Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2011 - 10:21

Publicidade brasileira lança indicadores de sustentabilidade

Índice é promovido pela Abap em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Anúncio foi feito durante encontro nacional em Imbassai (Bahia) e marcou o início do evento "Nordeste. A Bola da Vez"

Salvador - A propaganda brasileira deu um importante passo para promover a produção de publicidade responsável e o consumo sustentável. Foi anunciado neo dia 31 de março (quinta-feira) durante reunião da executiva nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) o lançamento dos "Indicadores de Sustentabilidade da Propaganda Brasileira". O encontro está sendo realizado em Imbassai, na Bahia, e abriu o evento "Nordeste. A bola da vez", que vai reunir até domingo empresários de comunicação de todo o país.

Quando estiverem concluídos, os indicadores de sustentabilidade serão um conjunto de parâmetros e diretrizes para que as agências de publicidade possam adotar práticas sustentáveis em suas atividades e mensurar seu grau de envolvimento nessas ações. Permitirão, na prática, que as agências façam uma autoavaliação sobre suas práticas internas e junto a seus clientes, parceiros e fornecedores. E vão estimular as agências a colocar os impactos socioambientais em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um planejamento, de definir um mapa de mídia e até no momento de contratar um fornecedor. A Abap pretende com essa iniciativa criar um ranking nacional de sustentabilidade entre as agências, incentivando a adoção dessas práticas positivas.

"Vai ser um debate público e democrático", afirma Luiz Lara, presidente da Abap, ao citar todo o processo de aprovação desses indicadores. No início de abril será lançado um hotsite com o resultado do trabalho inicial entre a Abap e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em que foram listados 22 indicadores de sustentabilidade. Pelas quatro semanas seguintes serão recebidas sugestões e críticas da sociedade. Após essa fase serão realizadas rodadas técnicas presenciais com representantes de agências e de veículos. Após todos esses fóruns de discussão haverá a redação final dos índices.

"Essa é mais uma iniciativa da Abap que mostra como a indústria da propaganda funciona como uma alavanca de desenvolvimento responsável do país. A publicidade incentiva o consumo, constrói e posiciona marcas, faz a roda da economia girar. Tudo isso de forma responsável", diz Luiz Lara. "Vivemos na era da comunicação e do conhecimento. E uma das missões da propaganda moderna é traduzir numa linguagem simples esse conceito de sustentabilidade, mostrar que ele está por trás dos hábitos diários das pessoas."

Os indicadores iniciais, que receberão sugestões e críticas nas próximas semanas, levantam questões como: monitoramento do gasto de energia das agências, incorporação de princípios éticos, se há campanhas voluntárias para comunidades do entorno das agências, entre outras. Segundo Marcelo Diniz, um dos responsáveis pela criação desses índices, a iniciativa ajudará a mostrar o valor social da propaganda.

Em paralelo aos indicadores, será lançado o "Prêmio Abap de Sustentabilidade", com o objetivo de estimular as agências a participarem desses processos com investimentos de responsabilidade social junto à comunidade. Haverá duas categorias: uma só para as agências de publicidade e uma para a agência em conjunto com o cliente. "Vamos premiar pela qualidade das iniciativas", afirma Diniz.

Eleições na Abap- Durante a reunião da executiva nacional da Abap foi feito o anúncio formal sobre as chapas registradas para as eleições do dia 29 de abril. O pleito terá pela primeira vez votação totalmente eletrônica. Na prática, os votos poderão ser enviados por e-mail e até mesmo por celular, através de senhas individuais. Também foi definida a mudança de nomenclatura dos representantes estaduais da entidade - eles passarão a ser chamados de diretores regionais, e não mais de presidentes de capítulos.

Nordeste. A Bola da Vez- Empresários de comunicação de todo o país estão reunidos no Grand Palladium Imbassai Resort & SPA, no litoral norte da Bahia, para debater o potencial econômico do Nordeste, suas perspectivas de crescimento na década e as oportunidades de negócios para as agências de propaganda e o trade publicitário. O debate é uma iniciativa da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

Veja no link abaixo a programação do evento, que conta com palestras do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega, do diretor-presidente da Danone, Mariano Lozano, do diretor de marketing da Fiat, João Ciaco, do diretor da Nestlé Francisco Carlos Garcia, do presidente da Nilsen Brasil, Eduardo Ragasol, do vice-presidente de Negócios da Natura, José Vicente Marino, do presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, entre outros. [www.nordesteaboladavez.com.br].

Por que a bola da vez? O Nordeste é a região do país que apresenta os melhores indicadores de crescimento. Na década o Produto Interno Bruto - PIB da região cresceu 37% contra 32% do PIB Brasil e, segundo as consultorias especializadas, essa tendência deve se manter e ampliar nos próximos anos. Em relação aos indicadores específicos de 2010 a região bateu recordes de arrecadação de tributos e operações de crédito. O Nordeste aumentou a sua arrecadação de tributos em 25,7% contra 19,4 % do Brasil e as operações de crédito apresentaram uma performance acima de 33% em relação ao ano anterior contra 17% do Brasil.

Na opinião de especialistas, o Nordeste é a bola da vez em função de vários fatores. Dentre os quais os programas de transferência de renda do Governo Federal, como o Bolsa Família, que beneficiou e incluiu no mercado de consumo mais de 6 milhões de nordestinos. Também em função da maior oferta de crédito disponível para a região, grandes programas de infraestrutura com destaque para a transposição do Rio São Francisco e da rodovia transnordestina; recuperação e ampliação de parques industriais; altos investimentos em infraestrutura de telecomunicações; crescimento acelerado do setor sucroenergético e demanda reprimida de serviços e moradia.

Além desses fatores, há perspectivas de grandes investimentos do Governo Federal em quatro cidades sedes da Copa do Mundo de 2014: Maceió, Natal, Recife e Salvador. Investimentos estimados em mais de R$ 5 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira