Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2011 - 13:36

Saúde e nutrição no ambiente corporativo

A questão da alimentação no Brasil ganha destaque no dia 31 de março, pois é o Dia Nacional de Saúde e Nutrição. Se levarmos em consideração que mais de 90% das doenças adquiridas tem alguma relação com os nossos hábitos alimentares, dá para se ter a noção da importância deste cuidado, que muitas vezes não é considerado pelas pessoas quando decidem do que será composta suas refeições. Anualmente cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas a uma alimentação inadequada, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Essas mortes podem ocorrer tanto em virtude de falta de nutrientes no organismo, como também pelo excesso de consumo de sal, açúcar e gordura.

Nas últimas décadas a população passou a não contar com uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, feijões e cereais, substituindo-a por produtos industrializados como refeições prontas, embutidos e refrigerantes.

Encontrar o equilíbrio entre a alimentação balanceada (rica em todos os nutrientes da cadeia alimentar), atividade física regular e as demandas do dia a dia, passa a ser um desafio que certamente nos proporcionaria uma melhor qualidade de vida. Uma alimentação balanceada, por exemplo, contemplando um cardápio rico em fibras, aveia, grãos e pães integrais e com menos gorduras saturadas já ajudaria muito na prevenção de problemas de saúde como a obesidade, câncer e a hipertensão. O mesmo vale para a atividade física, como forma de manter o bom funcionamento do corpo.

Devemos também incentivar uma ingestão maior de água, especialmente se considerarmos que na maioria das atividades profissionais nos encontramos sentados, expostos a temperaturas controladas por condicionadores de ar (que invariavelmente acabam por ressecar pele e mucosas), aumentando ainda mais esta necessidade para principalmente garantir uma a hidratação do corpo evitando assim o ressecamento de pele, queda de cabelo, má funcionamento dos rins entre outros problemas de saúde.

Doenças que podem determinar não só a queda no desempenho, como também ausências no trabalho como disfunções como colesterol alto, alta pressão arterial e Diabetes Mellitus podem ter suas complicações evitadas ou minimizadas por uma alimentação controlada e equilibrada.

As empresas estão buscando alternativas para minimizar esta situação através da criação de programas de promoção de saúde, para ajudar e incentivar seus funcionários a manter mais qualidade de vida.

O Programa de Saúde e Qualidade de Vida da Torres Benefícios tem focado muito as questões comportamentais como causadoras da maioria das doenças. Os estudos demonstram que 95% das doenças têm alguma relação com o comportamento do indivíduo. A intenção é orientar e apoiar programas preventivos.

O programa, desenvolvido em parceria com os clientes da Torres Benefícios, ajuda os funcionários por meio do incentivo de práticas saudáveis como: pratica de exercícios regulares, fazer pequenas pausas no trabalho, arranjar um hobby ou um passatempo, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e de café, deixar de fumar, realizar trabalhos para comunidades carentes e melhorar os hábitos alimentares.

A busca pelo equilíbrio e pela qualidade de vida está intrinsecamente ligada a Nutrição e Saúde. Por isso, a questão é tratada com bastante atenção pelos profissionais da Torres Benefícios.

. Por: Luiz Massad, gestor médico da Torres Beneficios, uma das cinco maiores consultorias de benefícios e gestão empresarial do país. Além de ser especializado em Medicina do Trabalho e Auditoria Médica, é perito judicial psiquiátrico e professor em Formação de Peritos Judiciais e Reciclagem em Psiquiatria, promovendo diariamente qualidade de vida em seu trabalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira