Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2011 - 08:30

A vida de amigas de rua

Livro Sequência – nossa vida na rua, lançamento da Editora Peirópolis, traz relatos e revelações reais de duas meninas de rua na cidade São Paulo.

Praça da República, Vale do Anhangabaú, Rua 24 de maio e Praça da Sé são alguns dos cenários e casas de Maria e Aline, meninas de rua, narradoras e personagens do livro Sequência – nossa vida na rua, lançamento da Editora Peirópolis organizado pela professora e pesquisadora de Letras na USP Beth Ziani, com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de S.Paulo (PROAC). A obra traz episódios vividos por elas enquanto moravam nas ruas da capital paulista, com relatos reais sobre os perigos, a violência e o dia a dia conturbado. O lançamento acontece no dia 17 de abril, às 16h, na Livraria da Vila, com bate-papo com Maria e Aline, personagens do livro, Beth Ziani, organizadora e Verônica Couto, editora de texto. Na oportunidade, haverá apresentação musical e narração do grupo do projeto do Canto Livro.

Maria e Aline se conheceram no abrigo Taiguarinha, na época com 10 e 13 anos, e selaram uma forte amizade, passando a ter um objetivo em comum: a fuga. Usando de linguagem coloquial, muitas gírias e a espontaneidade característica da fala, ambas compartilham suas experiências com as drogas, seus medos e descobertas, além do amadurecimento que adquiriram com o passar dos anos.

Beth Ziani explica que a ideia da obra surgiu de seu contato com Maria no ano de 2004, período em que se tornou ‘madrinha’ da garota – assim são definidas as pessoas que convivem com crianças em situação de abrigo. Mais tarde, em 2006, Beth conhece Aline, que lhe apresenta a cidade e conta suas experiências com a companheira de aventuras Maria. “O meu papel foi puxar o fio da memória e organizá-lo. Foi um processo difícil, pois a inconstância e a fragilidade das relações eram as referências dessas meninas”, explica a pesquisadora.

Segundo Beth, os encontros para a discussão dos textos ocorreram entre os anos de 2006 e 2007, processo que despertou seu interesse em explorar os mesmos locais tantas vezes descritos pelas meninas. “Assim pude concretizar as seringueiras e os bueiros como guarda-roupas, o coreto da Praça da República como uma extensa cama que acolhia todo o grupo”, conta.

A escolha do título do livro destaca um costume dos integrantes do grupo: a necessidade de dividir tudo o que ganham, principalmente a comida. Munidos de um espírito solidário, transformam o ato de compartilhar em um jogo, no qual não é permitido enganar ou tirar vantagem dos amigos. A palavra “sequência” é a senha de manutenção dessa norma. O hábito ganhou descrição em uma das passagens do livro, onde as a dupla divide comida com os demais companheiros.

Outro ponto forte da narrativa são as descrições de locais conhecidos da cidade de São Paulo sob um olhar diferenciado, o olhar de meninas moradoras de rua. O edifício Copan, por exemplo, é onde encontravam um ventinho bom e quentinho para dormir. Já as estações de metrô da cidade são as melhores opções para dormir em dias de muito frio.

A autora- Beth Ziani é professora de literatura e pesquisadora dos temas memória e oralidade. Em 1995 Beth fez sua primeira viagem ao sertão de Guimarães Rosa, conhecendo lugares retratados na obra do escritor, além de sua cidade natal, Cordisburgo. Desde então, colabora para os eventos culturais da região com oficinas, cursos para professores, palestras e projetos com as comunidades locais, principalmente em Cordisburgo, Morro da Garça e Andrequicé. Participa também do grupo de bordadeiras Teia de Aranha, que tem na literatura o estímulo para bordar, e é a idealizadora do projeto De Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para todos, que compreende exposição de painéis bordados sobre a vida e obra do escritor e ações pedagógicas de estímulo à leitura. Atualmente desenvolve o Núcleo de Estudos Literatura Viva.

Ilustradora - Silvia Amstalden é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP em 2002, atualmente trabalha com artes gráficas, ilustração e arte-educação. É integrante do grupo de ilustradores Charivari, selecionado pelo edital Conexão Artes Visuais da Funarte em 2007. Dentre os livros que publicou como ilustradora, está o Amigagem da Editora Peirópolis que foi indicado ao prêmio BIB Plaque / Bienal de Bratislava – 2009.

A editora- Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.[www.editorapeiropolis.com.br].

Lançamento Sequência – nossa vida na rua. Bate papo com Maria e Aline, personagens do livro, Beth Ziani, organizadora e Verônica Couto, editora de texto. Apresentação musical e narração do grupo do projeto Canto Livro, no dia 17 de abril, às 16h , na Livraria da Vila – Fradique, R. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo, telefone (11) 3814-5811.

.[Sequência – nossa vida na rua | Organização: Beth Ziani | Ilustradora: Silvia Amstalden | Formato: Brochura| ISBN: 978-85-7596-196-4 | 64 Páginas | Preço: R$ 34,00 ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira