Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 10:03

Banco Santander (Brasil) S.A. transforma datacenter com Oracle Exadata Database Machine

Banco em fase de expansão no Brasil consolida servidores e reduz os custos gerais de armazenamento e TI com novo sistema de OLTP e Data Warehousing

Redwood Shores, CA – O Banco Santander (Brasil) S.A., divisão de serviços financeiros globais do Banco Santander sediado na Espanha, escolheu o Oracle® Exadata Database Machine para ajudar a resolver uma série de desafios de convergência de dados após a recente aquisição do Banco Real.

De acordo com a nota da Oracle os desafios iam desde o crescimento do volume de dados e aumento nas demandas de processamento, até a total falta de espaço para expansão do datacenter e demorados processos em lotes que afetavam negativamente aspectos como riscos, custos, funções analíticas de clientes e receita.

A migração para o Oracle Exadata resultou na consolidação dos servidores, redução de despesas com infraestrutura, aprimoramento da manutenção dos sistemas e aceleração dos processos cruciais no data warehouse de contas dos clientes, contas a receber, contas corporativas, controladoria e outras áreas.

Trabalhando em conjunto com várias áreas da Oracle, como Sistemas, Licenças, Serviços Avançados ao Cliente (ACS), Oracle Consulting e Oracle University, o Santander aproveitou a vantagem de adotar o sistema de OLTP (processamento de transações on-line, na versão em português) e data warehousing mais avançado do mercado.

A Oracle Consulting ofereceu suporte à Produban, divisão de serviços do Banco Santander, produziu os blueprints (plantas) e mapas de arquitetura durante a fase de planejamento do projeto. Com um plano claro e abrangente em ação, o Banco Santander (Brasil) S.A. migrou 25 ambientes críticos com sucesso para o Oracle Exadata em menos de dois meses.

Uma das partes vitais da implementação foram os testes executados pela Isban, divisão de desenvolvimento de sistemas do Banco Santander, que trabalhou com afinco em conjunto com a Oracle para testar e implementar o novo sistema antes do previsto.

A operação e o gerenciamento do sistema de produção são realizados pela Oracle Advanced Customer Services, garantindo as melhores práticas e o desempenho ideal por meio de Exadata Service Packages personalizados, de modo ininterrupto (24x7).

Além disso, o Banco Santander conta com os serviços da Oracle University do Brasil e está investindo no treinamento completo de seus profissionais no Exadata, assegurando a otimização e o uso adequado da nova plataforma implementada, que será gerenciada por profissionais certificados e experientes.

Principais Resultados -Com a mudança para o Oracle Exadata, o Banco Santander (Brasil) S.A. Alcançou: Melhoria de oito vezes no desempenho de dezenas de transações, proporcionando aos usuários empresariais acesso mais rápido aos dados e a capacidade de transformar os processos.

Compactação de até dez vezes do volume de dados (média de três vezes), resultando em reduções expressivas nos custos de armazenamento e backup.

Consolidação de vários servidores no Oracle Exadata, reduzindo o consumo de recursos dos servidores, de energia e espaço físico, bem como as despesas de manutenção.

Mudança de algumas rotinas empresariais, de execução semanal para diária, aumentando consideravelmente a competitividade.

Melhoria de dez vezes no tempo de execução de backups (redução de 20 para duas horas).

Diante dos resultados obtidos com a implementação do Oracle Exadata no Santander, a instituição padronizou os produtos em âmbito global usando a plataforma para processamento de dados.

Depoimentos de Apoio- “As melhoras no desempenho e os benefícios comerciais ultrapassaram nossas mais elevadas expectativas. Estamos trabalhando com a Oracle Consulting na análise de outras áreas em que não só poderemos otimizar a plataforma em uso, como também aproveitar e expandir o sistema Oracle Exadata para consolidar, reduzir custos, diminuir o tempo dos ciclos de outros processos importantes e agregar mais valor aos negócios”, declarou Manoel Arthur Vaz, superintendente executivo do Produban.

"Estamos orgulhosos de participar desse importante projeto do Santander com o Exadata. Além de oferecer o database machine mais avançado para uma instituição financeira de grande porte, enfatizamos o trabalho integrado das equipes da Oracle do Brasil (nas áreas de Sistemas, Consultoria, Licenças, Oracle University e ACS), que superou as expectativas do cliente”, Cyro Diehl, presidente da Oracle do Brasil.

“Rapidamente, o Exadata Database Machine está se tornando a base de tecnologia no mundo todo para bancos e outras grandes corporações. Agora o Santander faz parte desse time, aproveitando os benefícios do sistema que oferece resultados com maior rapidez, economia e eficiência,” comemora Marcos Pupo, vice-presidente de Vendas da Oracle do Brasil.

“O sucesso de nossa equipe de consultoria junto ao Banco Santander do Brasil dá continuidade à nossa liderança com excelência”, afirmou Alexandre Sapia, vice-presidente de Consultoria da Oracle do Brasil. “Temos orgulho em liderar esse programa do Oracle Exadata, do sucesso da implementação e, acima de tudo, de oferecer esses resultados excepcionais”, destaca o executivo.

Oracle Exadata-O Oracle Exadata Database Machine é o único computador de banco de dados que oferece altíssimo desempenho para aplicativos de processamento de OLTP e data warehousing, tornando-se a plataforma ideal para consolidação em grids ou em clouds privadas. Trata-se de um pacote completo de servidores, armazenamento, rede e software extremamente escalável, seguro e redundante. Com o Oracle Exadata Database Machine, os clientes reduzem os custos de TI graças à consolidação, gerenciam mais dados em várias camadas (tiers) de compactação, aprimoram o desempenho de todos os aplicativos e tomam decisões mais acertadas em tempo real. [http://www.oracle.com].

Grupo Santander no mundo-Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em dezembro de 2010, mantinha 14.082 agências, em torno de 179 mil funcionários, mais de 92 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.820 bilhões de dólares. O lucro líquido de 2010 alcançou 10,8 bilhões de dólares.

Santander Brasil- Em dezembro de 2010, o Santander Brasil registrou ativos totais de R$ 375 bilhões, R$ 265 bilhões de captações totais, R$ 153 bilhões em captações de clientes e R$ 111 bilhões em fundos de investimentos, em torno de 25 milhões de clientes e mais de 10,9 milhões de contas correntes, com depósitos à vista, ativas. A rede de atendimento é composta de 3.696 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira