Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2011 - 11:47

Equifax ressalta pontos importantes do Cadastro Positivo durante Seminário

Elias Sfeir, presidente da Equifax no Brasil, líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, participa do Seminário Cadastro Positivo: o D + 1. Durante sua apresentação, o executivo coloca em pauta alguns pontos relevantes sobre o Cadastro Positivo no Brasil.

Nos próximos meses, o Brasil terá a definição sobre a lei do Cadastro Positivo e trará perspectivas, sem precedentes, ao desenvolvimento econômico nacional. A iniciativa acena para o crescimento sustentável da economia brasileira, acompanhando o cenário favorável que estamos vivenciando em diversos segmentos sociais e no ambiente de negócios.

A publicação da Medida Provisória MP 518, no fim do ano passado, começa a redefinir o funcionamento e as práticas de crédito no Brasil. De acordo com Sfeir, o objetivo final é a expansão do crédito em camadas da população sem acesso a este serviço até então, bem como a concessão de crédito a juros mais justos e alinhados ao perfil de pagamento do consumidor. O executivo ressalta que "no entanto ainda é incerto qual caminho será percorrido para permitir essa revolução na prática".

A dinâmica de captura e armazenamento deste gigantesco banco de dados será crucial para determinar o sucesso do cadastro positivo em prol da sociedade brasileira. Nesse sentido, outro fator importante é o custo desta operação. "Suponhamos que o Brasil tenha 50 milhões de consumidores que optaram por participar do cadastro positivo e imagine que cada um deles realize quatro transações financeiras por mês, que podem ser desde contas fixas (água, luz, telefone) até prestações e financiamentos", observa o Sfeir. "Estamos falando de 200 milhões de registros por mês, que deverão ser armazenados e processados para que passem a compor os relatórios de crédito dos cidadãos", pondera o executivo.

Neste cenário, os credores do Brasil que possuem essas informações de pagamento terão que desenvolver estruturas para transferir essas informações aos bureaus de crédito. Os bureaus, por sua vez, terão que processar, organizar e disponibilizar essas informações ao mercado, garantindo e preservando todos os direitos do consumidor.

Todo esse grande volume de transações tem um custo e avaliando este cenário, este custo poderá ser absorvido e repassado às concedentes de crédito, o que pode impactar nas TACs - Taxas de Abertura de Crédito - ou no próprio spread, por exemplo (para cobrir as despesas administrativas da operação). Se esses custos forem altos, a concessão de crédito de pequenos valores, principalmente para os pequenos tomadores, pode ficar comprometida.

Para Sfeir a solução para este caso seria a criação de um processo coordenado e organizado, padronizando a operação para os fornecedores destas informações e viabilizando a distribuição destas informações entre todos os bureaus que processarão este imenso banco de dados.

Essa coordenação garantiria uma operação mais eficiente, aumentando o alcance da informação positiva e reduzindo o custo da operação. Esta forma coordenada de trabalho pode e deve ser organizada pela própria iniciativa privada, ou seja, fornecedores de informações, concedentes de crédito e bureaus, com vistas à efetiva implementação do Cadastro Positivo. Com menor custo de operação e a consequente redução do custo das TACs, será possível oferecer mais crédito para quem já possui, além de viabilizar operações de baixo valor, beneficiando as classes emergentes e de baixa renda. Além disso, a operação coordenada trará ao consumidor a facilidade de autorizar e controlar as suas informações.

A velocidade da implementação coordenada do Cadastro Positivo significa mais pessoas usufruindo de seus benefícios com maior rapidez.

Na medida em que a MP tramita no Congresso Nacional "é possível amadurecer e dar consistência ao Cadastro Positivo, a fim de criar uma dinâmica que coloque em prática o seu incrível potencial para a economia e para toda a sociedade brasileiras", conclui o executivo.

Equifax-Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade a todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998, com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País. | www.equifax.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira