Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2007 - 09:17

Sistema de telefonia pela internet (VoIP) sob medida para Micro e Pequenas Empresas

Sistemas de telefonia VoIP já não são novidade para muita gente, mas especialmente para as micro e pequenas empresas, o recurso de comunicação começa a chamar a atenção por uma razão bem simples: o impacto positivo sobre o faturamento delas.

O custo de telefonia tradicional chega a impactar em, no mínimo, 30% no faturamento bruto de uma empresa, oscilando de acordo com o segmento de atuação, número de funcionários e etc. Esse impacto, entretanto, fica mais evidente quanto menor for a empresa e menor for o seu fluxo de caixa.

De olho nesse potencial de negócios foi que a DKAL Telecom decidiu expandir sua área de atuação, oferecendo, além de recursos de automação comercial como máquinas de captura, consulta e impressão de cheques, recursos de VoIP, a partir de uma parceria com a Ligue Tecnologia. A DKAL, que está no mercado há 15 anos foi buscar a competitividade e metodologia aplicada pela Ligue Tecnologia, empresa especializada no varejo e na infra-estrutura de feiras e eventos, por meio de uma joint-venture, para expandir seu mercado de atuação.

“Considerando que podemos oferecer ate 70% de redução do valor da conta telefônica, os investimentos iniciais são mínimos, pois normalmente se pagam no primeiro ou segundo mês de utilização do sistema VoIP, garante o engenheiro Luis Carlos Solla, um dos sócios da DKAL Telecom. O engenheiro esclarece ainda que, graças à parceria, as filiais de Ribeirão Preto, S.José do Rio Preto, Limeira e Campinas, além da Capital, em São Paulo, e em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) podem dar um amplo atendimento à rede de clientes.

Solla defende que a expansão da banda, o aumento dos usuários e a economia de escala são ventos à favor do micro e pequeno negócio, em direção à tecnologia. “São fornecedores como nós, também do mercado S&MB (Small & Medium Business), que estão conseguindo alcançar o pulverizado mercado dos pequenos negócios”. O Brasil dispõe de um mar de possibilidades de novos negócios para a tecnologia voltada ao mercado S&MB e o carro-chefe desse nicho são os recursos de Voz sobre Protocolo da Internet (VoIP).

A solução oferecida pela Dkal Telecom possibilita a empresas de qualquer tamanho realizar ligações telefônicas via internet com qualidade indiscutível e custos muito reduzidos em relação à telefonia convencional. “Realizamos diagnósticos específicos e criamos soluções exclusivas, de acordo com com a demanda exigida pela empresa, seja qual for o seu tamanho. No mercado das grandes empresas, entretanto, também desenvolvemos produtos que agregam valor e reduzem custos, interligando matrizes e filiais, o que possibilita comunicação a custo zero entre o grupo, com qualidade e, claro, alto impacto na redução de custos de telefonia", garante Solla.

Mas a revolução nos custos com telefonia está mesmo nas micro e pequenas empresas. "A margem de lucro dos pequenos negócios é muito curta e nós proporcionamos uma economia real para esse mercado. Por exemplo, se conseguimos proporcionar a economia de R$ 1.000,00 mensais com telefone, ora, isso já pode representar mais um funcionário, ou até dois, dependendo da função que ele exerça. Aqui na empresa a economia com as contas telefônicas chegou a bater 65%, sem contar com o valor que a liberdade de falar a custo zero com os principais clientes e fornecedores nos proporcionou, especialmente para atender melhor os nossos clientes”, declara Carlos Alberto Celestino, diretor da corretora de seguros Nova Era, que instalou o sistema oferecido pela Dkal Telecom há dois meses.

No Brasil, o uso da banda larga ainda é modesto, mas segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), até dezembro de 2007 haverá oito milhões de usuários conectados com a Internet em alta velocidade. É o setor que mais cresce em telecomunicações. Ainda segundo a pesquisa, o Brasil ultrapassou a barreira de 150 milhões de assinantes de serviços de telecomunicação, 1,7% superior ao fim do ano passado. O setor encerrou o primeiro trimestre deste ano com 151,6 milhões de usuários, assim distribuídos: 102,2 milhões clientes da telefonia celular, 38,6 milhões telefonia fixa e 4,7 milhões usuários de televisão por assinatura, além dos usuários de acesso por banda larga.

No segundo semestre do ano passado, as pequenas e médias empresas investiram em conexões banda larga e o número de acessos para o mercado corporativo cresceu 20,8%, revela a quarta edição do Cisco Barômetro de Banda Larga, estudo patrocinado pela fornecedora e realizado pela IDC Brasil. Segundo o instituto, o potencial de crescimento dos recursos de VoIP para telefonia também é grande entre os usuários residenciais, no Brasil, que deve pular dos atuais três milhões de usuários para 27 milhões, em 2009.

Como fazer a melhor escolha de recursos de VoIP para sua empresa? 1 – Fazer um levantamento preciso dos gastos com telefonia | 2 - Mapear quais são os principais usuários da empresa | 3 - Verificar a velocidade de banda larga hoje existente na empresa | 4 – Avaliar o custo por minuto de utilização que a empresa fornecedora do equipamento VoIP estabelece.

A partir desses quatro itens muito bem analisados, é possível saber a extensão das necessidades da empresa e, portanto, qual deverá ser o alcance dos recursos de “Voz sobre Protocolo de Internet” além, é claro, quais serão os investimentos no recurso. Esses cálculos iniciais servirão de parâmetro para o empresário saber em quanto tempo ele poderá ter o retorno do investimento e de quanto será sua economia mensal com comunicação. | www.novaeraseguros.com.br www.dkaltelecom.com.br | www.dkal.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira