Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 10:17

Nova Iguaçu tem workshop sobre acessibilidade

A prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Firjan e com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), promoverá no dia 07 de abril (quinta-feira), e no dia 08 ( sexta-feira), um workshop de capacitação técnica como parte do Programa de Calçada Acessível - Mobilidade Urbana. O evento tem apoio do Ministério das Cidades, do Ministério Público, do Núcleo de Pró-acesso da FAU/UFRJ, do CREA-RJ, do Sinduscon-RJ e do BlocoBrasil.

Segundo os organizadores, o objetivo do workshop é aprimorar tecnicamente a equipe que implementará o programa na cidade, já realizado em Queimados e Itaguaí, e se estenderá a outras seis cidades da Baixada Fluminense. As atividades serão realizadas quinta-feira, das 9h30 às 17h30, em frente a 58ª D.P, e sexta-feira, das 9h às 12h, na secretaria municipal da cidade.

No primeiro dia do workshop, será posto em prática o tema ‘Vivência das barreiras encontradas por pessoas com deficiência’. Portadores e não portadores de deficiências vão se sentar em cadeiras de rodas usando venda nos olhos para sentir as dificuldades de um cadeirante e de um deficiente visual no dia a dia. Também terão aulas teóricas sobre calçadas acessíveis, nas quais serão abordados os temas ‘Princípios Básicos’, ‘Experiências no Exterior’, ‘Exemplos no Brasil’ e ‘Ferramentas para tornar uma calçada acessível’. Na sexta-feira, os assuntos em destaque serão ‘Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Exclusão Espacial e Desvantagem e Acessibilidade’.

A presidente do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência de Queimados, Sirlene Marquiori, comentou sobre a importância de iniciativas como essa para a qualidade de vida das pessoas. “Melhorar a acessibilidade será bom para deficientes físicos, idosos, crianças e mulheres grávidas. Sou deficiente e entendo bem as dificuldades. Uma simples árvore, um poste e objetos arquitetônicos atrapalham o deslocamento. Esse planejamento é fundamental" compartilhou Sirlene, informando que a prefeitura de Queimados está montando uma Comissão Permanente de Acessibilidade. "O objetivo é fiscalizar a acessibilidade no município, em ruas, lojas, escolas e órgãos públicos”, concluiu.

Segundo o gerente regional da ABCP no Rio de Janeiro, Eduardo D’Àvila, o programa é formado por três etapas. "A primeira busca sensibilizar gestores públicos para o tema. A segunda tratará da legislação local e do desenvolvimento de cartilhas ou guias de calçadas para orientação do cidadão, das construtoras e do comércio em geral. Por fim, o programa vai acompanhar a obra piloto no município que tenha contemplado a acessibilidade, orientando os executores, por meio de treinamentos, sobre a melhor aplicação dos produtos especificados no projeto", explica Eduardo.

Perfil da ABCP - A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas da construção, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Tudo isso para garantir a qualidade e as boas práticas do produto que representa. [www.abcp.org.br].

.[Dia 07 de abril: de 9h30 as 17h30 - Rua Henrique Duque Estrada Meier (em frente a 58ª DP) – Posse, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro]. [Dia 087 de abril: de 9h30 as 12h - Secretaria Municipal da Cidade - Semcid - Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528, 1º andar - Centro, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira