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29/03/2011 - 08:33

Receita anual das operadoras de telefonia móvel no Brasil chega a R$10 bilhões com serviços de valor agregado

A 7ª Edição do MAVAM (Monitor Acision de VAS Móvel) tem como destaques o segmento de mobile advertisement e a importância crescente dos serviços de valor adicionado paras as operações brasileiras

Em sua sétima edição, o estudo MAVAM - Monitor Acision de VAS Móvel, que analisa e monitora os principais indicadores do uso de serviço de valor adicionado (VAS na sigla em inglês), identificou um acentuado incremento no ritmo de uso de mensagens e demais empregos de dados móveis para a receita das operadoras de telefonia celular no Brasil. Somando-se os R$ 3,09 bilhões de receita estimada para quarto trimestre de 2010 (4T10), o valor apurado total no ano chega a R$ 10 bilhões, muito representativo dentro das receitas totais das companhias.

Os serviços de valor adicionado ? VAS, que incluem mensagens SMS e MMS, internet banda larga móvel, entretenimento, mobile banking, ringtones, redes sociais e messaging, representam, hoje, importante receita para as operadoras, aumentando o ARPU num cenário internacional de queda com os tradicionais e básicos serviços de voz.

O presente estudo MAVAM traz informações sobre as tendências desse mercado, com foco especial em mobile advertisement. Essa modalidade de VAS já é uma realidade entre os usuários de telefonia móvel. A pesquisa identificou, por exemplo, que 89% dos usuários entrevistados declararam ter recebido mensagens com algum tipo de propaganda, dos quais 53,6% leram atentamente as mensagens. ?O elevado número apurado no relatório indica que o mobile marketing chegou para ser um serviço de alta relevância no mercado?, diz Rafael Steinhauser, presidente da Acision para a América Latina. ?O ponto que mais se destacou foi que os usuários prestam muita atenção às mensagens recebidas, reforçando a importância deste novo canal de mídia?, complementa Steinhauser. As próprias operadoras de telefonia móvel respondem pela maioria das mensagens enviadas, com 78% do total, seguidas pelas empresas de bens de consumo, com o percentual de 13%.

Um ponto forte verificado na mesma pesquisa é quanto à privacidade: 79,1% dos entrevistados declararam que as operadoras precisam obter o prévio consentimento dos usuários para o envio das mensagens. Os entrevistados se mostraram bastante abertos a abordagens que lhes confiram algum tipo de benefício, tais como descontos e ofertas em produtos e serviços, em troca de receberem mensagens publicitárias por conta de bonificação em uso de voz e SMS, por exemplo.

Os usuários também se mostraram bem assertivos quanto ao perfil da oferta de produtos e serviços, reforçando o desejo que seja pertinente ao seu perfil e localização geográfica. As empresas que estudam investir nesse formato de propaganda devem ter em mente que 39% dos entrevistados informaram que sua decisão de compra pode ser influenciada por uma mensagem recebida diretamente no celular.

MAVAM - Resultados da 7ª Edição: ·O SMS continua a ser o serviço de valor adicionado mais utilizado no Brasil em quantidade: 88% dos entrevistados informaram ter usado o serviço no período. A pesquisa identificou que o brasileiro envia entre 20 a 25 mensagens por mês. Contudo, há ainda uma forte resistência ao uso de SMS no país por simples desinteresse, uma vez que o usuário prefere fazer chamada de voz. A questão do preço é apontada como o segundo motivo de restrição ao uso.

·O uso do serviço de Instant Messaging (IM) está crescendo fortemente no Brasil: 14,5% dos usuários já utilizam o serviço com frequência.

·10,2% dos entrevistados fazem uso diário ou semanal de e-mail push e 16,5% o fazem por meio de internet browser.

·A internet móvel foi usada por 32% dos entrevistados. O fator preço percebido é ainda o maior impedimento à ampliação de uso do serviço.

·O acesso às redes sociais foi identificado em 6,6% da amostragem, sendo que os usuários se conectam cerca de 16 vezes as chamadas redes no mês.

·Cerca de 10% dos entrevistados acessaram uma loja de aplicativos, sendo que 46% baixaram mais do que um aplicativo no período.

Acision - Líder em seu segmento de atuação, a Acision tem como objetivo acelerar a inovação e o crescimento lucrativo em serviços de dados móveis. Pioneira em troca de mensagens, as soluções de dados em tempo real da Acision são oferecidas a seus clientes no mundo inteiro, a fim de obter novas receitas com serviços inovadores e, ao mesmo tempo, controlando, otimizando e obtendo lucro com o tráfego de dados. [http://www.acision.com].

Perfil- A Convergencia Research é, desde 1998, a unidade de Consultoria e Inteligência de Mercado do Grupo Convergencia, voltada para os principais players da América Latina. Entre suas pesquisas estão: Evolução Trimestral de Banda Larga Fixa e Móvel na América Latina; Demanda de Novos Serviços Móveis; Contribuição da Telefonia Móvel para as Economias Regionais; Oferta e Demanda via Satélite; Mercados de TV Paga; Triple Play e IPTV; M2M na América Latina etc. Desde 1995, o Grupo Convergencia é o provedor de informação com maior prestígio na indústria da comunicação. Entre suas unidades de negócios, a Convergencia Latina faz o acompanhamento diário dos temas pan-regionais e a Convergencia Eventos se posiciona na vanguarda dos debates acadêmicos e networking de negócios.

A Quanti é uma empresa de pesquisa de mercado full service. Realiza pesquisas de mercado e de opinião. Emprega tanto a metodologia quantitativa quanto qualitativa em suas atividades.

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