Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2011 - 12:43

8º Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho

Oficinas de culinária, degustações de comidas típicas, cafés e cachaça, visitas a alambiques e fazendas históricas, shows de chorinho e aulas de dança.

Degustação de comidas típicas, cachaças e cafés da região, shows de chorinho, aulas de dança, exposições históricas, oficinas e workshops, palestras, exibição de filmes, compõem o amplo painel do 8º Circuito de Outono – Café, Cachaça e Chorinho 2011, que acontece de 01 a 10 de abril, em 13 municípios da região do Vale do Café fluminense. A programação levará os visitantes a uma viagem gastronômica em meio aos cenários das fazendas históricas e vilas do século XIX, com visitas guiadas, atrações pré-agendadas e outras em praças públicas. Segundo o presidente Conselho de Turismo da Região do Vale do Café, o Conciclo, Paulo Roberto dos Santos, uma oportunidade única para conhecer, por exemplo, a tradição dos alambiques produtores de cachaça, as feijoadas, os costumes, o folclore e o artesanato locais.

A programação está distribuída por cerca de 40 espaços, entre fazendas históricas, hotéis, pousadas, centros culturais, restaurantes e praças públicas dos municípios do Vale do Café (Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty de Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença (Conservatória e Ipiabas), Vassouras e Volta Redonda).

Será possível visitar alambiques em Barra do Piraí, comer uma feijoada e participar de degustação de drinks com cachaça em Barra Mansa, assistir a show com Nilze Carvalho e Pedro Miranda em Mendes, participar de worskshops e aprender técnicas sobre degustação de café em Miguel Pereira e as delícias do Sítio Solidão, levar a criançada para programação infantil em Paty do Alferes e Vassouras, conhecer caipirinhas exóticas e orgânicas em Valença, participar da Noite de Valsa, com Hélio Delmiro, Sérgio e Magro (MPB4), em Conservatória, aprender dança de salão e culinária em Vassouras.

.[Sítio Solidão:,Rua Zélia, 12 - Centro - Miguel Pereira – RJ. Mais informações e reservas de mesas: (24) 2484-2404.[ www.sitiosolidao.com.br].

A programação foi estruturada para permitir ao visitante conhecer os três eixos principais do turismo da região: o café, a cachaça e o chorinho, de forma múltipla: “São opções variadas, que respeitam as características de cada um dos municípios e distritos. A diversidade é uma marca da região, acompanhada por uma forte tradição desde os tempos coloniais, o que lhe dá uma identidade única no país.”

Perfil-O Choro, ou chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de rodas de choro ou regionais, e os músicos, compositores ou instrumentistas, são os chorões. Apesar do nome é, em geral, de ritmo agitado, alegre e bastante sincopado caracterizado por sutis modulações e pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter estudo e técnica, além de pleno domínio de seu instrumento.

O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e é difícil de ser executado. O regional é normalmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia. O cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.

Acredita-se que o choro surgiu em meados de 1870, no Rio de Janeiro, e era considerado apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros, que eram populares naquele tempo, como os europeus xote, valsa e principalmente polca, além dos africanos como o lundu. O flautista Joaquim Calado é considerado um dos criadores do Choro , pelo menos, um dos principais colaboradores para a fixação do gênero quando incorporou ao solo de flauta, dois violões e um cavaquinho, que improvisavam livremente em torno da melodia, uma característica do Choro moderno, que recebeu forte influência dos ritmos que no início eram somente interpretados, demorando algumas décadas para ser considerado um gênero musical.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira