Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2007 - 09:30

A Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 pode evitar toxidade no tratamento de HIV

Hasbrouck Heights, Nova Jersey - A nova fórmula solúvel em água da coenzima Q10 da Zymes aumenta o crescimento e a sobrevivência de células nervosas expostas a drogas contra HIV causadoras de danos nervosos, conforme indicou a Dra. Catherine L. Cherry do Burnet Institute, de Melbourne, Austrália. Os resultados deste estudo estão sendo apresentados no encontro de 2007 da International Aids Society (Sociedade Internacional de Aids) em Sydney, Austrália.

A Dra. Cherry estudou a segurança e a eficácia da coenzima Q10 na redução da toxidade neurológica de drogas contra o HIV, em modelos laboratoriais de danos nervosos causados por medicamentos. Inibem a recaída do HIV e são essenciais na terapia eficiente do HIV. Entretanto, tais drogas são potencialmente prejudiciais a células normais, e podem causar sérios efeitos colaterais em pessoas sob terapia antiviral de longo prazo.

Dois NRTIs ainda em uso clínico (estavudina e didanosina) podem causar danos nervosos (neuropatia). Essa neuropatia é um dos problemas mais comuns sofridos por pessoas com HIV.

"O tratamento de pacientes com nutrientes, como a coenzima Q10, mostrou ser promissor na prevenção e no tratamento de neuropatia em outras doenças, e foi sugerido como uma maneira de reduzir a toxidade nervosa de drogas antivirais. Até agora, não podíamos estudar a coenzima Q10 porque ela é insolúvel em água. A Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 solúvel em água da Zymes nos permite estudar este nutriente em nosso modelo de neuropatia causada por essas drogas contra o HIV," disse a Dra. Cherry.

No estudo da Dra. Cherry, células nervosas de ratos foram primeiramente cultivadas na presença apenas de Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10. Depois, elas foram cultivadas na presença de Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 mais estavudina e de Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 mais didanosina. O crescimento subseqüente e a sobrevivência das células nervosas foram então avaliados por meio de análise de imagens de vídeo.

Nesses estudos, o uso de apenas Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 foi associado com um aumento significativo no crescimento e na sobrevivência de células nervosas. Células cultivadas com Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 sobreviveram por pelo menos mais uma semana do que as células cultivadas sem essa tecnologia. Quando as células foram cultivadas apenas com estavudina ou didanosina, o crescimento e a sobrevivência foram significativamente prejudicados.

Entretanto, quando se incluiu a tecnologia Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 na estavudina ou na didanosina, a toxidade das drogas foi muito reduzida.

Após 19 dias, as células nervosas cultivadas com Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 mais estavudina cresciam e sobreviviam como células normais, ao passo que as células expostas apenas à estavudina não estavam crescendo bem. Após apenas 6 dias, as células cultivadas somente com didanosina estavam morrendo, mas as células cultivadas com Ubisol-Aqua(TM): coenzima Q10 e didanosina cresciam e sobreviviam como células nervosas normais.

A Dra. Cherry declarou, "Esses dados dão suporte à possibilidade de a tecnologia Ubisol Aqua(TM): coenzima Q10 ser útil na prevenção de danos nervosos associados com a estavudina e a didanosina. Testes controlados são necessários para confirmar isto num ambiente clínico."

"A solubilidade em água da coenzima Q10, obtida por meio de nossa tecnologia Ubisol-Aqua(TM), possibilita o seu uso de maneira mais funcional," disse o Dr. Randi Fain, Co-fundador e vice-presidente Executivo da Zymes LLC, de Nova Jersey, EUA. "Acreditamos que a tecnologia pode aperfeiçoar os benefícios da coenzima Q10 e de outras vitaminas, nutrientes e medicamentos para a saúde e uma melhor qualidade de vida dos pacientes."

Para conseguir a solubilização, a tecnologia Ubisol-Aqua(TM) utiliza complexação e redução do tamanho de partículas. Através dessa abordagem combinada, a Zymes libera compostos anteriormente não solúveis em água sob forma de micelas de tamanho nanométrico, oferecendo muitas vantagens sobre as tecnologias de solubilização existentes. A nanotecnologia pioneira Ubisol-Aqua(TM) possibilita a solubilização de ingredientes biologicamente ativos insolúveis em água que, de outra maneira, não estariam comercial e clinicamente disponíveis.

A Zymes oferece sua tecnologia de sistema de solubilização a parceiros da indústria que procuram maneiras mais eficientes de fazer seus ingredientes solúveis em água e com uma biodisponibilidade potencialmente maior. | www.zymes.com | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira