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27/07/2007 - 10:39

Santander tem lucro de R$ 1,002 bilhão no primeiro semestre

Resultado da operação cresce 73%, para R$ 2,9 bilhões, a carteira de crédito chega a R$ 39,7 bilhões, com destaque para o segmento de crédito ao consumo, que cresceu 28% , as operações para pessoa física aumentaram 30% e as de pessoa jurídica, 28%, e os undos de investimento sob gestão cresceram 42%.

São Paulo - O Santander encerrou o primeiro semestre de 2007 com lucro líquido de R$ 1,002 bilhão, uma evolução de 112% em relação aos R$ 473 milhões registrados em igual período do ano anterior. O resultado da operação - antes de impostos e outros - atingiu R$ 2,9 bilhões no período, representando alta de 73% na comparação com os seis primeiros meses de 2006.

A evolução do resultado da operação é conseqüência do bom desempenho das atividades comerciais das áreas de Varejo e de Atacado, que garantiu incremento nos volumes de 28% em crédito e de 29% em captações. Com isso, o resultado da intermediação financeira cresceu 35%, ao mesmo tempo em que e as receitas de prestação de serviços, seguros e capitalização tiveram um incremento de 36% no período.

O dinamismo da atividade comercial levou o Santander a aumentar sua participação de mercado no segmento de crédito para Pessoa Físicas, de 5,5% para 6%. Os destaques ficaram para os setores de financiamento de veículos, cartão de crédito e crédito consignado, que, juntos tiveram incremento de carteira de 51%, chegando a R$ 8,02 bilhões.Com uma carteira de crédito total de R$ 39,7 bilhões (+28%), as operações para pessoa física aumentaram 30% e as de pessoa jurídica, 28%.

Nas captações, destacaram-se os fundos de investimento sob gestão, que cresceram 42%. As captações totais (fundos e depósitos) aumentaram 29%, chegando a 4,6% em participação de mercado, com um montante de R$ 86,4 bilhões.

O Banco registrou acréscimo das provisões de crédito em 16%, motivado pelo crescimento dos volumes de crédito em 28%. A manutenção e o controle de gastos no período também contribuíram para o crescimento do resultado da operação.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado foi de 23,2%, contra 13,1% registrado no mesmo período de 2006.

Produtos -Para garantir uma nova fase de expansão, o Santander, aproveitando seus investimentos na mais moderna plataforma tecnológica da América Latina, tem se posicionado como banco inovador no lançamento de produtos. Os principais destaques comerciais são o cartão de crédito Santander Free, isento de tarifas para sempre, o cartão Santander Light, com taxa de juros pela metade e com o dobro do limite, o SuperCasa 20, linha de financiamento imobiliário com prestações fixas por 20 anos e os fundos Multi Retorno, que garantiram ao Banco posição de liderança na gestão de fundos multimercado no varejo.

Aposta no Brasil - Mostrando que tem plena confiança na economia brasileira, o Santander anunciou em julho um investimento de cerca de US$ 800 milhões no País, dentro do Projeto Comercial 20.10, com o qual busca consolidar-se, até 2010, como referência do sistema bancário da América Latina. Esse investimento leva em conta o potencial de crescimento da classe média no Brasil, que deverá chegar a 37 milhões de famílias em três anos, sendo que em 2005 eram 29 milhões.

Além disso, segundo o conselheiro-delegado e diretor-geral da Divisão América, Francisco Luzón, está prevista ainda a criação, na América Latina, de um fundo de private equity que pode captar cerca de US$ 1 bilhão para projetos de infra-estrutura, como foco nas áreas de construção, energia, transportes e telecomunicações. Para o executivo, este fundo terá a alavancagem de até 20 vezes, caso necessário, principalmente se houver demanda no Brasil.

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