Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2011 - 12:05

Biofórmula Leite melhora a produção do rebanho

Os produtores brasileiros de leite contam agora com um novo produto para ajudá-los a atender as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e ao mesmo tempo oferecer alimentos de qualidade à população. Já está no mercado o Biofórmula Leite, um aditivo probiótico para alimentação animal desenvolvido pela Biofórmula Tecnologia em Agropecuária e validado pela Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O Biofórmula Leite apresenta em sua composição uma associação de prebióticos, probióticos microencapsulados e enzimas digestivas que proporcionam um maior equilíbrio fisiológico aos animais, aumentando assim a produção e a qualidade do leite. Além disso, o produto reduz a Contagem de Células Somáticas (CCS) do leite, diminui a incidência de mastite, otimiza a quebra de fibras, aumenta a absorção de nutrientes, estimula o desenvolvimento ruminal dos bezerros, previne infecções intestinais e aumenta a fertilidade do rebanho.

O novo produto foi validado por meio de três experimentos conduzidos pela Embrapa no Estado de Goiás. Em todos eles, a suplementação com o Biofórmula Leite melhorou a qualidade do leite, com uma redução média de 53% na contagem de células somáticas, o que resulta num aumento do preço pago ao produtor. “Os resultados obtidos demonstram que a suplementação com probióticos e prebióticos apresenta um grande potencial para aumentar a lucratividade da pecuária leiteira”, destaca o pesquisador da Embrapa Roberto Sainz, membro da equipe técnica do projeto.

Atuação - Por ser 100% natural, o Biofórmula Leite não deixa resíduos nem traz riscos para a saúde humana. O produto foi projetado para atuar de forma positiva em vários aspectos da fisiologia do animal. As bactérias probióticas estimulam o sistema imunológico e, por serem microencapsuladas, sua sobrevivência é maximizada, protegendo-as do sal mineral e da digestão no rúmen e no estômago até chegarem ao intestino delgado.

A levedura viva também tem efeitos benéficos na fermentação ruminal. Esses microorganismos são acompanhados por um complexo de substâncias prebióticas na forma de levedura inativa e de Mannan oligosacarídeos (MOS), que servem para absorver bactérias patogênicas, melhorar a saúde da parede intestinal e estimular o sistema imune. O Biofórmula Leite conta ainda com três enzimas para auxiliar o processo digestivo de fibras e melhorar a saúde e o desempenho do rebanho.

Normas - A Contagem de Células Somáticas (CCS) do leite indica, de maneira quantitativa, o grau de infecção da glândula mamária do animal. No ano de 2005 entrou em vigor no Brasil a Instrução Normativa 51/2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece os padrões físico-químicos, microbiológicos, de resíduos químicos e de CCS para o leite. De acordo com a IN51, até 1º de julho deste ano o leite cru resfriado poderá apresentar um índice máximo de 750.000 CS/ml. A partir dessa data, o índice máximo passa a ser de 400.000 CS/ml. [www.bioformula.ind.br]/Embrapa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira