Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2011 - 10:31

Scuderia Iveco na Fórmula Truck chega para fazer história na despedida de Jacarepaguá


Scuderia Iveco marcou 24 pontos na abertura da temporada da F-Truck, sua melhor performance desde a estreia na categoria. Com a chegada de Camilinho Christófaro, equipe traz cada vez mais a experiência de outras modalidades do automobilismo para a corrida de caminhões.Pilotos Beto Monteiro e Paulo Salustiano chegam animados ao Rio de Janeiro. Salustiano já correu dez vezes na pista carioca .

Depois da primeira pole do ano, a segunda de sua história, e de somar o maior número de pontos (24) numa etapa de abertura, desde sua estreia em 2008, a Scuderia Iveco chega para fazer história na segunda prova do Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck 2011. Motivados pelo resultado da primeira etapa, pelas melhorias mecânicas nos caminhões Iveco Stralis e por ser a despedida do Autódromo Nelson Piquet, localizado em Jacarepaguá (RJ), para a competição (ele será demolido por conta das Olimpíadas de 2016), os pilotos da Iveco querem figurar na história desta última etapa no circuito carioca, que já recebeu as provas da F1. A largada será no domingo às 13h.

Para a etapa do Rio de Janeiro, a Scuderia Iveco traz novidades no motor, na suspensão e outros acertos aerodinâmicos. Após testes de calibragem no dinamômetro, será feita a estreia de um novo motor, mais potente. “Preparamos uma nova configuração de motor com maior potência em todas as faixas de rotação, que garante melhor desempenho em saída de curva e velocidade final”, explica Marcelo Sakurai, engenheiro do Produto da Iveco e responsável pela Engenharia da Scuderia Iveco. “Além do novo motor, evoluimos nosso sistema de catalisador para garantir uma filtragem total da fumaça. Fizemos alterações no sistema de suspensão que permite outras opções de regulagem para melhorar a aderência e capacidade de tração do veículo”, complementa Sakurai.

“Com o novo motor, tivemos um aumento real de potência, que fará a diferença para nossos objetivos na prova”, afirma Camilo Christófaro Júnior, o novo chefe de equipe da Scuderia Iveco. Camilinho, como é conhecido, aliás, é uma das grandes novidades da Iveco para 2011. “Com ele, estamos trazendo a vivência de diversas categorias do automobilismo nacional. Uma somatória de experiências que já tem surtido efeito no desempenho da equipe. Camilinho, é e vem de família de pilotos, sabe muito bem como funciona este mundo da velocidade”, completa Piquini. “Já tenho 10 anos de experiência na F-Truck, mas é a primeira vez como chefe de uma equipe na categoria. Foi muito boa a nossa estreia e os caminhões estão evoluindo cada vez mais”, comenta o chefe de equipe.

“A abertura da temporada 2011 da F-Truck foi especial para a Scuderia Iveco. Beto Monteiro conquistou a primeira pole do ano, a segunda da equipe, e só não ganhou a prova porque foi punido por ter passado acima da velocidade no radar, uma das características do regulamento da competição. Paulo Salustiano estreou bem pela equipe e temos dois pilotos e dois caminhões competitivos nesta temporada”, afirma Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America. Na etapa inicial, realizada em Santa Cruz do Sul (RS), o pernambucano Beto Monteiro, que corre com o Stralis 88, chegou em sexto, e o paulistano Paulo Salustiano (Stralis 55), em sétimo. As colocações, mais o ponto da pole, somaram 24 pontos.

Segundo Camilo Christófaro Júnior, a equipe chega animada ao Rio de Janeiro. “Os acertos que promovemos mostram que estamos no caminho certo, sem contar que ainda teremos novidades técnicas para estrearmos nos caminhões”, diz.

“A pista de Jacarepaguá não tem grandes retas e o piloto precisa ter mais força de saída e ser bom de contorno”, explica Beto Monteiro na linguagem de piloto. Ou seja, o circuito possui curvas mais lentas, na maioria de média velocidade. “É uma pista muito técnica e que o piloto passa bastante tempo fazendo curvas. Nossos caminhões terão total condição de brigar pela vitória”, diz o pernambucano.

“Já corri neste circuito 10 vezes, desde 2001, por diversas categorias, entre elas a Stock Car. Gosto bastante dele, apesar da redução feita para o Pan do Rio, e o conheço muito bem”, conta Paulo Salustiano. “O Rio como todos sabem é muito quente e temos que ficar atentos para o grau de arrefecimento do motor. Por outro lado, o asfalto da pista não é abrasivo e por isto não consome muito os pneus. Com as melhorias nos caminhões e adaptações para este circuito vamos com tudo em busca das melhores colocações”, completa o paulistano.

“Faremos mais uma vez uma grande festa em nossa área VIP, com convidados, clientes, concessionários e parceiros. A F-Truck tem sido uma ótima ferramenta de negócios e relacionamento da Iveco com seus clientes e inovamos a cada etapa. Nesta quarta temporada, temos mostrado o quão rápida é a nossa evolução nas pistas e que temos condições de brigar por degraus maiores”, afirma Álvaro Vaccari, coordenador-geral da Scuderia Iveco.

Camilo Christófaro Júnior - Camilo Christófaro Júnior, 58 anos, é paulistano do bairro do Canindé, Zona Norte de São Paulo. Seu primeiro contato com o automobilismo foi na infância. “Meu pai era sobrinho do lendário piloto Chico Landi. Ele acompanhou a carreira dele de perto e acabou se tornando piloto. Depois foi a minha vez. Acompanhei desde cedo a carreira do meu pai, que ficou conhecido como ‘Lobo do Canindé’. O automobilismo está na veia”, afirma Camilinho. Seu pai foi sete vezes campeão da lendária Mecânica Continental, que utilizava carros de Fórmula 1.

Camilinho possui 10 anos de experiência trabalhando na F-Truck como especialista em desenvolvimento de sistemas de suspensão e, nesta função, foi campeão com Beto Monteiro na temporada 2004 da F-Truck.. Se na Fórmula Truck Camilo estreia como chefe de uma equipe, a função não é novidade para ele, que acumula farta experiência na Stock Car, na Stock Paulista e em outras modalidades. “Meu pai criou há 58 anos a Escuderia Lobo e já fui chefe de equipe em dezenas de competições. Também sou piloto desde cedo, tendo corrido em 1994 fora do país”, relembra Christófaro.

Camilo Christófaro Júnior tem um papel importante dentro da Scuderia Iveco. Ele faz a ligação entre a equipe como um todo, mecânicos e demais profissionais, e entre a Engenharia Iveco, que possui dois engenheiros dedicados à competição, e a Fiat PowerTrain (FPT), que oferece todo o apoio em motores para a equipe. “A Scuderia Iveco tem todo o apoio da Engenharia da Iveco e da FPT. Isso é um diferencial enorme numa competição”, analisa.

Paulo Salustiano- Considerado o melhor estreante da temporada 2010 da Fórmula Truck, Paulo Salustiano forma dupla ao lado do experiente pernambucano Beto Monteiro, único piloto nordestino da competição. Salustiano ocupa a vaga que foi de Cristiano da Matta no ano passado.

A largada da segunda etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck será neste domingo às 13h, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes.

Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc. A Iveco emprega mais de 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em dez países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos seis centros de pesquisa e desenvolvimento.

Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço. [www.iveco.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira