Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2011 - 10:21

NGK alerta sobre risco de back fire em veículos movidos a GNV


Fenômeno pode ser evitado com manutenção preventiva .

Os donos de automóveis movidos a GNV (sigla de Gás Natural Veicular) devem ficar atentos a um problema comum nesse tipo de veículo, o back fire. Decorrente regulagem incorreta do kit GNV, o fenômeno pode resultar na perda de desempenho do automóvel, danos no sistema de admissão (coletor de admissão e filtro de ar) e desgaste prematuro das velas de ignição. A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, faz um alerta para que os motoristas fiquem atentos, inclusive pelo fato de causar maior emissão de poluentes na atmosfera e consumir mais combustível que o normal.

O back fire é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobreposição das válvulas. Isso acontece quando as válvulas de admissão e escape abrem ao mesmo tempo e a queima na câmara de combustão ainda ocorre, gerando barulhos no motor, semelhantes a estouros.

De acordo com Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK, uma das principais causas do problema é o ponto de ignição atrasado. Como o veículo movido a GNV possui velocidade de queima menor, é necessário que o ponto de ignição do veículo seja adiantado.

“Para evitar esse tipo de problema, o motorista deve ficar atento à instalação e regulagem do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre entre o ar e o gás, uma das causas do fenômeno”, explica Namie.

Para evitar o back fire, a NGK recomenda a manutenção preventiva das velas e cabos de ignição, importantes fontes de diagnóstico de problemas no motor. No caso de veículos convertidos a GNV, a checagem dos componentes deve acontecer todo ano ou a cada 10.000 quilômetros, já que uso do GNV aumenta o desgaste das velas e cabos de ignição.

“A revisão do carro aliada ao correto diagnóstico é a melhor forma de identificar a ocorrência do fenômeno. Outra dica é a utilização de velas de maior ignibilidade, como a Vela Green e Platina”, aconselha o profissional.

Para obter mais informações, ou em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor NGK, por meio do telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira