Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2011 - 09:39

Casa de Saúde São José conquista acreditação internacional

Conselho Canadense de Acreditação de Serviços de Saúde atesta hospital carioca como um dos mais seguros do país.

Primeira instituição do Estado do Rio a alcançar a acreditação hospitalar, a Casa de Saúde São José agora comemora a conquista do título mais importante da categoria: a acreditação internacional. O certificado, recebido apenas pelas mais importantes e respeitadas instituições, representa o reconhecimento da CSSJ como hospital que garante a melhoria dos serviços prestados ao paciente: atendimento eficaz, seguro e humanizado. O título de excelência é sinônimo de práticas corretas e confiança no atendimento realizado.

“Qualidade é um valor permanente nos referenciais da Casa de Saúde São José, o qual fortalecemos tanto no que se refere ao nosso capital humano como nos processos, relacionamento com a sociedade e, especialmente, com pacientes e médicos”, comemora André Gall, diretor executivo da Casa de Saúde São José.

Criada pelo Conselho Canadense de Acreditação de Serviços de Saúde (Canadian Council on Health Services Accreditation - CCHSA), a acreditação internacional avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura. No Brasil, o programa é implantado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que adaptou os pré-requisitos para a cultura local. Os hospitais certificados nesse nível — hoje ainda raríssimos em território nacional —, devem obrigatoriamente cumprir metas como identificação correta do paciente; cirurgia segura; redução do risco de infecções; segurança na administração de medicamentos de alto risco; prevenção de quedas; e comunicação multiprofissional efetiva. A São José se encaixou em todas essas.

“Temos a garantia da assistência segura e queremos que nossos clientes pacientes também participem das ações voltadas para o cuidado seguro. A principal contribuição está no processo de comunicação entre os mesmos e as equipes prestadoras do cuidado. O cliente paciente bem informado pode contribuir de modo efetivo para a qualidade assistencial”, acrescenta André Gall.

Mudanças e metas- Desde que o hospital aderiu ao método canadense, inúmeras mudanças foram implementadas no sentido de fortalecer a cultura de segurança que já existia. Para a gerente da qualidade da CSSJ Alessandra Ladain, o hospital entende a cultura de segurança como: consciência do risco, voltada para a minimização do erro nas atividades da organização; ambiente de confiança, onde a equipe são capazes de notificar erros sem medo de punição; colaboração de todos em busca de solução para as vulnerabilidades; e disposição por parte da casa em destinar recursos para atender às necessidades de segurança.

“Para cada uma das metas internacionais exigidas, a Casa de Saúde São José definiu uma política de atuação contemplando os diversos multiprofissionais que atuam direta e indiretamente no cuidado ao cliente paciente. Cada uma destas políticas foram implantadas e disseminadas às equipes e times de atuação de forma a promover cultura de segurança em toda a instituição”, pontua Alessandra, informando que valorizar os registros do cuidado com o paciente no prontuário também foi um desafio importante nessa caminhada, entendendo que o registro seguro de todos os fatos ocorridos desde a internação do cliente paciente é mais uma forma de assegurar a continuidade da assistência prestada pelo médico e pela Casa de Saúde São José.

Após a acreditação, o hospital continuará com as ações de busca contínua da excelência na prestação de serviços. “O processo de acreditação é permanente, de forma que em poucos meses passaremos por nova visita de acompanhamento, tanto para a Acreditação Internacional canadense quanto para a Acreditação pelo Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA”, diz Alessandra, valorizando a visão da Casa de ser reconhecida como referência na gestão e prestação de serviços hospitalares, que contribuem para o fortalecimento das ações sociais da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).

É por meio da ACSC que o hospital faz parte de uma rede social composta por 34 instituições nas áreas de saúde, educação e assistência social que atendem cerca de 6,5 milhões de pessoas carentes. A ACSC é a segunda maior instituição filantrópica do Brasil. Todos os recursos gerados na Casa de Saúde São José são revertidos em ações sociais. “E é por isso que valorizamos a parceria do nosso corpo clínico, tomadores de serviço, fornecedores e todos os que atuam como parceiros na promoção destas ações sociais”, salienta a Irmã Laura Benincá, diretora geral da São José.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira