Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2011 - 09:45

ABB fornece equipamentos para facilitar acessibilidade ao bondinho do Pão do Açúcar

A empresa foi a fabricante do primeiro motor elétrico do bondinho em 1912, ponto turístico que projetou internacionalmente a imagem do Rio de Janeiro.

São Paulo - Um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais reconhecidos, o bondinho do Pão de Açúcar, receberá um novo acionamento e motor da ABB para o chamado ‘plano inclinado’ do local. Trata-se de um carro com capacidade para até 12 pessoas em uma rampa de 12m que ficará paralela a uma escadaria de três lances. Ele facilitará a acessibilidade, principalmente de idosos, pessoas com deficiências físicas ou dificuldades de locomoção, e também crianças. Os instrumentos proporcionarão economias com a otimização do uso de energia, além do melhoramento da segurança.

O fornecimento da ABB se enquadra no trabalho que vem sendo feito no Rio de Janeiro voltado a modernizar e aprimorar sua infraestrutura para receber os participantes das Olimpíadas e Copa do Mundo. O projeto de transporte de passageiros para o espaço do ‘plano inclinado’ do Pão de Açúcar foi desenvolvido pela ABB.

A localização exata do equipamento será no Morro da Urca, ao lado do novo museu, ligando o plano superior ao plano inferior. A previsão de entrega dos equipamentos eletroeletrônicos é para o meio deste ano. A ABB já havia fornecido para uma grande empresa de mineração um inversor e motor semelhantes com outras finalidades. Além do material entregue haverá treinamento dos operadores do Pão de Açúcar no local, que não precisarão se deslocar até a sede em São Paulo. A equipe da ABB acompanhará o grupo até colocar os produtos em funcionamento.

O projeto envolve um inversor ACS800-11 tipo DTC com encoder, que acionará o motor ABB de indução trifásico com rotor em gaiola. O propulsor elétrico de quase 100 quilos tem 30 HP, frequência de 60Hz, rotação nominal de 1765 giros e tensão nominal de 220/380. O inversor regenerativo entre outras aplicações, também é usado em elevadores de carga e de passageiros. Eles permitem frenagens regenerativas, com total devolução da energia à rede durante as frenagens. Esse inversor regenerativo destina-se operações em ciclos ou que tenham paradas rápidas e de dinâmica elevada, como por exemplo, em elevadores e guindastes.

“No projeto é importante ressaltar que o inversor regenera a energia para rede, com vantagem para toda instalação, porque reaproveita a energia, proporcionando economia”, enfatiza Leandro Missiaggia, engenheiro de aplicação, do setor de inversores de frequência da ABB. Segundo o especialista, a segurança do inversor também se destaca porque uma de suas funções é fazer a checagem elétrica no freio mecânico que está em redundância (ou em paralelo) ao sistema mecânico. “O projeto também prevê proteções elétricas para evitar curtos-circuitos na rede ou em eventuais falhas humanas na operação”, complementa.

ABB ajudou a escrever a história de grandes obras no Brasil- A ABB foi a vencedora da concorrência privada neste projeto competindo com outras companhias do setor. O processo previa a melhor proposta com a solução técnica e comercial (custos, prazos e formas de pagamentos). A empresa operadora do teleférico enviou aos participantes as especificações num descritivo do plano inclinado e assim a ABB dimensionou o motor e os inversores para o projeto.

A empresa é responsável pelo fornecimento do primeiro motor elétrico para o Bondinho e agora está provendo o dispositivo de acionamento. A empresa começou a escrever sua história no Brasil em 1912 fornecendo tecnologia e tornando possível a realização de um dos mais celebrados cartões postais do país - o bondinho do Pão de Açúcar. Daquele início até hoje, toda a trajetória do grupo esteve sempre ligada às diversas fases do desenvolvimento do País. Na opinião de muitos especialistas a ABB ajudou a escrever a história das grandes obras no Brasil.

Presente em mais de 100 países, atendendo necessidades locais, a ABB orienta-se por uma séria política mundial de transferência de tecnologia. Assim a empresa instalou no Brasil, há 50 anos, sua primeira fábrica. Desde então, a ABB foi responsável por iniciativas pioneiras, buscando conhecimento, criando soluções nos segmentos industriais e de energia, impulsionando decisivamente a indústria brasileira para patamares de maior autonomia, desempenho e competitividade. A ABB contribui para tornar o parque industrial brasileiro um dos mais competitivos.

A ABB é líder em tecnologias de potência e de automação que proporcionam aos clientes dos setores industriais e de concessionárias a melhoria de performance energética, enquanto reduz os impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 117.000 funcionários. [www.abb.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira