibria, Lícia Lucas Cantarella conquistou a premiação com um trabalho focado no Relacionamento com a comunidade. E Adauto Valentim Maniezo, técnico de utilidade e meio ambiente da Citrovia, em Catantuva (SP), foi o premiado em Voto Popular.

Nesta edição, o processo de escolha dos líderes sociais foi realizado em dois momentos. Na primeira etapa, uma comissão julgadora interna, formada por funcionários do Instituto Votorantim, pré-selecionou 13 finalistas. A partir dessa pré-seleção, uma comissão julgadora externa, com consultores especializados em sustentabilidade, definiu os premiados.

Projetos Vencedores.: Ecoeficiência e Meio Ambiente – Luiz de Brito Prado Vieira, Votorantim Cimentos – Engemix. Município: São Paulo (SP): Uma iniciativa inovadora no campo da ecoeficiência mudou a rotina da Engemix, empresa de concreto da Votorantim Cimentos. O Programa Perda Zero envolveu toda a cadeia produtiva da companhia em um esforço que reduziu em 80% os resíduos da produção. A ideia tem a liderança do engenheiro de projetos, Luiz de Brito Prado Vieira. Os estudos realizados e as soluções alcançadas envolveram equipes de diversas áreas da companhia – do laboratório à equipe de transporte. Uma vez incorporados internamente, os resultados foram compartilhados com fornecedores, parceiros e até clientes, em uma ação completa que envolveu toda a cadeia produtiva. Deste trabalho surgiu o Ranking Engemix Sustentável, uma bússola que orienta decisões da empresa. Os resultados mostram a efetividade do programa: apenas em 2010, a redução foi de 80% no volume de resíduos, uma economia de 350 milhões de litros de água. Em termos financeiros, a mudança representa ganhos na casa dos dez milhões de reais.

Cadeia de Valor do Negócio – Luz Amanda González Rincón, Votorantim Siderurgia – América Latina, Município: Nobsa / Colômbia: Um projeto da Votorantim Siderurgia desenvolvido no município de Nobsa, na Colômbia, mudou a realidade da comunidade. O diagnóstico desenvolvido apontou que a comunidade sobrevivia, em sua maioria, da coleta e venda de sucata. Para diversificar as fontes de renda e introduzir novos conhecimentos entre os moradores, foi planejada uma série de ações de capacitação. Os cursos trabalharam temas transversais como saúde, segurança e meio ambiente e introduziram noções de empreendedorismo. Ao fim da primeira fase da experiência, a economia local já começava a sinalizar mudanças. Apoiados pelo projeto, os moradores criaram uma empresa que hoje presta serviços para a Votorantim Siderurgia. O negócio emprega, atualmente, 25 funcionários. Uma mudança significativa em direção a novas condições de trabalho e renda.

Relacionamento com a comunidade – Lícia Lucas Cantarella, Fibria, Município: Aracruz (ES): O principal desafio do projeto Caravelas Empreendedoras é estruturar a cadeia produtiva da pesca e, consequentemente, gerar melhores condições de renda para a comunidade pesqueira. A iniciativa propõe uma série de ações para fortalecer a cadeia produtiva da pesca como estruturação de processos, capacitação das entidades de pesca, instalação de empreendimentos comunitários e certificação e comercialização dos produtos. O primeiro resultado foi a formação do conselho que fará as articulações com as pessoas envolvidas no processo. Para o futuro, a ideia é que, com as atividades e capacitações promovidas pelo projeto, a pesca se torne uma fonte sustentável de geração de renda. Uma boa iniciativa para estimular o desenvolvimento local e, de quebra, melhorar o relacionamento entre a Fibria e a comunidade.

Voto Popular – Adauto Valentim Maniezo, Citrovita, Município: Catanduva (SP): Adauto Valentim Maniezo, técnico de utilidade e meio ambiente em Catanduva (SP), se propôs um desafio: como transformar os resíduos orgânicos da produção da Citrovita em materiais ricos em nutrientes que pudessem ser reaproveitados no mercado. A resposta veio com uma pesquisa de técnicas de compostagem, que resultaram em um produto com alto potencial de venda. O grande diferencial da iniciativa desenvolvida por Adauto está no desenvolvimento de um sistema de oxigenação das leiras que reduz o processo de compostagem de 60 para 45 dias. Isso significa maior eficiência para a solução desenvolvida.

Perfil- O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. Sua criação veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade.

Como o Grupo está presente em mais de 300 municípios em todo o Brasil, o Instituto Votorantim desenvolve um trabalho focado no desenvolvimento local sustentável das comunidades com as quais se relaciona. Essa linha de atuação está apoiada na convicção de que a empresa é corresponsável por este desenvolvimento, pois a partir da evolução das comunidades são asseguradas melhores condições e oportunidades para o desenvolvimento do próprio negócio.

O Instituto Votorantim acredita, também, que o jovem é a principal força transformadora da sociedade, e por este motivo decidiu concentrar seus esforços em programas voltados para a juventude. O slogan “Criando rotas para o futuro” sugere a criação de caminhos, de forma a oferecer aos jovens oportunidades nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, e a preservação e fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes. [www.institutovotorantim.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira