Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2011 - 09:35

Presidente da Guarany faz exposição a líderes do setor agrícola mundial durante o “Agrievolution Summit” 2011, em Paris

Alida Bellandi falou sobre o impacto da mecanização e da sustentabilidade para o futuro da agricultura!.

No final de fevereiro, aconteceu em Paris na França, a 3º edição da World Summit on Agricultural Equipment – Agrievolution, um dos mais importantes eventos mundiais sobre a segurança alimentar e o papel das máquinas e implementos para uma maior produtividade. A edição 2011 (a terceira desde que esta iniciativa da UNACOMA reuniu em Roma em 2008 os setores público e privado para discutir o futuro da agricultura mundial e do setor de máquinas) reuniu ministros da agricultura de vários países, dirigentes da FAO e líderes empresariais do setor de máquinas agrícolas dos principais países fabricantes, representando as respectivas entidades de classe. A presidente da Guarany Indústria e Comércio, Alida Fleury Bellandi representando o Conselho Nacional de Máquinas da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, apresentou um painel sobre o impacto da mecanização e da sustentabilidade na agricultura.

Em sua apresentação Alida Bellandi, focou os aspectos da sustentabilidade no que diz respeito ao potencial da matriz energética renovável e da produção agrícola sustentável, principalmente na América Latina, em razão da disponibilidade de recursos naturais como abundância de terras aráveis e água doce. Destacou a íntima relação entre o crescimento da população mundial, mudanças climáticas e segurança alimentar, a mecanização como solução para aumentar a produtividade por área - de forma sustentável- considerando a preservação do solo e a segurança do operador.

Alida Bellandi alertou para o aumento na frequência e intensidade das catástrofes naturais, como consequência das mudanças climáticas, e de como isso está afetando a produção agrícola e a economia mundial como um todo. Entre as soluções para o problema destacou a importância do tripé da sustentabilidade, conhecido como: “triple bottom line”, a responsabilidade da agricultura na produção de alimentos, fibras e biocombustíveis; e finalmente o da sustentabilidade agrícola, com o uso responsável do solo e da água, máquinas e demais insumos.

Como exemplos de boas práticas de sucesso no Brasil, Alida Bellandi citou o plantio direto e a produção de etanol, além da importância de respeitar as normas internacionais, bem como a certificação de máquinas e equipamentos. Ao ressaltar que "problemas globais, requerem soluções globais", Alida Bellandi enfatizou a importância das parcerias públicas e privadas, com inovação tecnológica e pesquisa aplicada para a indústria, visando a produção de alimentos de qualidade de forma sustentável. “Participar de um evento mundial e apresentar o conhecimento, os estudos e as soluções que a Guarany pode oferecer para melhorar a produção agrícola mundial é o reconhecimento do trabalho que realizamos”, disse a presidente da Guarany.

Em sua terceira edição realizada em Paris, na França, a Agrievolution foi um encontro onde os participantes compartilharam seus conhecimentos, experiências e visões estratégicas para atender os desafios do futuro da agricultura mundial. Os debates realizados contribuíram para o melhor entendimento dos caminhos a seguir, ficando claro que os países do chamado BRIC(Brasil, Rússia, Índia e China), em especial o Brasil, apresentam as melhores perspectivas de crescimento no setor, devendo tornarem-se em breve os protagonistas da economia agrícola mundial.

Perfil-A Guarany, com 88 anos de atuação no mercado, é uma empresa 100% brasileira, que exporta para mais de 60 países, consolidando-se no mercado internacional como um dos mais renomados fabricantes de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas e de equipamentos tanto para o combate aos vetores de endemias, como para incêndios florestais, em duas divisões de alta especialização. Única empresa brasileira a participar do GCDPP, grupo criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) formado por fabricantes de equipamentos e químicos, agencias governamentais e não governamentais, organizações regionais e internacionais, universidades e institutos de pesquisas com o objetivo de estabelecer as diretrizes da aplicação de produtos domissanitários para o combate aos vetores das endemias. Com a contribuição de várias gerações, a filosofia da Guarany se reafirma: como célula do mundo de que participa, a empresa deve servir igualmente toda a comunidade, e deve estar ciente de que existe uma estreita dependência entre todas as coisas, razão pela qual conduz seu desenvolvimento dentro dos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental.[www.guaranyind.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira