Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2011 - 09:39

Protetores do Esqueleto

Nutrientes como vitaminas D e K, proteínas e soja podem ser aliados do cálcio na garantia da saúde dos ossos.

Muito se fala dos benefícios do cálcio para a boa formação óssea, no entanto, a ingestão deste mineral fundamental, presente em grandes quantidades no leite e derivados, pode ser complementada com outros nutrientes em prol da proteção do esqueleto. Aproveitando a data de 31 de março, em que o Ministério da Saúde, destaca o Dia Nacional da Nutrição, Alessandra Pereira, que é nutricionista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), aborda o tema dizendo que há muito tempo se estuda a relação entre a composição da dieta com a saúde óssea. E são estas pesquisas que listam uma série de outros alimentos capazes de deixar a saúde dos ossos em dia.

A vitamina D não pode ficar de fora desta lista. Além do banho de sol, que ativa a vitamina D, alguns alimentos são fontes dessa vitamina. Leite, leite de soja, além do óleo de fígado de peixe, salmão, bagre, sardinha, atum e ovos são bons exemplos. Uma outra vitamina fundamental no mecanismo da saúde óssea é a vitamina K. Sua deficiência pode reduzir a densidade mineral óssea e elevar o risco de osteoporose/fraturas osteoporóticas. A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, principalmente nos vegetais folhosos, alface, couve-flor, espinafre, repolho e, em menor proporção, nos cereais, como o trigo e a aveia.

Estudos garantem ainda que a soja atua na prevenção da osteoporose, principalmente porque contém isoflavonas que podem prevenir a perda óssea pós-menopausa. Além das isoflavonas, outros flavonóides e sua relação com a saúde dos ossos vêm sendo estudados, entre eles os presentes nas frutas cítricas.

A nutricionista cita ainda a importância do grupo das proteínas. Este grupo de macronutrientes é conhecido como “construtor” e está ligado fortemente com a formação da massa magra, o músculo, que por sua vez, age como um “protetor” do tecido ósseo. “As proteínas podem ser encontradas facilmente nas carnes, peixes, aves, ovos, leites e leguminosas. Por outro lado, o excesso na alimentação, pode aumentar a excreção de cálcio, favorecendo a perda da massa óssea. O ideal, portanto, é um consumo equilibrado desse nutriente”, recomenda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira