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08/04/2011 - 08:47

Primeira edição da CeMAT SOUTH AMERICA é sucesso absoluto

Em sua primeira edição na América Latina, a CeMAT comprova a força da Deutsche Messe AG na promoção de novos negócios em mercados chave.

Realizada de 4 a 7 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística foi considerada um sucesso pelos seus organizadores, líderes de entidades nacionais e internacionais do setor e pelos grandes players presentes no evento.

A feira reuniu 175 empresas, de 18 países (Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Brasil, Canadá, China, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Suécia e Taiwan), em uma área de 20 mil metros quadrados. Circularam pelos corredores do evento 12.500 mil visitantes de 32 países. A feira é considerada a maior em área de exposição, após a versão alemã, situando-se à frente das edições que acontecem na China, Rússia, Turquia e Índia.

“Realmente esta edição sulamericana da CeMAT foi atípica para nós”, surpreende-se Wolfgang Pech, vice-presidente da Deutsche Messe referindo-se aos ótimos resultados do evento. Segundo ele, o sucesso da feira não está somente relacionado à credibilidade da promotora, mas também à participação da indústria. “As empresas comprometeram-se conosco para a realização desta primeira edição no Brasil, aderindo em peso ao evento. Isso nunca aconteceu nos outros países onde a CeMAT é realizada”, diz.

Diferente das feiras da América do Norte, onde os profissionais trocam cartões e catálogos ilustrativos, na CeMAT SOUTH AMERICA os visitantes puderam ver os equipamentos em funcionamento. “As empresas expositoras apresentaram suas tecnologias ao vivo, permitindo aos visitantes conhecer o desempenho dos equipamentos e seus diferenciais”, comenta Pech.

A feira é promovida em cooperação com a Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais (CSMAM) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O evento conta também com a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA) como parceira.

Para o presidente da CSMAM, Frank Bender, a realização da CeMAT SOUTH AMERICA veio consagrar um desejo antigo da Câmara de ter um evento que representasse o setor a nível nacional e internacional. “Trabalhamos em conjunto com a Hannover Fairs Sulamerica e com a Deustche Messe AG para fazer desta primeira edição um grande evento e os resultados foram excelentes: a CeMAT SOUTH AMERICA já nasce grande, com a presença das principais empresas do setor”, afirma o executivo.

Segundo Peter Günther, Diretor da Câmara Setorial para Equipamentos de Movimentação de Materiais e Sistemas Logísticos no VDMA, a feira possibilita acesso a todos os mercados BRIC. “Como instituição idealizadora das feiras CeMAT, acreditamos que, juntamente com a feira mundial líder em intralogística – a CeMAT em Hannover – e as suas demais versões em Shanghai, Mumbai/Bangalore e Moscou, o setor de intralogística está sendo representado adequadamente em todos os mercados BRIC“, comenta Günther afirmando ainda que a CeMAT SOUTH AMERICA dará novos impulsos e estímulos para o crescimento do mercado emergente sulamericano.

Atmosfera de negócios -A CeMAT SOUTH AMERICA foi palco para negócios bem sucedidos. Um exemplo foi a venda de uma manipuladora de contêineres chamada reach stacker RS45-31CH feita pela Hyster, do grupo NMHG. A transação foi fechada com a Copersucar, a maior comercializadora de açúcar e etanol do Brasil, ao preço aproximado de R$ 1,2 milhão.

Construída na cidade Nijmegen, na Holanda, a máquina será utilizada nas operações do novo terminal da empresa localizado em Santos, São Paulo. Segundo o diretor de marketing e RH da Hyster, Carlos Roberto O. Carvalho, a empresa participou de uma concorrência com outras empresas do setor e alcançou os requisitos necessários dentro da avaliação técnica feita pela Copersucar. Ainda de acordo com Carvalho, um dos diferenciais da Hyster é contar com a mais antiga distribuidora Hyster do mundo, a Somov.

Para a Still a CeMAT também foi um catalizador de clientes e negócios. “De 100% dos interessados em nossos equipamentos, posso dizer que 15% são clientes novos, que viram o estande e se interessaram em conhecer nossa linha de produtos”, diz Adriana Firmo, gerente comercial da empresa.

Outra consideração que Adriana faz é sobre o encaminhamento de negócios e geração de novas negociações. “A feir serviupara consolidação de uma negociação para a venda de 600 equipamentos para uma única empresa”, comemora a gerente. Outro ponto forte da feira, segundo ela, foi um público mais específico da área. “Quando participávamos de outras feiras, o público era muito diverso. Embora em menor quantidade, o público da CeMAT surpreende pela qualidade”, avalia.

De acordo com, Bert-Jan Knoef, CEO da empresa, as impressões a respeito desta primeira edição sulamericana são as melhores. “As principais empresas que representam nossos equipamentos estavam na feira”, comenta o executivo. Segundo ele, a visitação também estava bastante qualificada. “Recebemos em nosso estande visitantes da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai nos primeiros dias do evento”, comenta Knoef ratificando que seu objetivo é ganhar mercado, principalmente na América do Sul. “A nossa expectativa é que a CeMAT SOUTH AMERICA seja a feira internacional do setor na região”, finaliza.

As expectativas sobre a realização da CeMAT no Brasil também eram as melhores para a Clark, conforme conta seu diretor-presidente, Euclides Azenha. “Estávamos buscando novos eventos nesta área de movimentação de materiais, e a feira apareceu no momento certo”, afirma Azenha. Ele conta que buscavam novos negócios e oportunidades, mas, principalmente, mostrar a marca e seus produtos para um público diferenciado.

A Clark é uma marca americana que em 2003 foi adquirida pelo grupo coreano Young A.N. que comercializa empilhadeiras elétricas contrabalançadas de 3 e 4 rodas, transpaleteiras com e sem operador e empilhadeiras a combustão interna de 1.500 a 8.000 quilos, além de peças genuínas Clark.

A Cascade, fabricante de garfos, garras e acessórios para movimentação de cargas em empilhadeiras, com sede nos EUA e fábricas em diversas partes do mundo, participa regularmente da CeMAT Hannover, realizada na Alemanha. “As feiras com a marca CeMAT são eventos de repercussão internacional e a Cascade, por ser uma empresa global, beneficia-se da excelente divulgação proporcionada”, afirma Ramatis Fernandes, diretor-presidente. De acordo com o executivo, esses resultados são medidos através dos números de visitantes em seus estandes e de negócios fechados. “Por esses motivos não poderíamos deixar de participar da primeira CeMAT SOUTH AMERICA."

Nesta edição sulamericana, a empresa também fez grandes negócios. Com sucesso garantido, a empresa vendeu praticamente todos os equipamentos em exposição. “Grandes empresas como a Bosch e o Grupo Pão de Açúcar, se interessaram e já compraram o iForks, que são capazes de pesar o produto enquanto ele é movimentado”, explica Fernandes. Outros equipamentos como as Garras de Bobinas e o Rotator também foram todos vendidos. “A feira foi um estímulo enorme para o setor. Fizemos muitos contatos nesses quatro dias de exposição, terminamos os negócios muito satisfeitos confirmando presença para a próxima CeMAT em 2013”, conclui.

Já para a nova Tyresfer, inaugurada no início de 2010, apesar de já ter participado de outras feiras do setor, até então não havia fechado negócios em nenhuma delas, como aconteceu na primeira edição da CeMAT SOUTH AMERICA.

O diretor da empresa, Fernando Neubern, há 20 anos na área de pneus e rodas nos segmentos logístico, agrícola, siderúrgico, construção civil, mineração e florestal; conta que o público presente foi bastante profissional. “Quando se tem um público qualificado, com poder de decisão, o resultado é positivo e as vendas acontecem”, destacou Neubern.

Visitação qualificada - José Eduardo Kfuri, diretor Industrial da BYG, enfatiza que a feira surgiu para suprir uma necessidade de expansão do crescimento das empresas do setor de forma qualitativa. “No evento a qualidade do público e dos expositores não se dispersa porque trata-se de uma feira bastante específica para o setor”, comenta. No mercado desde 1979, a BYG levou à feira novas e exclusivas soluções para movimentação de carga e também consolidou a marca com o lançamento da linha de empilhadeiras.

Presente em 100 países e contando com uma filial no Brasil, a empresa alemã Jungheinrich, também esteve presente na CeMAT SOUTH AMERICA para aproximar-se de seus clientes e mostrar seus produtos e serviços. Markus H. F. Grallert, diretor geral da empresa ao lado do diretor internacional do grupo, Michael Weigand, diz que, “com relação às feiras realizadas no Brasil neste setor, a CeMAT ganhou status de excelência”. Ele também comenta sobre os profissionais presentes no evento. “A visitação estava bastante profissional, inclusive fechamos negócios durante o evento. Isso é fora do comum”, comemora Grallert dizendo que o tradicional nas feiras é apenas iniciar tratativas, para, posteriormente, concretizar acordos.

A gerente comercial da empresa no Brasil, Denise Fussi, conta que, além de mostrar a linha completa dos equipamentos aos clientes, possibilitando a visualização de uma solução completa, aproveitou para mostrar como funcionam. “As máquinas de combustão são pouco conhecidas e por isso alguns pensam que são menos resistentes. Pela feira, pudemos demonstrar que elas são máquinas robustas e também servem para situações extremas”, pondera.

Resultados antes e depois da feira- Especializada em produtos para a movimentação de materiais, com uma experiência de mais de 20 anos de mercado, a Paletrans Equipamentos vendeu, durante a CeMAT, três empilhadeiras vendidas da LE e LM (linha leve) além de ter recebido em seu estande, inúmeros clientes interessados. De acordo com Keila Carvalho, gerente de vendas da Alphaquip (revendedora autorizada da Paletrans), grandes negócios também acontecem após a CeMAT SOUTH AMERICA. “Muitas pessoas se interessam por nossas máquinas, fazem muita pesquisa de mercado, mas somente depois é que realizamos vendas importantes.”

O também gerente de vendas da Piazza (revendedora autorizada), Bruno Fernandes, conta que os clientes vêm focados para adquirir determinado produto. “Os equipamentos da linha leve são mais fáceis de vender porque o custo é menor do que uma empilhadeira retrátil, que é muito mais cara.” Para se ter uma ideia, a linha LE e LM custa em torno de R$ 8 mil, enquanto as retráteis, R$ 80 mil. “Por esse motivo os empresários precisam ter certeza que estão levando algo que será realmente eficiente para o seu negócio”, explica.

A Paletrans fabrica os mais diversos modelos de empilhadeiras e transpaletes, projetados para as mais variadas e rigorosas situações de carga e trabalho, inclusive dentro de espaços reduzidos para a sua movimentação. A empresa exporta seus produtos para mais de 20 países.

A Yale também fecha sua participação na CeMAT SOUTH AMERICA com acordos em andamento, segundo conta o gerente comercial da empresa, César Guerreiro. “Conseguimos encaminhar pelo menos 15 novos negócios e efetivar seis”, comemora Guerreiro. Outro ponto alto da participação da Yale para ele foi o fato de toda a equipe estar presente. “Isso permitiu maior interação com o cliente, pois pudemos apresentar todas as etapas de funcionamento de nossas máquinas”, analisa.

No estande da Yale, a grande atração foi um carro de Fórmula 1 simulando parada em ‘pit stop’ que atraiu o público para uma brincadeira de troca de pneus. “Essa simulação serviu para mostrar como é o funcionamento interno da Yale, que privilegia o trabalho em equipe, a velocidade, o foco em um único objetivo e o envolvimento com a realização das tarefas”, explica o gerente. A idéia partiu de uma campanha que já está acontecendo entre os funcionários da empresa com o mote da Fórmula 1 e intuito de motivação profissional.

Atrações paralelas à CeMAT SOUTH AMERICA: Show de Empilhadeiras – de 4 a 7 de abril- No decorrer da CeMAT SOUTH AMERICA, as empresas Byg, Clark, Hyster, Linde, Jungheinrich, Still, Paletrans e Yale fizeram demonstrações práticas de sistemas de carga e descarga. A atração aconteceu na área externa do pavilhão, ocupando 10 mil metros quadrados.

Ao todo, foram 64 apresentações no decorrer da feira, com 15 minutos cada. A Linde levou dois de seus equipamentos: o C4531, empilhadeira de grande porte com capacidade para levantar até 45 toneladas a uma altura de seis metros; e a H25 T392, uma empilhadeira ágil e compacta com eficiência de trabalho por 500 horas contra o tempo mais comum entre similares de 250 horas/trabalho.

Para incrementar o Show, as empresas preocuparam-se em preparar espetáculos artísticos como foi o caso da Jungheinrich. A gerente comercial da empresa no Brasil, Denise Fussi, acredita que isso conferiu um pouco de descontração para o público. “O visitante vem para uma feira de movimentação em que há movimentação”, reflete. A escolha da empresa pela Trupe do Teatro Mágico para entreter o público também faz uma relação com o conceito que a empresa quer mostrar. “Nós optamos pelo grupo pois queremos mostrar que sutileza e leveza não está ligada com fragilidade. O Teatro Mágico mostra isso de forma muito eficiente revelando beleza, força e impactando positivamente com suas apresentações”, destaca.

Já a Still levou ao evento cinco bailarinas e cinco praticantes de Le Parkour. A música “One Step Ahead”, utilizada nas apresentações, foi composta exclusivamente para a empresa. “A música fala sobre estar sempre um passo à frente, que traduz o espírito da Still, de inovação e pioneirismo”, conta Adriana Firmo, gerente comercial da empresa.

Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain - Durante os três primeiros dias de realização da CeMAT SOUTH AMERICA (4 a 6/4), a feira apresentou, graças ao apoio do ILOG - Instituto Logweb de Logística e do SCC – Supply Chain Council-EUA, o Fórum Internacional de Intralogística e Supply Chain.

O Fórum foi voltado para COOs, VPs, diretores e gerentes de logística e supply chain de empresas de diversos setores, com grande peso na economia nacional e influentes no cenário logístico. Todo conteúdo gerado será objeto de negociação junto ao governo e órgãos reguladores, com a voz dos praticantes da logística. Este instrumento tem sido utilizado pelos empresários de diversos países, incluindo EUA e Argentina e, pela primeira vez, agora no Brasil.

Perfil-A CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística aconteceu de 4 a 7 de abril de 2011, das 13h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, Brasil. Sua realização é parte da estratégia da Deutsche Messe AG – maior promotora de feiras do mundo, representada no Brasil pela Hannover Fairs Sulamerica – de realizar investimentos no País em feiras de alto padrão voltadas para mercados chave.

A feira foi promovida em cooperação com a Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e Armazenagem de Materiais (CSMAM) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). O evento conta também com a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA) como parceira.

A CeMAT SOUTH AMERICA reúne todos os segmentos de movimentação de materiais, logística e intralogística destacando as últimas novidades desses setores. É considerada a maior em área de exposição, após a versão alemã, situando-se à frente das edições que acontecem na China, Rússia, Turquia e Índia. A feira reuniu 175 empresas, de 18 países, em uma área de 20 mil metros quadrados. [www.cemat-southamerica.com.br ].

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