Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2011 - 11:35

Designer Isabella Blanco lança coleção de joias com história

Brincos feitos com fivelas de cinto art nouveau, pingentes criados a partir de antigos fragmentos de marfim, e muitas outras peças elaboradas com elementos do passado fazem parte da nova coleção da jornalista especializada em colecionismo e antiguidades, Isabella Blanco, que faz sua estreia como designer e lança sua grife Retrô Joias.

Sua paixão por joias antigas vem desde a adolescência, quando começou a desenhar suas próprias peças. Nos anos 1980, cursou “Design de Joias” na Escola Nova, a principal escola de joalheria no Brasil na época, comandada pelo joalheiro e artista plástico Ricardo Mattar. Desde então, não parou mais de projetar para uso pessoal. O hobby acabou virando negócio, e Isabella começou a produzir sua primeira coleção há dois anos, comercializando apenas entre amigas.

A especialização em História da Arte e o gosto pela pesquisa fizeram com que transportasse para suas criações a influência da joalheria e da moda do século XIX, início do XX, seus períodos preferidos. Portanto, cada joia de sua lavra apresenta sempre um componente destas épocas, seja na forma, nas cores do período, ou nos elementos em si, muitas vezes o partido inicial das joias. “É a maneira que encontrei de trazer para o presente alguns retalhos da moda do passado, mas com uma roupagem atual e fácil de usar”, explica a designer, que transformou fichas de jogo de madrepérola (séculos XVIII/XIX) em delicados brincos e gargantilhas.

De animais de baquelite a camafeus vitorianos- Para compor suas jóias, Isabella Blanco – idealizadora da revista Retrô - Coleções & Antiguidades, pioneira no setor na América Latina, publicada e distribuída em todo o Brasil entre 2005 e 2007 –, tem como principal fonte de garimpo as feiras e antiquários que visita na Europa e nos Estados Unidos, onde vive boa parte do ano. De posse dos pequenos tesouros, inicia-se o processo criativo e a transformação dos mesmos em brincos, anéis, colares, pingentes e pulseiras.

Cada item apresenta design exclusivo e é feito artesanalmente. Os materiais variam: metal esmaltado, baquelite e celulóide, marfim (fragmentos de esculturas, pequenas cabeças, animais mitológicos, entre outros), entalhe de pedras como ônix, lápis lázuli, olho de tigre, coral e turquesa; camafeus antigos, e substâncias típicas do período vitoriano como jet, tartaruga, madrepérola e âmbar.

Esses materiais são geralmente montados em ouro 18 quilates (amarelo, branco ou rosa), enriquecidos com gemas como diamante (branco, chocolate e negro), esmeralda, safira, rubi, ametista, granada, citrino, turmalina e pérola, entre outras.

Dividida em cinco linhas – Vitoriano, Nouveau/Déco, Organic, Hollywood Regency e Sterling – a nova coleção da Retrô Jóias traz brincos intercambiáveis, cujos pingentes oferecem duas ou mais variações na mesma peça; versões atualizadas dos famosos ‘sautoirs’, colares longos com pingentes articulados nas pontas, muito usados no começo do século XX; pulseiras rígidas e móveis, criadas a partir de materiais orgânicos como chifre, âmbar e coral, além das gargantilhas onde o camafeu se destaca.

As criações de Isabella Blanco são peças únicas, impossíveis de serem reproduzidas em série porque nascem, necessariamente, de um elemento antigo. Destinam-se a mulheres que já possuem um bom acervo de jóias mais tradicionais e que estão buscando incrementá-lo com itens inusitados. “Minhas jóias guardam a alma de uma época e se destacam por contar uma história. Elas surpreendem sempre, principalmente pelos materiais escolhidos, na maioria das vezes, elementos inesperados na joalheria como uma alça de bolsa art déco. São, definitivamente, jóias com história”, ressalta. .[Isabella Blanco - Retrô Jóias | Escritório: (11) 3035-5566 | Site: www.retrojoias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira