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26/07/2007 - 06:32

Miolo lança primeiro vinho brasileiro com rótulo braile

A Miolo Wine Group está lançando em julho o primeiro vinho brasileiro com rótulo em braile. A comunicação destinada a deficientes visuais estará estampada nas garrafas do Gran Lovara, novo vinho do grupo que chega ao mercado classificado entre os melhores da Miolo, equiparando-se ao RAR, à linha Quinta do Seival e ao Cuvée Giuseppe. É o primeiro vinho da categoria superpremium produzido em parceria com a Lovara, sócia da Miolo no projeto Terranova e na produção da linha Lovara.

Produzido na Serra Gaúcha com a safra 2005, o Gran Lovara tem um corte de carbernet sauvignon, merlot e tannat. O lançamento está à venda no site da Miolo, em delicatessen e em lojas especializadas de todo o Brasil no total de seis mil garrafas.

A empresa decidiu inovar os rótulos visando atrair a atenção de um consumidor especial carente de produtos dirigidos para ele. “Há uma grande demanda reprimida, embora já existam diversas empresas no Brasil que valorizam esses portadores como clientes especiais”, afirma Luciane Zorzo, diretora da Zorzo Design Estratégico, responsável pelo desenvolvimento do rótulo. Com a inovação, os cegos poderão usufruir do prazer de escolher o vinho que desejam tomar. “Implementar as informações em relevo é mais um passo em direção ao respeito pelo consumidor”, diz o diretor técnico da Miolo Wine Group, Adriano Miolo .

Os últimos dados levantados pelo Censo revelam que 24,5 milhões de brasileiros são portadores de necessidades especiais. Do total, 11,8 milhões, ou seja, 48,1%, têm problemas visuais, e 159.824 (0,65%) são cegos.

Empresas investem nas embalagens em braile - No Brasil, embora haja uma grande demanda reprimida de produtos com embalagens que atendam às necessidades de consumidores com deficiência visual, já existem diversas empresas no Brasil que os valorizam como clientes especiais.

O Laboratório Aché foi o pioneiro a acrescentar informações em braile nas caixas de remédios, em outubro de 1996. Em junho de 2000, a Natura incluiu o braile na sua linha Erva Doce para o nome do produto, descrição (se o sabonete é em barra ou líquido), volume e o telefone do Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor.

Em agosto de 2000, a Sadia passou a usar embalagens rígidas com informações em braile. Depois foi a vez da Maxitel, operadora de telefonia celular, que em dezembro do mesmo ano passou para o braile o manual do cliente e o contrato para habilitação das linhas.

Em maio de 2001, a Santista Alimentos colocou no mercado embalagens em braile da linha de bolos simples e depois fez o mesmo com as linhas de bolos com cobertura e para microondas.

Deficientes gostam de estar na moda - A indústria da moda também está preocupada com os portadores de necessidades especiais. Na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada no ano passado em São Paulo (SP), houve debates relacionados a deficiências e de como conforto, beleza e praticidade são conceitos distantes dos portadores de deficiência.

Foram apresentadas roupas especiais com etiquetas em braile para indicar a cor e velcros no lugar de zíperes e botões para que as peças sejam colocadas e retiradas com mais facilidade.

Processo de elaboração do Gran Lovara - O Gran Lovara é um vinho mais estruturado e encorpado. Seu processo de elaboração passa pelo envelhecimento em barricas de carvalho francesas e americanas no período de 10 a 12 meses. Depois de engarrafado, passa por mais um processo de envelhecimento de 4 a 6 meses. Com esse lançamento, a Lovara busca resgatar o prestígio obtido com o Gran Lovara 1999, que foi eleito na época o melhor vinho brasileiro.

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