Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2011 - 09:27

CAIXA entrega o primeiro Selo Casa Azul categoria Ouro


Referência em sustentabilidade de projetos habitacionais, o selo vai para empreendimento em Joinville

A Caixa Econômica Federal entregou, no dia 30 de março (quarta-feira),, em Joinville (SC), o primeiro selo Casa Azul CAIXA - Nível Ouro para o empreendimento Residencial Bonelli, da Rôgga Construtora e Incorporadora. O Selo, lançado em junho de 2010, é o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade de projetos, ofertado no Brasil, desenvolvido para a realidade da construção habitacional brasileira.

“Ao conceder o Selo, a CAIXA reconhece, publicamente, as medidas adotadas na concepção do projeto de um empreendimento habitacional mais sustentável, e que contribui para melhorar a relação do indivíduo com o meio ambiente em que vive”, afirma o gerente nacional de Meio Ambiente da CAIXA, Jean Benevides.

O Residencial Bonelli contempla 32 critérios da metodologia de avaliação da sustentabilidade. Localizado em Joinville, possui 45 unidades habitacionais e conta com bicicletário, local para coleta e armazenamento de materiais recicláveis, áreas de lazer e áreas verdes, sistemas economizadores de água e energia, e processos para a redução e controle da qualidade dos materiais construtivos.

Além disso, o local do empreendimento não apresenta riscos à saúde do morador e o projeto é inserido em malha urbana, com serviços essenciais próximos, podendo o morador acessar, à pé, áreas de lazer, comércio e outros. O projeto atendeu aos requisitos para o desempenho térmico da edificação, considerando o clima do local, e prevê a flexibilidade com opções de apartamentos variados, adequados às necessidades dos usuários, iluminação e ventilação natural de banheiros e adequação às condições físicas do terreno.

O projeto vai realizar a educação ambiental dos empregados, capacitação para a gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD), e a orientação aos moradores, para garantir o bom uso dos componentes e equipamentos previstos. Dentre os critérios opcionais, o projeto prevê o desenvolvimento pessoal dos e a capacitação profissional dos empregados, inclusão de trabalhadores locais, educação ambiental dos moradores e capacitação para gestão do empreendimento.

Selo Casa Azul, CAIXA - Ao criar o Selo Casa Azul, a CAIXA pretendeu incentivar o uso racional de recursos naturais na construção de empreendimentos habitacionais, reduzir o custo de manutenção dos edifícios e as despesas mensais de seus usuários, bem como promover a conscientização, de empreendedores e moradores, sobre as vantagens das construções sustentáveis.

O Selo se aplica a todos os tipos de projetos de empreendimentos habitacionais, propostos à CAIXA para financiamento, ou nos programas de repasse. Empresas construtoras, poder público, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades representantes de movimentos sociais podem se candidatar a receber o Selo.

A iniciativa se soma a outras importantes medidas da CAIXA, indutoras da produção habitacional com sustentabilidade ambiental, tais como: o uso de madeira com origem legal na construção; o incentivo financeiro para sistemas de aquecimento solar de água nas habitações incluídas no Programa Minha Casa, Minha Vida, destinadas às famílias de mais baixa renda, e a necessária medição individualizada de água e gás nos prédios.

O método utilizado pela CAIXA, para a concessão do Selo, consiste em verificar, durante a análise de viabilidade técnica do empreendimento, o atendimento aos critérios estabelecidos pelo instrumento que estimula a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais.

O Selo Casa Azul CAIXA possui seis categorias: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água e Práticas Sociais.

As categorias são subdivididas em 53 critérios de avaliação. Todas as categorias possuem critérios obrigatórios e critérios de livre escolha. A quantidade de critérios atendidos pelo projeto determinará o nível de gradação obtido

Adesão e aplicação- Podem se habilitar ao Selo Casa Azul CAIXA as empresas construtoras, o Poder Público, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades representantes de movimentos sociais. O selo se aplica a todos os tipos de projetos de empreendimentos habitacionais, apresentados à CAIXA para financiamento, ou nos programas de repasse.

O Guia do Selo Casa Azul CAIXA pode ser baixado, gratuitamente, no sítio da CAIXA na internet: www.caixa.gov.br (Desenvolvimento Urbano/Gestão Ambiental). O guia foi elaborado por uma equipe técnica da CAIXA, com vasta experiência em projetos habitacionais e em gestão para a sustentabilidade. O trabalho teve consultoria de um grupo multidisciplinar de professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O mesmo grupo foi encarregado do desenvolvimento da metodologia do Selo, sob a supervisão da equipe da CAIXA.

A empresa- A Rôgga S.A. Construtora e Incorporadora, sediada em Joinvile (SC), com empreendimentos na região Norte do Estado prevê para 2011, valor geral de vendas de R$ 150 milhões. Preza por produtos e serviços que agreguem confiabilidade, agilidade e inovação. Conta com a parceria da Caixa Econômica Federal para financiar imóveis na planta e fornecedores de primeira linha que agregam qualidade aos empreendimentos.

Desde a concepção até a entrega do empreendimento a Rôgga S.A. se preocupa com detalhes como: Localização, potencial de valorização, mobilidade e sustentabilidade. Estes procedimentos fazem da empresa referência no setor, além de inspirar a confiança dos clientes e fornecedores.

A empresa trabalha com “ferramentas” de gestão de vanguarda. É certificada ISO 9001: 2008 e nível A no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQPH), ambas visam a melhoria contínua dos processos e serviços. Utiliza o sistema corporativo RM da TOTVS que permite acompanhamento físico e financeiro diário das obras e permanente parceria INDG, do Instituto Vicente Falconi. Os funcionários contam com programas de capacitação, participação nos resultados, entre outros benefícios.

Produtos- As linhas de produto são viabilizadas após ampla pesquisa de mercado, atendendo os clientes com a melhor relação custo/beneficio nas linhas: "Home Club", "Comfort" e "Soft".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira