Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Casco da P-51 é lançado ao mar


A Petrobras está concluindo mais uma etapa de construção da plataforma semi-submersível Petrobras 51 (P-51) com o lançamento ao mar da segunda parte do casco - base flutuante sobre a qual será instalada a planta de produção - no estaleiro Brasfels (Angra dos Reis). A manobra de transporte deve durar aproximadamente quatro horas, com previsão de término às 10h deste sábado, dia 25 de novembro, quando a estrutura entrará na água. Inédita no país, a obra já supera os requisitos mínimos de conteúdo nacional com índice próximo a 70% e geração de mais de 4.800 empregos diretos em todas as frentes de trabalho.

A construção do primeiro casco de plataforma no país, um marco na história da indústria naval brasileira, deve-se à iniciativa do Governo Federal e da Petrobras de aumentar a contratação no país de serviços de engenharia, construção e montagem de plataformas.

Além de inédita, a obra do casco exige um esforço a mais de engenharia: a união das duas partes que compõem a sua base, denominada de pontão, será feita no mar.

Inicialmente foram construídos os blocos que comporiam as partes do casco da P-51 na fábrica da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ). Depois de prontos, os blocos foram levados ao estaleiro Brasfels, onde também estão sendo construídas as colunas, para serem soldados até formarem duas estruturas em forma de "C" . A primeira estrutura foi lançada ao mar no dia 13 de novembro. Com as duas flutuando será feita uma manobra para encaixá-las e soldá-las. Depois de soldadas, as duas partes formarão o pontão, em forma de um anel quadrado, com 85 m de largura e pesando aproximadamente 10.000 toneladas. O pontão deve ficar pronto no início de janeiro, logo a seguir começará a instalação das colunas.

A P-51 ficará no campo de produção de Marlim Sul, na Bacia de Campos, sua capacidade de produção de petróleo é 180 mil barris de petróleo/dia, capacidade instalada de compressão de gás: 6 milhões de m³/dia, uma vida útil de 25 anos, peso em aço de 28,9 mil toneladas, deslocamento de 80 mil toneladas, comprimento do convés 125 m, largura do convés 110 m, calado 27,5 m, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2007, num investimento de US$ 826 milhões. | Foto: Divulgação/Petrobras

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira