Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2011 - 09:10

Congresso inédito no país discute avanços na área de cardiologia intervencionista

Evento reunirá os maiores especialistas mundiais na área.

São Paulo sediará um dos mais importantes e ousados eventos na área de Cardiologia Intervencionista. O GI2 - Global Summit on Innovations in Interventions (Encontro Global de Inovações em Intervenções) acontecerá de 13 a 15 de abril no WTC (World Trade Center) e reunirá, pela primeira vez no país, mais de 30 renomados especialistas mundiais e os maiores do Brasil. São esperados cerca de 700 congressistas.

O objetivo do GI2 é discutir o amplo conceito de inovações dentro da Cardiologia Intervencionista, especialidade médica que se caracteriza pela realização de exames ou procedimentos de cateterismo, nos quais se utilizam catéteres para viabilização de testes diagnósticos ou de intervenções para tratamento de diversas doenças do coração.

Além de ter contato com as informações mais recentes através de um amplo conteúdo técnico-científico, os participantes terão a oportunidade de acompanhar 13 procedimentos – em tempo real – que serão transmitidos diretamente do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Serão intervenções coronárias, no apêndice atrial esquerdo, nas valvas mitral e aórtica, em cardiopatias congênitas e aneurismas da aorta. O foco desta interatividade é estimular a discussão sobre as aplicações de novas tecnologias na área.

Outro diferencial do evento é um curso inédito, com inúmeros convidados internacionais, direcionado para médicos que se iniciam na especialidade ou visam se reciclar e terão a oportunidade de se relacionar com o que há de mais moderno em tecnologia e procedimentos.

“O conteúdo científico do congresso foi elaborado em conjunto com a CRF - Cardiovascular Research Foundation, de Nova York, EUA -, organizadora do maior evento mundial na especialidade, o TCT - Transcatheter Therapeutics, e consolida o evento como um fórum único para discussão de novas soluções nas intervenções coronárias, extra-cardíacas, estruturais e em cardiopatias congênitas”, comenta o Dr. Alexandre Abizaid, Chefe da Seção Médica de Intervenções em Coronárias do IDPC.

GI2: Novidades e inovações- As inovações tecnológicas e procedimentos que poderão trazer novas perspectivas de tratamento dentro da Cardiologia Intervencionista estarão em foco durante os dias do encontro, como novas valvas implantadas por meio do cateterismo em substituição às valvas aórtica e pulmonar, o reparo da valva mitral pelo cateterismo e o uso de stents bioabsorvíveis nas artérias coronárias.

Outros tópicos de relevância a serem discutidos incluem novos métodos de imagem para o diagnóstico mais preciso de afecções cardíacas; stents e medicamentos; dispositivos para tratamento de doenças valvares, estruturais e congênitas; tecnologias para o tratamento intervencionista da insuficiência cardíaca; cirurgia e intervenção cardíaca robótica e aspectos processuais e regulatórios da pesquisa clínica.

A implementação de salas híbridas é uma novidade no Brasil e será apresentada no congresso. Num mesmo espaço, o médico intervencionista e o cirurgião desenvolvem um trabalho colaborativo, num procedimento híbrido, ampliando as possibilidades terapêuticas para os pacientes. Esta inovação deve se concretizar em breve no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e em outros grandes centros médicos do país.

O evento ainda terá sessões práticas de treinamento com novas técnicas e materiais disponibilizados pela indústria e um simpósio para enfermeiras e técnicos, com ênfase em pesquisa clínica e inovações.

“O maior desafio do GI2 será poder proporcionar ao congressista uma visão ampla, crítica e independente de todo o processo de incorporação de novas tecnologias na prática da Cardiologia Intervencionista com o objetivo final de levar aos pacientes cardiopatas a melhor terapêutica disponível hoje em dia”, observa o Dr. Fausto Feres, Chefe da Cardiologia Invasiva do IDPC.

Coração: o que mais mata no Brasil

Hoje as doenças cardiovasculares são apontadas como a primeira causa de morte no país e novos recursos tecnológicos e profissionais capacitados podem possibilitar que se salve maior número de vidas.

“Nos últimos 20 anos, tem ocorrido uma mudança de paradigmas nesta área e várias doenças, que antes necessitavam de cirurgia, hoje podem ser tratadas por meio do cateterismo. Nas cardiopatias congênitas e na cardiologia pediátrica este percentual já atinge 70%. Percentual semelhante ocorre entre adultos, no caso das coronariopatias, doença que atinge as artérias do coração, que sofrem um estreitamento devido ao depósito de placas de gordura, criando situação favorável ao infarto do miocárdio. O desafio é estimular este intercâmbio com especialistas e consolidar o papel do Brasil e de seus médicos no panorama da Cardiologia Intervencionista mundial”, detalha o Dr. Carlos Pedra, Chefe da Seção Médica de Intervenções em Cardiopatias Congênitas do IDPC.

Expressividade Internacional- O evento é uma iniciativa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em parceria com a SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista), SOLACI (Sociedade Latinoamericana de Cardiologia Intervencionista), SCAI (Society of Cardiovascular Angiography and Interventions) e PICS (Pediatric Interventional Cardiology Symposium).

O presidente é o Dr. José Eduardo Souza, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e responsável por projetar o Brasil no cenário mundial da pesquisa clínica em Cardiologia Intervencionista. Ao seu lado, estão os idealizadores do evento, Dr. Alexandre Abizaid, Dr. Carlos Pedra e Dr. Fausto Feres, também do Instituto, e referências mundialmente conhecidas nas suas áreas de atuação.

O congresso conta ainda com um comitê de codiretores, chefiado pela Dra. Amanda Sousa (Brasil), Diretora Técnica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia: Antonio Colombo, (Itália), Ebehard Grube (Brasil), George Dangas (USA), John Cheatham (USA), Martin Leon (USA), Patrick Serruys (Holanda), Peter Fitzgerald (USA), Roxana Mehran (USA), Shigeru Saito (Japan), e Ziyad Hijazi (USA).

.[GI2 - Global Summit on Innovations in Interventions , de 13 a 15 de abril, no Sheraton São Paulo WTC (World Trade Center)Hotel, Av. Nações Unidas, 12559 – SP/SP | Inscrições e Informações – www.gi2.summit.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira