Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2011 - 09:35

Falta de autoconhecimento é uma das causas da baixa autoestima

Especialista explica que sem conhecer os seus reais desejos a mulher se deixa envolver com maior facilidade pelas pressões sociais.

São Paulo– A insatisfação consigo mesma pode ser causada por diversos motivos. Nas mulheres, essa falta de autoestima pode vir da pressão social, entre outros fatores, pois a mulher exerce diversas funções e exige de si mesma que seja perfeita em todas elas. Mãe dedicada, profissional bem-sucedida, esposa atenciosa e amante perfeita, e, além disso, manter-se jovem e linda 24 horas. Não é fácil ser tudo isso, principalmente, quando essas funções são realizadas mais por uma imposição social do que por um desejo genuíno.

A coach ontológica da Appana Coaching e especialista em Medicina Comportamental Káritas de Toledo Ribas explica que a falta de confiança em si mesma pode ser proveniente da ausência de autoconhecimento. “Qualquer pessoa, seja um homem ou mulher, precisa gostar do que faz para realizar com perfeição. A mulher é muito cobrada pela sociedade. Precisa casar para não ser considerada ‘encalhada’, com o casamento vem a cobrança de um filho, se nasce um menino precisa ter uma menina. Em muitos casos, a mulher vai realizando tudo isso sem que seja um desejo seu e esquece de buscar atividades que lhe causem prazer”.

Também são comuns situações em que a mulheres aceitam traições dos maridos ou a violência doméstica, a insatisfação consigo mesma pode ser um dos motivos que levam mulheres a aceitarem essas circunstâncias. “A falta de autoestima pode levar a mulher a pensar que o marido é infiel, pois ela não soube ser uma boa amante. Ou até mesmo aceitar a violência por acreditar que está fazendo algo errado. Quando a mulher perde o respeito por si mesma não exige esse respeito dos outros, ela acredita que é inferior e permite que a tratem assim”, ressalta Káritas.

Contudo, a falta de autoestima não é crônica, a mulher pode virar o jogo e reencontrar a confiança em si mesma. “O primeiro passo para reconquistar a autoestima é o autoconhecimento. Avaliar quais são os seus verdadeiros desejos e buscar realizá-los. Ser bem-sucedida em uma área ajuda a enfrentar e aceitar as dificuldades em outros setores, e para obter o sucesso é necessário realizar com amor”, explica a coach ontológica.

Essa descoberta de si mesma não é uma tarefa fácil, em muitos casos é necessário a ajuda de um profissional. Uma técnica que auxilia no autodesenvolvimento e resulta em mudanças efetivas é o coaching. Káritas esclarece que o processo tem início, meio e fim, com um período de duração definido. “O coaching baseia-se no conceito de que todas as pessoas têm potencial para solucionar suas questões. Cabe ao profissional usar técnicas eficientes que auxiliem na descoberta de suas potencialidades, fazendo do coachee, que é a pessoa que busca esse processo, protagonista de sua vida”.

Faces da feminilidade – Percebendo as dificuldades femininas em lidar com todas as suas funções sociais, a Appana Coaching criou o “Grupo de Coaching – Faces da Feminilidade”. A química das emoções, a relação entre a mulher e o homem e a neurobiologia da sexualidade são temas que serão abordados durante os encontros. “O conhecimento de como a mulher funciona neurobiologicamente e como isso influência nas suas ações em sociedade é uma forma de se entender melhor e encarar a vida com um novo olhar”, explica Káritas, que é facilitadora do Grupo. Ela esclarece que durante os encontros serão abordados assuntos que sejam do interesse das participantes. Além da Káritas, o grupo contará com a facilitadora de programas de desenvolvimento comportamental e empresária Letícia Estanislau Garcia.

O “Grupo de Coaching – Faces da Feminilidade” terá início no dia 4 de abril. Serão dez encontros com duração de duas horas limitados a 12 participantes por grupo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.appanacoaching.com.br ou pelo telefone (11) 3815-0863.

.[Grupo de Coaching – Faces da Feminilidade, de 4 de abril a 6 de junho de 2011, das 20 às 22 horas, na Appana Mind – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada, Rua Simpatia, 348 – Vila Madalena – São Paulo, telefone (11) 3815-0863| www.appanacoaching.com.br].

Káritas de Toledo Ribas- Administradora de Empresas pela UERJ/RJ, Káritas tem formação em Coaching Ontológico, é especialista em Medicina Comportamental, é acadêmica em Filosofia, pós-graduanda em Dinâmica dos Grupos – SBDG. Ela tem mais de 20 anos de experiência como consultora e professora nas áreas de tecnologia e finanças, atuando com comportamento humano e é sócio-diretora das empresas Appana Coaching – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada e Perffato Soluções em Tecnologia.

A Appana Coaching é uma empresa voltada ao atendimento individual, corporativo ou para equipes utilizando técnicas de coaching ontológico para que os clientes atinjam uma alta performance. É uma empresa que busca a excelência no que faz, sem com isso perder seus valores humanos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira