Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 09:04

Corredores cheios e reuniões de negócios marcam o segundo dia da Intermodal

Executivos aproveitam o grande número de profissionais presentes para fechar contratos e apresentar lançamentos. O ministro da SEP, Leônidas Cristino, também marcou presença na feira e trouxe novidades para setor logístico.

Uma verdadeira “onda de soluções”. Foi o que milhares de pessoas encontraram durante o segundo dia da 17ª edição da Intermodal South America, a mais importante feira de negócios dos setores de logística, transporte de carga e comércio internacional da América Latina. Um dos grandes destaques do dia foi a presença do ministro Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos. Ele percorreu a feira e visitou diversos estandes para conversar com empresários e autoridades presentes. Aproveitou também para anunciar que o Governo Federal vai investir, nos próximos quatro anos, cerca de R$ 500 milhões em inteligência logística. “Faremos muitos projetos, mas alguns já estão bem adiantados como o Porto sem Papel e o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP)”, ressaltou o Ministro.

Conferências - A programação desta quarta-feira da Intermodal começou logo pela manhã com a "JOC - Infra Portos & Intermodal", um dos eventos paralelos da feira. Temas como “Panorama do setor portuário” e “Porto de Santos” foram abordados. "A Intermodal é fundamental para se criar uma cultura logística no País. É um momento onde a comunidade do setor se encontra para discutir temas específicos que fortalecem a atividade. Eu vejo que parte daqui uma verdadeira onda de soluções para se aprimorar ainda mais o segmento", disse o presidente do Conselho da Autoridade Portuária do Porto de Santos e secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Sérgio Aquino.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Tiago Pereira Lima, anunciou que a presidente Dilma Rousseff vai acelerar o processo de implantação de uma política de navegação de cabotagem no País. Para ele, este ainda é um modal pouco utilizado no Brasil e a ajuda do Governo Federal será fundamental para mudar este quadro. "O projeto está em fase de discussões na Casa Civil, mas creio que, ao ser aplicado, vai mostrar resultados em dois ou três anos", disse Tiago.

Ainda durante a programação da “JOC – Infra Portos & Intermodal”, o vice-presidente da PIERS, Jeffrey Campbell, apresentou números que mostram uma manutenção no ritmo de crescimento dos índices de exportação e importação nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos (utilizando o modal portuário, nos próximos dois anos).

A expectativa, segundo Campbell, é de que, em 2012, os EUA transportem para o Brasil o equivalente a 340.992 TEUs, uma projeção superior em 1,82% em relação a 2011, cujo as expectativas giram em torno de 334.906 TEUs. O Brasil, por outro lado, deve exportar para os EUA, em 2012, 319.912 TEUs, um crescimento de 2,80% as perspectivas para este ano, que são de 311.196 TEUs.

A manhã deste segundo dia da feira registrou, ainda, a continuidade de outro evento paralelo, a “Intermodal Connection”, que promoveu encontros e palestras da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Durante todo o segundo dia de realização da Intermodal os corredores estiveram cheios e os estandes movimentados por reuniões de negócios. Além disso, outro evento paralelo à feira, o Workshop Logiport, reuniu executivos e profissionais do setor em torno de temas como “Descarbonização e logística reversa” e “Investimentos em dragagem e PPPs”.

Feira – O ambiente de sucesso da edição reflete na opinião dos participantes. “Percebemos o aumento da presença de novas marcas na feira. Não podia ser diferente. A Intermodal se consolida a cada ano como o principal centro de exposição das marcas que utilizam o momento para apresentar suas novidades e conhecer o que os outros estão fazendo. É a principal feira do segmento de comércio exterior da América Latina”, destacou o secretário executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos - Abtra, Matheus Miller.

O diretor comercial da MRS Logística, Sérgio Garcia, ressalta o caráter de vanguarda do evento. “Encontramos aqui todos aqueles que utilizam os nossos serviços e, principalmente, possíveis e potenciais clientes. Por conta disso, é na Intermodal que apresentamos nossas novidades como o ciclo de expansão da empresa previsto para os próximos 15 anos e todo o nosso processo de mudança do modelo operacional”, explicou.

Para o diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, Rodrigo Vilaça, a Intermodal é um momento único, onde fornecedores e clientes conseguem se encontrar e estreitar relações. “A organização da Intermodal está de parabéns pela qualidade dos expositores e a ampla participação de representantes de outros países, que neste ano somam mais de 23 nacionalidades”, destaca Vilaça. “A feira é um local onde são alinhavados muitos negócios, que se não são concretizados na ocasião, mais adiante são fechados”.

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária - Abifer, Vicente Abate, reforça que uma das maiores vantagens proporcionadas pela Intermodal é a possibilidade de sinergia entre os representantes de todos os modais, já que a feira reúne, além de empresas do transporte ferroviário, também do modal aéreo, rodoviário e hidroviário. “É muito bom estarmos juntos, pois o mais importante para o país é que sejam desenvolvidos projetos que contemple a multimodalidade”, afirma Abate.

Terceiro dia – O terceiro e último dia da Intermodal South America também será movimentado. A programação começa logo cedo com a “Intermodal Connection”, com apresentação, a partir das 9 horas, do Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida. Na oportunidade haverá algumas palestras como “O poder do acesso”, com o Sales Managing Director da Fedex, Matthew Davies, e “Benefícios Fiscais relacionados ao setor de logística”, com Glaucia Lauretta e Renata Correia Cubas, da Mattos Filho Advogados Associados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira