Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2011 - 10:08

ABIMEI quer participar da equipe que vai definir lista de importados para controle

Associação que representa os importadores de máquinas e equipamentos industriais reivindica participação no Grupo de Aceleração do Crescimento (GAC) para colaborar na elaboração da lista que deverá ser entregue ao Governo nas próximas semanas.

A ABIMEI (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais) quer participar da equipe que vai elaborar a lista de produtos importados que passarão a ter um controle maior da Receita Federal para entrar no Brasil. Esta lista deverá ser criada pelo Grupo de Avanço da Competitividade (GAC) e entregue aos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento nas próximas semanas.

Por ser a representante oficial dos importadores de máquinas e equipamentos industriais, a ABIMEI entende que é a entidade mais indicada para, junto com as demais entidades presentes no GAC, listar os bens de capital que não têm similar nacional ou insumos importantes para a indústria brasileira - condições para as quais o ministro Guido Mantega alertou, pedindo o cuidado de não incluir na lista.

“A ABIMEI entende que os critérios que vão definir quais produtos passarão por fiscalização mais rigorosa devem ser muito claros, porque já existem mecanismos de controle atualmente”, afirma o presidente, Ennio Crispino. Segundo ele, a Receita Federal já pratica alguns critérios de valoração aduaneira, por exemplo, por peso com o custo correspondente, e necessitamos saber quais serão esses novos critérios, para não prejudicar a própria indústria brasileira, que precisa da máquina importada para ser mais competitiva e continuar crescendo”.

A ABIMEI irá procurar o GAC e os dois ministérios envolvidos nesta questão, colocando-se à disposição “para colaborar no que for necessário”. “A ABIMEI sempre defende, através de seus associados, a boas práticas de importação. As máquinas importadas são imprescindíveis para garantir o crescimento sustentado do país e temos muito a contribuir neste processo”, afirma Crispino.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira