Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2007 - 09:52

Ferramenta minimiza risco operacional de bancos

Roberto Luis Troster, sócio da Integral-Trust, alerta que as novas regras da Resolução 3380 – Basiléia II - exigirão esforço gerencial e tecnológico das instituições financeiras. A consultoria desenvolveu o Sistema de Integral de Gerenciamento de Risco Operacional que atende a todas as exigências da Resolução 3380 para identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos operacionais.

A ferramenta consegue mapear todas as atividades do banco, integrar-se com outros sistemas e adaptar-se a qualquer instituição financeira. A tecnologia é uma aplicação web, com total controle de permissões e acessos, além de utilizar e-mails para o gerenciamento de incidentes de acordo com a prioridade de cada um.

A instituição produz, através da própria ferramenta, relatórios específicos que monitoram, identificam e permitem a correção das deficiências de controle e gerenciamento de risco operacional. Por exemplo, se o presidente de um banco quiser saber quais são os 10 maiores riscos da instituição, com a ferramenta ele poderá visualizar relatórios de incidentes/riscos sem a interferência de terceiros e saber como estes estão sendo gerenciados, quais os riscos com impacto financeiro maior, ou, ainda, a relação entre perdas financeiras e seguros, para citar alguns.

“Essa ferramenta acelera o processo de implantação de uma cultura de risco operacional. É preciso ter um ser criativo e pensante gerindo o programa”, salienta Carlos Fagundes Neto, consultor da Integral-Trust.

O Sistema Integral de Gestão de Risco Operacional possui mais de 10 anos de experiência no mercado internacional e já é utilizado por bancos europeus, pela supervisão bancária da Suécia e Noruega, o correio da Suécia, a Siemens e a Volvo. “Moldamos nos padrões brasileiros e oferecemos duas versões, que podem ser utilizadas tanto para processos como para linhas de negócio. A ferramenta cria incentivos para a adoção de medidas de segurança nos padrões exigidos pela Basiléia II”, finaliza Troster.

Perfil da Integral-Trust: A Integral-Trust é uma boutique financeira especializada no mercado de capitais.

Atuando sempre com pioneirismo, a empresa, fundada em 1999, estruturou os primeiros FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) registrados na CVM. Neste mercado em particular, já estruturou um montante próximo a R$5 bilhões e soma 25 fundos, entre os estruturados e em fase de estruturação.

Atua também em estruturação de IPOs (abertura de capital), CCBs e outras formas de captação. Oferece soluções para as áreas de Tesouraria, Finanças Corporativas, Securitização e Gestão de Riscos Financeiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira