Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 10:03

CeMAT South America evidencia iniciativas sustentáveis e inovações tecnológicas

Soluções ‘verdes’ e equipamentos com tecnologia sofisticada para movimentação de materiais e logística, apresentados na mostra, permitem muito mais lucratividade às indústrias.

Alinhar profissionais, processos, sistemas e sustentabilidade para assegurar a eficácia na gestão da cadeia de abastecimento tornou-se imprescindível e a CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, que termina amanhã (7/4), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo - está repleta de novidades e soluções que consideram essa premissa.

Uma das empresas presentes na feira e com soluções focadas na preservação do meio ambiente é a Green Paletes, fundada em 2009, através de uma parceria entre Brasil e Canadá. A empresa traz para a CEMAT uma tecnologia inovadora em paletes feitos com resíduos de plásticos de alta e baixa densidade (sacolas, garrafas PET, bacias e cadeiras). O diferencial é possível graças à máquina trazida do Canadá, por meio de sociedade entre os empresários dos dois países. O equipamento é o responsável por todo o processo de produção para que os resíduos se transformem em paletes, que possuem cinco anos de garantia e eficiência equivalente aos paletes comuns, conforme explica Miguel Ângelo, responsável pelo setor de materiais da empresa.

“Uma das vantagens é que os paletes feitos de materiais reciclados são também recicláveis e, portanto, se houver algum tipo de dano ao material, ele pode ser reaproveitado para a produção de um novo palete, garantindo custos baixos de manutenção para o cliente”, diz Ângelo.

Com sede no Rio Grande do Sul, a Green Paletes produz 100 mil paletes/ano e enxerga a CeMAT SOUTH AMERICA como um divisor de águas para a expansão de seus negócios. “Temos diversas negociações que foram encaminhadas durante a feira”, comemora o executivo.

Inovação tecnológica- Com equipamentos tecnológicos sofisticados, as empresas CSI, GKO Informática, Michelin e Linx Logística se empenham para tornar seus produtos cada vez mais modernos e competitivos em um mercado em plena expansão. Tecnologia intralogística para separação de pedidos e softwares ou até pneus com durabilidade avançada apontam um caminho promissor em termos de inovação para diversos setores.

No estande da CSI, empresa especializada em logística interna, o visitante encontra soluções integradas para a movimentação de cargas, com destaque para a tecnologia Picking by Monitor, voltada à separação de pedidos, e o Transportador de Roletes Acionados, aplicado ao acionamento e transmissão dos roletes através de correias PolyVee; ambos novidades da empresa. A CSI trabalha ainda com armazéns verticais automáticos, sistema de sortimento, integração de sistemas e WMS. Com processos integrados, a empresa garante redução nos custos ou erros operacionais e aumento da velocidade da operação, o que propicia uma melhor gestão interna. “As soluções oferecidas ao mercado são o que há de mais moderno, prático e de rápida instalação para as empresas que trabalham com itens fracionados”, afirma Fábio Malvesi, diretor presidente da CSI.

No caso da Linx, ainda na área de intralogística, o grande destaque está para o Sorter de Bandeja Pusher, um sistema separador de pedidos fracionados, ideal para caixas pequenas, cosméticos, produtos farmacêuticos e vestuário em geral. O equipamento tem capacidade de separar até nove mil unidades por hora e cinco quilos por produto. “O desenho compacto do equipamento permite sua instalação em áreas com limitações de espaço e em diversas configurações de layout”, ressalta Daniel Mayo, diretor. O público pode obter informações também sobre outros equipamentos de soluções integradas, como o transportador de piso Tow-Line, o transportador aéreo Formove, o sistema de elevação em espiral – Spiral Veyor ou o separador de pedidos Picking to Light.

Nesse mesmo setor aparece também a GKO Informática, com o software Business Intelligence (BI), que pode ser integrado ao recurso de gestão de fretes - GKO Frete - com a função de potencializar os negócios para os gestores de transporte. “A empresa poderá preparar templates para serem usados pelos usuários do sistema ou pode ainda permitir que os usuários criem os seus próprios, conforme os níveis de demanda e investimento do cliente”, explica o diretor comercial, Ricardo Gorodovits.

Além do BI, a empresa dispõe também de uma tabela de frete via web, um recurso a mais para empresas que pretendem ter um ambiente compartilhado com as transportadoras. Lá, a empresa pode lançar os dados relativos a preços para serem utilizados e validados por outros usuários do GKO Frete. “Isso pode gerar negociações que permitem definir o grau de flexibilidade desejado na composição da tabela de preços, evitando limitações que podem provocar sobre-preços no valor final do frete”, conclui Gorodovits.

Já a Usicontrol, criada em 1997, traz para a CeMAT a tecnologia em controles remotos industriais da marca espanhola IKUSI, empresa mundialmente consagrada e no mercado há mais de 60 anos. Além da venda e instalação do produto, a empresa desenvolve projetos para aplicações especiais, fornece sistemas de interface e automação, mantém estoque de peças de reposição e executa todos os serviços de assistência técnica. O foco é oferecer soluções para comando remoto de Guindastes, Pórticos, Gruas e Pontes Rolantes.

Os controles remotos Ikusi operam sem fio, por rádio freqüência, e contêm avançados conceitos tecnológicos, cumprindo rigorosas normas européias de segurança para dispositivos de comando em equipamentos de movimentação de carga. Além disso, são homologados junto à Anatel, atendendo à legislação vigente no País. Com as linhas TM70 e I-Syon, a empresa apresenta na feira uma gama de modelos e configurações versáteis, de manejo e manutenção simples, com solução ergonômica e operacional.

Segurança na movimentação de cargas- A empresa de pneus Michelin traz à feira a nova linha XZM, indicada basicamente para equipamentos industriais. Com construção radial, carcaça em aço e banda de rodagem profunda com borracha altamente compactada e flexibilidade vertical, proporciona a preservação das partes mecânicas, sem perder em produtividade.

Segundo a Michelin, o índice de paradas por perfurações é quase zero. Por esse motivo, as vantagens aumentam com o menor custo/hora, maior disponibilidade de máquinas devido à redução no nível de manutenção, conforto do operador, segurança das cargas transportadas e economia de combustível que pode chegar a 15%. A empresa garante ainda que os pneus radiais são apropriados para trabalhos de regime intensivo, entre 200 e 500 horas/mês, em pisos agressivos ou abrasivos.

Perfil-A CeMAT – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística acontece de 4 a 7 de abril de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Sua realização é parte da estratégia da Deutsche Messe AG – maior promotora de feiras do mundo, representada no Brasil pela Hannover Fairs Sulamerica – de realizar investimentos no País em feiras de alto padrão voltadas para mercados chave.

A feira é promovida em cooperação com a Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais (CSMAM) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O evento conta também com a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA) como parceira.

A CeMAT South America reúne todos os segmentos de movimentação de materiais, logística e intralogística destacando as últimas novidades desses setores. É considerada a maior em área de exposição, após a versão alemã, situando-se à frente das edições que acontecem na China, Rússia, Turquia e Índia. A feira reúne 175 empresas, de 18 países, em uma área de 20 mil metros quadrados. [www.cemat-southamerica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira