Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2011 - 09:39

WCSJ2011 muda para Doha, Qatar

Primeira Conferência Mundial de Jornalistas Científicos permanece no Mundo Árabe.

(Doha) - A Fundação Qatar para Educação, Ciência e Desenvolvimento da Comunidade sediará a primeira Conferência Mundial de Jornalistas Científicos 2011 em Doha, no Cairo, de 27 a 29 de junho. O evento, originalmente planejado para acontecer no Cairo, Egito, será o primeiro realizado no Oriente Médio.

“A Fundação Qatar está comprometida em apoiar a WCSJ2011 desde o início”, diz o presidente da entidade, Dr. Fathy Saoud. “Mesmo com os últimos acontecimentos no Cairo, jamais questionamos a possibilidade de não promover o evento, e sim pensamos em como torná-lo ainda melhor. Estamos honrados com o convite aceito por nossos organizadores e pela confiança na Fundação Qatar, que certamente está comprometida em manter o espírito desse evento internacional, assim como auxiliar o desenvolvimento da cultura e disseminar o novo conhecimento científico ao redor do mundo”, acrescenta o Dr. Saoud.

A WCSJ2011 será a 7ª edição a congregar jornalistas científicos de todo o mundo. O encontro é o único na categoria e reúne jornalistas especializados em ciência para discutir os problemas de suas profissões e a rede de relacionamentos, e trabalhar em grandes casos científicos. Este ano, o evento espera atrair mais de 800 jornalistas de veículos impressos, de rádio, de TV e online. O programa promete lidar com problemas desde reportagens sobre a mudança climática até os desafios de reportagens em idiomas nativos para o crescente papel dos meios de comunicação social como uma alternativa para o jornalismo científico.

“Nós estamos muito animados em sediar o WCJS2011 pela primeira vez no mundo árabe. Infelizmente, não pudemos realizá-lo no Cairo, local sugerido originalmente, mas estamos muitos felizes por mantê-lo em nossa região. Certamente, com o suporte da Fundação Qatar, nós sediaremos o maior WCJS já realizado”, diz Dalia Abd El-Salam, co-diretora do WCSJ2011. Segundo Dalia, o mundo árabe “é rico em histórias científicas que estão esperando para serem contadas e os participantes poderão se beneficiar com um programa de conteúdo e, ao mesmo tempo, terão a oportunidade de relatar algumas das melhores histórias de ciência emergentes do mundo”.

O evento é organizado pela Associação Árabe de Jornalistas Científicos, a Associação Nacional de Escritores de Ciência (US) e a Federação Mundial de Jornalistas Científicos, e conta com a participação de patrocinadores da região.

A Fundação manterá o espírito original do programa e planeja excursões locais com o objetivo de destacar os avanços na investigação e na ciência, incluindo visitas à Fundação Qatar – Parque de Ciência e Tecnologia, ao Instituto Qatar de Pesquisa e a institutos e laboratórios de pesquisa nos campos das universidades parceiras, bem como a numerosos centros locais e regionais de investigação e inovação – locais onde ocorrerão reuniões.

Fundação Qatar.:Fundação Qatar – Libertar o Potencial Humano - A Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário é uma organização privada, sem fins lucrativos, que apoia o Qatar em sua jornada na transição da Economia de Carbono para a Economia do Conhecimento, em que o potencial humano se concentra não só para o benefício do Qatar, mas para o mundo. Fundada em 1995 por Sua Alteza Sheikh Hamad Bin Khalifa Al-Thani, Emir do Qatar, a FQ é presidida por Sua Alteza Sheikha Moza bint Nasser.

A missão da Fundação Qatar está baseada em três pilares estratégicos: Educação, Ciência e Pesquisa, e Desenvolvimento da Comunidade. O pilar Educação visa trazer universidades do mundo todo para o Qatar e assim criar um setor de educação em que os jovens possam desenvolver atitudes e habilidades necessárias para uma economia global do conhecimento. O pilar Ciência e Pesquisa destaca-se pela inovação e capacidade tecnológica, desenvolvendo e comercializando soluções por meio das ciências fundamentais.

O pilar Desenvolvimento da Comunidade ajuda a promover uma sociedade progressista e, ao mesmo tempo, visa enriquecer a vida cultural, proteger o patrimônio do Qatar e abordar as necessidades sociais imediatas da comunidade. [www.qf.org.qa].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira