Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2011 - 12:22

Novo Teste da Abbott que Detecta HIV-1 em Crianças e Adultos Facilita Acesso a Diagnóstico em Áreas Remotas

Novo teste permite resultados precisos a partir de pequenas amostras secas de sangue.

Wiesbaden, Alemanha — A Abbott acaba de anunciar que recebeu o Selo de Aprovação da Comunidade Europeia para um novo teste qualitativo e de identificação do HIV-1 que permite resultados altamente precisos de amostras secas de sangue e plasma. Este novo ensaio é uma ferramenta de diagnóstico há muito esperada pelas autoridades de países africanos e de outras áreas com recursos limitados, para detectar crianças infectadas pelo HIV-1 em estágios iniciais e iniciar o tratamento o quanto antes, quando pode ser melhor sucedido.

O Ensaio RealTime HIV-1 Qualitative é executado no sistema automatizado m2000 da Abbott, utilizado por laboratórios de análises do mundo inteiro. O novo ensaio, altamente sensível, detecta tanto DNA quanto RNA do HIV-1. Amostras de sangue seco são mais convenientes para a testagem de crianças, porque é necessária somente uma amostra pequena, que se mantém estável sob diferentes condições ambientais. O novo ensaio RealTime HIV-1 Qualitative estará disponível para laboratórios de diagnóstico e será fornecido para organizações não governamentais e agências de saúde que trabalham em colaboração com Ministérios de Saúde de países mais afetados pela epidemia.

"O teste é um avanço muito bem vindo para os esforços contínuos para detectar a infecção por HIV em crianças na África”, afirmou Kristina Rodnikova, vice-presidente de divisão e gerente geral da unidade de diagnósticos moleculares da Abbott na Europa. “A identificação de crianças com HIV o quanto antes é agora possível em áreas remotas porque uma gota de sangue pode ser recolhida num cartão de papel para teste do HIV, o que permite coleta, transporte e armazenamento mais fáceis. A amostra pode ser armazenada à temperatura ambiente e ficará estável por três meses”.

A detecção de infecção por HIV em estágios iniciais – de quatro a seis semanas depois da exposição ao vírus – em crianças e jovens é fundamental para um tratamento bem sucedido. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, das estimadas 33 milhões de pessoas que vivem com HIV, cerca de 2,5 milhões são crianças e mais de 90% vivem em região da África subsaariana. Cerca de 50% das infecções por HIV em crianças são transmitidas pelas mães no momento do nascimento, quando não há nenhum tipo de intervenção. A testagem e o tratamento de crianças o quanto antes têm demonstrado diminuir a mortalidade relacionada a infecções por HIV-1.

O ensaio Abbott RealTime HIV-1 Qualitative apresenta resultados qualitativos da presença do HIV-1 total em ácidos nucleícos de plasma humano e amostras de sangue seco. O ensaio é altamente sensível para detecção de HIV em amostras de crianças e de adultos. O teste é desenhado para diagnóstico de infecção por HIV em crianças e adultos e não para análises de sangue obtido por doação.

Sobre o Sistema m2000 da Abbott - O sistema da Abbott de diagnósticos moleculares automatizados m2000 utiliza tecnologia de reação em cadeia de polimerase em tempo real para detecção e monitoramento de doenças infecciosas e foi projetado para oferecer aos laboratórios clínicos um sistema diferenciado que automatiza todas as etapas complexas e altamente manuais, geralmente necessárias na execução dos diagnósticos moleculares. O sistema m2000 da Abbott oferece um amplo cardápio de ensaios, incluindo testes para carga viral do HIV-1, níveis de vírus de hepatite B e C, genotipagem de hepatite C, papilomavirus humanos, citomegalovirus, virus Epstein-Barr, clamídia, gonorreia, detecção de câncer colorretal e KIF6, um teste para identificar pacientes em risco de doença coronariana.

Sobre a Abbott Molecular - A Abbott Molecular é uma das principais empresas em ascensão em diagnósticos moleculares – análise de DNA e RNA e de proteínas em níveis moleculares. Boa parte dos testes da Abbott Molecular é planejada para detectar mudanças sutis, mas importantes, em genes e cromossomos humanos. Os resultados destes testes podem permitir detecção precoce ou diagnóstico de doença, que podem influenciar a escolha de tratamentos adequados e melhorar o monitoramento da progressão da doença.

Sobre a Abbott - A Abbott é uma empresa global, diversificada da área da saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, equipamentos e diagnósticos. A empresa emprega cerca de 90.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países. A Abbott está no Brasil desde 1937 e, hoje, conta com cerca de 1.300 funcionários, distribuídos em suas duas unidades fabris, uma localizada em Taboão da Serra, SP e outra em Jacarepaguá, no Rio, e a sede administrativa em S.Paulo. [www.abbott.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira