Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2011 - 09:39

Os avanços tecnológicos permitem a rápida recuperação do movimento em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas ou neurológicas

Afirmam especialistas latino-americanos. Renomados médicos da Região debatem, no México, sobre os avanços e evolução nas cirurgias atuais. Concordância segundo levantamento realizado, que fóruns de educação médica como o Latin American Forum (LAF) 2011 facilitam estas melhoras na América Latina.

São Paulo - A rápida recuperação do movimento em um paciente que foi submetido a uma cirurgia ortopédica ou uma neurocirurgia é o tema central do Latin American Forum (LAF) 2011, que reúne, de 1º a 03 de abril, na cidade do México, renomados especialistas da América Latina nestas áreas terapêuticas.

Esses profissionais - que participam ativamente do intercâmbio científico -, concordam, segundo levantamento prévio ao LAF 2011, que, tanto o México como outros países da América Latina, contam com importantes avanços em ortopedia e neurocirurgia, como cirurgias minimamente invasivas, inovação na qualidade de implantes e instrumentais, e uma redução significativa no tempo da reabilitação dos pacientes, o que leva a uma recuperação mais rápida do movimento e menores complicações pós-operatorias.

O Dr. Moisés Cohen, ortopedista e traumatologista brasileiro, especialista em Medicina Esportiva e Membro do Conselho de Cirurgia de Joelho do LAF 2011, foi um dos especialistas ouvidos no levantamento. Segundo ele, "os fatores determinantes para se ter uma cirurgia bem-sucedida são multifatoriais, levando em conta o desenvolvimento e os avanços tecnológicos, um equipamento instrumental de boa qualidade, a reabilitação adequada, a preparação e participação dos profissionais de saúde em eventos de educação médica continuada, e uma excelente qualidade dos implantes, já que a longevidade é cada vez maior nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia".

O ortopedista e traumatologista argentino, Dr. Pablo de Carli, especialista em cirurgia de mão, que também participou da sondagem, opina: "No meu caso, posso dizer que os avanços tecnológicos permitiram uma redução drástica do tempo em que um paciente demorava para se reabilitar; que antes era, em média, de três meses, hoje a reabilitação começa no mesmo dia da cirurgia. A tecnologia dos materiais e instrumental médico cirúrgico, a educação e o intercâmbio em fóruns científicos sérios, bem como a utilização de técnicas minimamente invasivas são chave para a melhora e o sucesso das nossas cirurgias".

Foi consenso entre os especialistas da América Latina que participaram do levantamento prévio ao LAF 2011 que estão em uma contínua busca das melhores alternativas tanto de implantes, como de técnicas cirúrgicas e terapêuticas que ofereçam ao paciente cirurgias minimamente invasivas e a otimização do tempo de reabilitação. Eles concordam que um fator fundamental para alcançar este objetivo é o envolvimento, não só da equipe médica multidisciplinar, como também dos familiares do paciente. Mencionam também a importância da participação em eventos médicos de educação continuada como o LAF 2011, um espaço que proporciona enormes benefícios como, por exemplo, compartilhar experiências clínicas e pessoais, aprofundar em temas e avanços científicos, e ampliar os conhecimentos para o benefício próprio e de seus pacientes.

"O LAF é um excelente fórum para a preparação e atualização do médico, pois permite ao especialista discutir e trocar experiências com colegas que enfrentam casos semelhantes sobre soluções que podem ser aplicadas em diferentes especialidades, transformando os desafios em oportunidades", afirma o Dr. Rogério Fuchs, ortopedista e traumatologista brasileiro, especialista em cirurgia do joelho e membro do Conselho de Substituição de Joelho do LAF.

Finalmente, Luis Pedro Valdés, vice-presidente Regional DePuy e Região Sul, das Companhias Johnson & Johnson Medical na América Latina, comenta que "o LAF é o único fórum latino-americano de intercâmbio científico e participação ativa por parte de especialistas, que cobre um amplo leque de temas de ortopedia e neurocirurgia. O objetivo principal é melhorar a vida dos pacientes, através da promoção do conhecimento médico e científico em toda a nossa região latino-americana. A unidade de negócios DePuy das Companhias Johnson & Johnson Medical patrocina o LAF como parte do compromisso que tem com a educação médica continuada de alto nível". vUma das principais conclusões do levantamento que ouviu renomados especialistas que participaram como palestrantes nos LAF de anos anteriores, e na edição que atualmente está ocorrendo na Cidade do México, é que as cirurgias existem como uma alternativa terapêutica indispensável dentro da atividade médica, salvam vidas e aumentam a sobrevivência de pacientes com doenças crônico-degenerativas e, opinam que o número de cirurgias aumentará na medida em que as novas técnicas de cirurgias minimamente invasivas facilitarem e melhorarem os procedimentos.

Perfil- O Latin American Forum (LAF) é o único fórum latino-americano criado para a integração, o intercâmbio científico e a participação ativa de grandes especialistas latino-americanos nas áreas de: Coluna, Neurocirurgia, Neurovascular, Substituição de Articulações, Medicina Esportiva, Traumatologia e Mão.

O LAF tem como objetivo elevar o nível científico e os padrões de atendimento em ortopedia e neurocirurgia em toda a América Latina, através do debate de casos clínicos em nível regional, bem como através do acesso e viabilidade de novas tecnologias, instrumentos e produtos de última geração. O LAF vem sendo realizado exitosamente durante os últimos sete anos em diferentes países da América Latina e sua oitava edição será do dia 1º a 3 de abril de 2011 na Cidade do México.

O LAF é patrocinado pela DePuy e organizado por um Conselho Assessor composto por médicos do mais alto nível de toda a América Latina.

Perfil- DePuy Orthopaedics, Inc., DePuy Spine, Inc., DePuy Mitek, Inc. e Codman & Shurtleff, Inc. têm sido pioneiras no campo da ortopedia, no cuidado da coluna vertebral, medicina esportiva e terapias de neurociência durante décadas permitindo aos pacientes continuar experimentando a alegria da vida em movimento. Estas companhias estão unificadas sob o slogan "Never stop moving™", para expressar seu compromisso de proporcionar inovação significativa, compartilhar conhecimento e cuidado para os pacientes no mundo todo. Os produtos e soluções da Família de Companhias DePuy são comercializados pelas Companhias Johnson & Johnson Medical na América Latina.| PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira