Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2011 - 08:44

Abióptica divulga crescimento do mercado óptico de 80% nos últimos quatro anos

Levantamento revela números nacionais e regionais de consumo, fabricantes, laboratórios e ópticas de todo o País. Mercado cresceu 29% em 2010 e prevê mais 20% em 201.

A Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) finalizou o mais recente levantamento sobre o mercado óptico nacional, com números referentes ao ano de 2010. Organizados pela consultoria New Sense, os números colhidos revelam um crescimento expressivo do mercado óptico brasileiro, bem como a quantidade de produtos comercializados, faturamento geral e regional, concentração de ópticas por regiões, relação óptica x número de habitantes, números de vendas de solares e lentes de correção, entre outros. A pesquisa foi realizada por meio de questionários enviados a fabricantes e importadores, distribuidores de produtos ópticos, laboratórios e varejistas do setor.

Números do mercado – Em quatro anos (2006 a 2010), o mercado óptico teve crescimento de 80%, bem acima da taxa de crescimento de estabelecimentos e da inflação para o período (15,4%). Esse aumento, segundo a pesquisa, é fruto não apenas da melhor situação econômica do País, mas, também, da maior facilidade de crédito, da conscientização da população sobre a necessidade do uso de óculos e dos investimentos em novas tecnologias por parte das indústrias.

Pela pesquisa foram detectadas também as variações de crescimento por região, incluindo não apenas o aspecto financeiro, mas a variação dos produtos comercializados.

Ópticas no Brasil – Enquanto as capitais brasileiras concentram quase 1/3 das ópticas do País - contra 24% da população - as cidades com menos de 50 mil habitantes possuem relação habitante x ópticas superior (maior que 1/3).

Usando como base os últimos quatro anos, a região Norte – hoje com 903 ópticas, cresceu 3,7%. A Nordeste acumula um total de 7.235 ópticas e um crescimento de 12%. A região Centro-Oeste possui 2.032 ópticas, com um crescimento de 24,4%. Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, juntos, possuem 6.889 ópticas e um crescimento de 13,7%. Já no Sul do País, o crescimento é de apenas 1,9%, com um total de 3.185 ópticas.

Bento Alcoforado, presidente da Abióptica explica os números. “O crescimento e a concentração estão diretamente ligados ao estágio de desenvolvimento de cada estado. No Sul, por exemplo, isso é muito visível, 1,9% refere-se exatamente a um mercado maduro e de expansão quase finalizada”.

O presidente da Abióptica ainda explica que atualmente a indústria nacional sofre forte influencia do mercado brasileiro de produtos fabricados no leste asiático. “É a velha questão da mão de obra barata”, revela. Este fato gera naturalmente um enfraquecimento de relações entre fabricante e importador, aumento da informalidade (pirataria, contrabando sonegação) e condições para surgir uma estrutura de varejo sem qualificação.

Informações sobre lentes, armações, importação, ilegalidade, ópticas e outros números também estão na pesquisa.

Abióptica – A Associação Brasileira da Indústria Óptica consolida-se como a mais importante instituição do segmento óptico brasileiro. Com mais de 120 associados e 12 anos de história, a Associação reúne 95% das empresas do setor e acolhe indústrias, fabricantes, importadores e distribuidores – incorporando o varejo e a mídia especializada. A entidade visa à promoção de negócios no segmento e à regulamentação do setor óptico nacional. [www.abioptica.com.br | www.expoabioptica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira