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Projeto de Inteligência Comercial conquista Prêmio APEX-Brasil de Excelência em Exportação

A Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) conquistou a o Prêmio APEX-Brasil de Excelência em Exportação na categoria Unidade de Inteligência Comercial, com o case Informação Estratégica para Tomada de Decisões - Indústria de componentes busca e interpreta informações para definir ações, ganhando novos mercados e conquistando crescimento nas exportações. A premiação, realizada pela primeira vez pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, foi entregue ontem (23/11) à noite, em um evento no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. Ao todo, foram sete categorias de premiação.

O projeto – desenvolvido em parceria com a APEX-Brasil - começou a ser implementado a partir do diagnóstico de que o excesso de informações, sem a devida organização e interpretação, gerava insegurança aos empresários. “Dentro desta ótica, a Assintecal decidiu reunir informações estratégicas e trabalhar estes dados de acordo com o foco das empresas, facilitando sua interpretação e, sobretudo, sua busca. Essa focalização permite que, quando necessário, se faça uma customização para melhor o atendimento aos associados”, ressalta o presidente da Assintecal, Luís Amaral, que recebeu o prêmio das mãos do empresário João Dória Júnior. “O prêmio é um reconhecimento ao esforço de toda a diretoria e equipe da entidade, que trabalha para oferecer diferenciais às empresas do setor, por isso nos sentimos muito gratificados”, ressaltou o presidente.

Em razão da necessidade de criação de filtros, tratamentos e análises, a entidade trabalha com algumas sistemáticas na área de Inteligência Comercial, entre elas o estímulo ao uso da informação como apoio ao processo de negociação, servindo de suporte para a tomada de decisão quanto às estratégias mercadológicas. Para a premiação, a comissão Julgadora valorizou atributos como a variedade de ferramentas utilizadas e fontes de informação consultadas, o caráter inovador das ações de pesquisa e o alto nível de especificação e segmentação da prestação dos serviços de inteligência comercial, de acordo com o perfil das empresas “clientes” e características dos mercados-alvo estudados.

A Assintecal oferece aos associados, nesta área, estudos de mercado, estudos de competitividade, análise de NCMS, acordos internacionais e o Guia de Empresas, todos atualizados através de fontes de consulta internacionais, publicações e consultas in loco durante viagens para feiras e ações internacionais. Também identifica e disponibiliza estudos internacionais, análise de informações dos mercados-alvo por consultores contratados, além da disseminação das informações através de eventos, do Projeto Comprador Online e do sistema de relacionamento com o cliente (CRM), entre várias outras ferramentas. “Nossas avaliações demonstram que centenas de empresas se utilizam destes serviços para definir ações e estratégias, realizar contatos ou até mesmo fechar negócios, como já registramos”, enfatiza o presidente da Assintecal.

A maioria dos serviços pode ser acessada pelos associados no Portal Assintecal by Brasil (www.assintecal.org.br), com uso de login e senha fornecidos pela entidade.

Alguns resultados práticos: 1. Através do Projeto Comprador Online, ambiente na internet para geração de negócios que conta com 1500 empresas fornecedoras de componentes e 23000 empresas compradoras (calçados, couros e artefatos) de mais de 30 países cadastradas, indústrias do setor realizaram, entre outras atividades: . Rodadas de negócios on-line com empresários da China, resultando em três negócios no total de U$665 mil.

. Acesso a informações por empresários da França na feira Mod´Amont, contribuindo para a geração de U$60 mil em compras das empresas brasileiras.

. Contato com empresas da Itália antes da Lineapelle, o que acelerou negociações resultantes em U$500 mil em negócios.

2. Os Estudos de Mercado apresentaram as oportunidades do mercado colombiano aos associados, incentivando a participação na feira IFLS, na Colômbia, de 14 empresas de componentes, com projeção de U$5.39 milhões em exportações nos 12 meses seguintes ao evento.

3. Os dados do CRM proporcionaram contatos entre compradores da Turquia e empresas associadas da Assintecal, o que contribuiu para que as negociações já estivessem adiantadas durante a Missão ao Leste Europeu, o que facilitou a contratação de um representante local para distribuir os produtos brasileiros no país.

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