Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2011 - 08:44

CESP assina contrato com Fapec para continuidade do resgate arqueológico em Mato Grosso do Sul

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) contratou a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) para execução de serviços de monitoramento e resgate arqueológicos na margem direita do rio Paraná, área da costa leste do Estado de Mato Grosso do Sul (MS). O contrato, formalizado nesta semana, tem prazo de 24 meses e envolve o repasse de até R$ 240.000,00 para a execução dos serviços. O documento assegura a continuidade do monitoramento e salvamento dos sítios arqueológicos naquela região, iniciados pela CESP, no final da década de 90, em função da futura implantação da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera). Agora, a área de trabalho foi ampliada para as margens dos reservatórios das usinas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Ilha Solteira, que também se localizam no rio Paraná, acima de Porto Primavera, e pertencem à CESP.

A Fapec, entidade ligada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, será responsável pelas datações radiométricas e análises sedimentológicas, além da guarda e curadoria do acervo obtido. A fundação também irá cuidar do material de consumo e de uso permanente utilizado nos serviços e do suprimento de recursos humanos, desde pesquisadores e técnicos de laboratório até trabalhadores de campo. A CESP terá como responsabilidade o apoio logístico em campo, fornecendo transporte, hospedagem e alimentação. Os pagamentos à Fapec serão liberados à medida que a CESP for notificada da identificação de cada sítio a ser pesquisado e autorizar os serviços.

O contrato entre a CESP e a Fapec assegura o cumprimento da sentença da Justiça Federal do Mato Grosso do Sul, que acatou pedido do Ministério Público Federal e determinou que a CESP realize o monitoramento e o salvamento dos sítios arqueológicos nas margens direitas dos três reservatórios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira