Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2011 - 11:56

“Somos 1 Só” coloca em discussão a relação do homem com o planeta


“Somos 1 Só”, série realizada pelo SESCTV e pela TV Cultura, discute em oito episódios, cada um deles com foco em um tema específico, a relação do homem com o planeta Terra.

Produzidos para televisão, os episódios de “Somos 1 Só” misturam, em doses iguais, documentário com ficção. A parte documental, com cenas diversas, depoimentos de especialistas, entrevistas e opiniões de pessoas nas ruas (‘povo fala’), é, pode-se dizer, o lado sério. A parte ficcional, conduzida sempre por uma dupla de atores, é o lado bem humorado. Em trechos dramatizados, atores interagem com o conteúdo documental sempre com falas e ações irreverentes e engraçadas.

O resultado é original e inovador: os oito episódios de “Somos 1 Só” apresentam um jeito novo de abordar temas complexos como sustentabilidade e sócio ambientalismo (as inter relações do homem com o meio ambiente), uma outra maneira de ver e entender a relação de cada um de nós com nossa casa, o planeta Terra.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, diz que o projeto “Somos 1 Só” vem somar-se às ações que o SESC realiza com a abordagem na sustentabilidade e no equilíbrio do homem com o meio ambiente. “A instituição desenvolve permanentemente atividades que visam tanto a conservação e recuperação ambiental quanto a abordagem educativa, que permite a reflexão e promove mudanças de atitudes, em busca de saídas criativas e equilibradas em prol do nosso planeta”, afirma.

João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta, complementa: Somos1Só’ é uma parceria da TV Cultura com o SESC, com quem temos trabalhado muito bem por muitas vezes. A série trata do tema sem hipocrisias ou bom mocismo, de forma variada, misturando ficção e documentário.”

A cultura e a casca de banana

Oito diretores– A série “Somos 1 Só” tem argumento e direção geral de Ana Dip. O projeto é formado por oito episódios, cada um deles com duração de 50 minutos e abordando os temas Cidade, Consumismo, Cultura, Educação, Espiritualidade, Poder, Produção e Trabalho. Os roteiros foram todos elaborados por José Roberto Torero (seis deles em colaboração com Marcus Aurelius Pimenta, dois em colaboração com Gabriella Mancini), com suporte de um respeitável time de consultores especializados, um para cada episódio: Beto Ricardo, Eduardo Viveiros, Ísis de Palma, Ladislau Dowbor, Marcos Egydio, Márcio Santilli, Mario Sérgio Cortella, Paulo Vaz e Rogério Costa.

Para a direção de cada um dos episódios foram convidados importantes diretores brasileiros de cinema e televisão: Dainara Toffoli, Evaldo Mocarzel, Gilberto Scarpa, Kátia Klock, Kiko Mollica, Lina Chamie, Lírio Ferreira e Toni Venturi. Estes, por sua vez, convidaram as duplas de atores para atuar na parte ficcional dos episódios, entre outros nomes conhecidos como Cássio Gabus Mendes, José Mojica Marins e Mário Bortolotto.

As Peripécias de Kubno e Velva – Adicionalmente aos oito episódios, o projeto “Somos 1 Só” tem também um longametragem, feito a partir de um novo roteiro que recorta e mistura a ficção de todos os episódios, a ser exibido como programa final da série.

Tem ainda vinte “pílulas”, programetes com duração de um minuto e meio, inter programas a serem veiculados pelo SESCTV e pela TV Cultura. Produzidos à parte, pelos mesmos diretores e com as mesmas duplas de atores de cada um dos episódios, as “pílulas” funcionam como teasers da série, mas têm vida própria.

Pobreza, saúde, infância e juventude, desertificação, desmatamento, água e habitação são alguns dos vinte temas das pílulas “Somos 1 Só”, que foram roteirizados, sempre com bom humor, por José Roberto Torero.

A espiritualidade e a sinuca

Os temas foram escolhidos a partir da Agenda 21 – que é um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, apresentado em 1992, no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida por ECO-92. A Agenda 21 constitui uma ousada e abrangente tentativa de promover, em escala mundial, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

E mais: complementa o projeto “Somos 1 Só” um blog de conteúdo dinâmico, atualizado diariamente [www.somos1so.com.br]. Nele são apresentadas informações gerais sobre a série, depoimentos dos consultores e histórias de making of dos episódios.

Uma das seções do blog é o “Relatório Extraterrestre”, hoje com quase 40 ‘posts’. Neles são contadas as peripécias de Kubno e Velva, tralfamadorianos que chegaram à Terra na nave estelar Vork. Em missão de exploração de novos mundos, em nosso planeta Kubno e Velva têm por objetivo investigar “se a Terra tem condições de ser admitida na Confederação Planetária Unida de Lealdade Ambiental, a Copula”.

A narrativa de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta é feita sempre com grandes doses de humor, e ao mesmo tempo marcada por críticas contundentes aos problemas terrenos associados às relações dos humanos com o meio ambiente.

Do Riso à Reflexão – Ana Dip, responsável pela concepção do projeto a “Somos 1 Só” e diretora geral da série, conta que começou a trabalhar a ideia há aproximadamente quatro anos. “Queria tratar de temas sérios, relevantes e cada vez mais oportunos como meio ambiente e sustentabilidade, mas evitando a ‘chatice’ do tom professoral”, diz Ana Dip. A partir dessa premissa básica, ela convidou para participar do projeto o conhecido autor e roteirista José Roberto Torero.

“Uma das marcas do Torero é o humor que permeia todas as suas criações, e eu entendia ser o humor fundamental para tratar de questões pesadas”, explica Ana. Segundo ela, a grande ‘sacada’ para introduzir humor nos episódios foi misturar documentário com ficção.

Outra boa ideia foi batizar os episódios com nomes curiosos e sugestivos. Assim, os títulos originais transformaram-se em A Cultura e a Casca de Banana , O Poder e o Bang-Bang , A Educação e o Mosca Morta , O Trabalho e o Português Gostoso , A Espiritualidade e a Sinuca , A Produção e Cocô de Minhoca , A Cidade e a Pizza e O Consumismo e a Corda do Relógio . “O conteúdo ficcional permite brincadeiras”, diz Ana Dip, “brincadeiras que no primeiro momento provocam o riso mas depois levam o espectador à reflexão”.

Ela dá como exemplo dessas tiradas bem humoradas as “participações especiais” nos episódios de personalidades como... Borba Gato, Copérnico, Darwin, Freud, Rousseau e até Robinson Crusoé e o Saci Pererê. Diversos atores personificam cada uma dessas figuras, que inesperadamente surgem em meio à narrativa e, do alto de sua autoridade, oferecem curiosos e relevantes pontos de vista relevantes sobre os temas abordados.

Definidos os temas, os roteiros foram elaborados após discussões com consultores – um para cada episódio –, para que se tivesse sempre um conteúdo bastante consistente. E foram “roteiros fechados” que Ana Dip entregou a cada um dos oito diretores convidados. As filmagens foram realizadas entre Outubro e Dezembro de 2010, e cada um deles trabalhou com sua própria equipe, com liberdade total.

“Como os diretores têm linguagens diferentes, o resultado é que no conjunto os episódios de “Somos 1 Só” têm ‘punch’ para atrair e atingir diferentes públicos. ”SOMOS 1 SÓ” NA TEVÊ – Os oito episódios da série “Somos 1 Só” serão exibidos pelo SESCTV entre 15 de abril e 03 de junho ( sextas-feiras), às 20 horas – com reapresentações, na semana posterior, em horários diversos.

“Somos 1 Só - Ficção”, longa-metragem que complementa a série, será exibido no domingo [05/06], às 21 horas. A partir de 10 de maio a série será também exibida pela TV Cultura. [www.sesctv.sescsp.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira