Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 09:16

SESI premia empresas que investem em qualidade no trabalho

São Paulo– Os investimentos em qualidade no trabalho têm retorno garantido às empresas. Essa é a constatação das 18 indústrias brasileiras que ganharam o Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT). Os vencedores da 14ª edição do Prêmio, concedido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), foram anunciados na noite do dia 5 de abril (terça-feira), em São Paulo. Todos os ganhadores concordam que ações de valorização dos trabalhadores ajudam a reduzir custos, agregam valor às marcas, aumentam a produtividade e trazem benefícios à sociedade. O PSQT teve neste ano 1.737 concorrentes e 94 finalistas.

“O nosso programa trouxe vantagens para a empresa, para o trabalhador e para sua família”, afirmou Caio Meneghetti, da fabricante de cosméticos e produtos para pet shop Meneghetti Indústria Química, de Dois Córregos, no interior de São Paulo. O programa Gestão Mais envolve os funcionários não só no dia-a-dia da empresa, mas estimula também a consciência socioambiental fora dela. “Temos uma moeda própria, o merréis, que tem paridade com o dólar e pode ser trocada por real na cotação do dia. O funcionário ganha merréis ao fazer coleta seletiva e trazer os resíduos para a empresa. A família toda se envolve e a comunidade também”, observou Meneghetti.

Para ele, ser vencedor na categoria Cultura Organizacional, pequeno porte, é mais do que uma honra, é também a certeza de estar no caminho certo. “O PSQT foi uma motivação para começarmos o projeto e engajar os funcionários. Agora, precisamos ter visibilidade junto ao consumidor, para ele reconhecer nosso esforço”, disse o empresário paulista. Os outros vencedores na categoria foram a PB Zanini, no porte média empresa, e a Caterpillar, em grande empresa.

A Pormade Portas de Madeira Decorativas, de União da Vitória, no Paraná, foi a vencedora na categoria Educação e Desenvolvimento, em empresa de médio porte. A aposta da empresa é na educação. “Nosso projeto vem desde 1994 e foi aumentado em 1998 e depois em 2001. Já formamos mais de 800 pessoas no ensino regular e a cada ano temos 300 pessoas no programa de inclusão digital”, conta a diretora de Recursos Humanos da empresa, Hermine Luiza Schreiner. A empresa tem 450 funcionários.

A diretora explica que os programas de educação não se restringem aos funcionários, mas também aos familiares e demais membros da comunidade. “Nossa proposta é, além de melhorar as habilidades técnicas dos profissionais, ter geração de emprego e renda nas famílias”, explicou. Segundo ela, muitos familiares de funcionários aprenderam um ofício em um dos cursos, tiveram aulas de empreendedorismo e hoje têm as próprias empresas. A empresa de pequeno porte que venceu nessa categoria foi a Pinheiro & Cia. Ltda e a de grande porte foi a Johnson Controls do Brasil Automotive.

Sem ter chefe, a Indel Bauru, de São Paulo, venceu na categoria Gestão de Pessoas, pequeno porte. Cada uma das três linhas de produção da empresa têm um funcionário chamado de Anjo da Guarda, mesmo nome do programa vencedor. Eles funcionam como intermediários entre a administração da empresa e a produção, levando as informações de um lado para o outro, eliminando a hierarquia na área de produção. “Para se ter uma empresa sem chefe, precisa-se de uma boa comunicação. Esse sistema nos proporciona isso”, disse o presidente da empresa, Antonio Fortunatto Brustello.

Segundo ele, o programa Anjo da Guarda foi adotado há 10 anos, período no qual a empresa cresceu 300%. “O PSQT é um prêmio que valoriza a iniciativa da empresa. É comemorado entre os funcionários e reconhecido pelos nossos clientes”, ressaltou Brustello. A Indel Bauru já havia vencido a etapa nacional do PSQT em 2006 e a regional em 2004. Na mesma categoria, foram premiadas ontem a Amcor Flexibles Brasil, como média empresa, e a Eletronorte, como grande empresa.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, que representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na cerimônia de premiação, ressaltou a importância do PSQT como fonte de incentivo e reconhecimento para as empresas que apostam na responsabilidade social e qualidade do trabalho. “A responsabilidade social é um conceito que passou por profundas mudanças nos últimos anos e hoje ajuda a melhorar a produtividade e a competitividade das empresas, trazendo benefícios para toda a sociedade”, afirmou.

As empresas que ganharam o PSQT neste ano.:Modalidade: Desenvolvimento socioambiental :Microempresa: Marroquim Engenharia Ltda (Alagoas) | Média empresa: Acrediesel Comercial Veículos Ltda (Acre) | Grande empresa: Elkem Participações, Indústria e Comércio Ltda (Espírito Santo).

. Modalidade: Ambiente de trabalho seguro e saudável :Microempresa: Pontal Engenharia Construções e Incorporações Ltda (Goiás) | Média empresa: DSM Elastômeros Brasil Ltda (Rio Grande do Sul) | Grande empresa: Volvo do Brasil Veículos Ltda (Paraná).

. Modalidade: Gestão de pessoas: Microempresa: Indel Bauru Indústria Eletrometalúrgica Ltda (São Paulo)| Média empresa: Amcor Flexibles Brasil Ltda (Paraná) | Grande empresa: Centrais Elétricas do Norte - Eletronorte (Pará).

.Modalidade: Inovação: Microempresa: Treetech Sistemas Digitais Ltda (São Paulo) | Média empresa: Fusopar Parafusos Ltda (Rio Grande do Sul) | Grande empresa: Dow Brasil S.A. (São Paulo).

.Modalidade: Cultura organizacional : Microempresa: Meneghetti Indústria e Química Ltda (São Paulo) | Média empresa: P B Zanzini & Cia Ltda (São Paulo) | Grande empresa: Caterpillar Brasil Ltda (São Paulo).

.Modalidade: Educação e desenvolvimento: Microempresa: Pinheiro & Cia Ltda (Roraima) | Média empresa: Pormade Portas de Madeiras Decorativas Ltda (Paraná) | Grande empresa: Johnson Controls do Brasil Automotive Ltda (Paraná).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira