Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2011 - 08:53

NBN lança na Fimec sensor de temperatura sem fio que monitora por ondas de rádio as condições internas dos fulões de curtimento


Equipamento diminui carga poluente, reduz gastos de energia e aumenta produtividade.

No ano em que comemora 25 anos de atuação, a NBN Automação Industrial apresenta na Fimec 2011 uma novidade que otimiza o dia a dia dos curtumes. Trata-se do sensor de temperatura sem fio, que pode ser instalado em qualquer tipo de fulão (equipamento onde são feitas as várias etapas do processo de curtimento do couro).

A primeira versão do equipamento monitora a temperatura do banho no interior do fulão com até três termômetros.

O produto desenvolvido pela NBN é uma ferramenta simples e de baixo custo que possibilita o monitoramento do que ocorre no interior do fulão de curtimento. O monitoramento da temperatura melhora o processo, promovendo a diminuição da carga poluente e redução dos gastos de energia e produtos químicos.

Com o sensor indicando a situação dentro do fulão, o processo sempre ocorrerá na temperatura ideal. Em caso de o banho ultrapassar o limite pré-programado de temperatura, um alarme alertará o técnico para que este possa tomar as providências necessárias para evitar um problema na produção, ou até mesmo um acidente grave.

A instalação do TF 01 é muito simples, já que não existem fios que interliguem os termômetros à unidade receptora. Basta fixar o cabeçote de leitura e a caixa plástica com o sistema transmissor na parede lateral do fulão. O link de rádio digital é de baixa potência e opera na frequência “ISM” que é liberada pela Anatel. O equipamento pode ser instalado em qualquer tipo de fulão.

A NBN partiu de um design muito simples, que resolve o maior problema dos curtumes, que é medir a temperatura do banho de um fulão comum sem ter que instalar complicadas e caras uniões rotativas.

A possibilidade de monitorar a temperatura da água usada nos diferentes processos de curtimento possibilita economia, pois a temperatura correta otimiza o rendimento dos produtos químicos usados no curtimento. O sistema acaba com o risco de choque térmico sobre a matéria-prima, o que resulta em perda de área do couro, pelo encolhimento das fibras.

Medidoras de rolos óticos para evitar perdas faturamento- Entre os destaques da NBN na Fimec 2011 estão suas medidoras para couros acabados. Para estes, o sistema com rolos óticos MDRoll garante ganhos de até 4% na medição do couros acabados e semi acabados. Para os curtumes de wet blue, o sistema de medição “InfraBlue” com tecnologia de infra-vermelho ganha sua terceira geração, garantindo ainda mais a exatidão na medição e classificação da matéria-prima.

O diretor comercial da NBN Automação Industrial, Ulf Bogdawa, chama a atenção para o fato de que “para curtumes de médio porte”, o equipamento de rolos ópticos “MDRoll” se paga no prazo de no máximo cinco meses, somente com o fim das perdas na medição”.

As medidoras da NBN podem ser conectadas a sistemas de gerenciamento do estoque dos curtumes, informando sua produção “on line”. Também podem gerar os códigos de barra, permitindo o controle exato da produção do curtume.

A NBN- Fundada em setembro de 1986, a NBN Automação Industrial iniciou suas atividades atendendo as demandas das indústrias de curtumes, fornecendo sistemas de dosagem e medição automatizada de água e insumos químicos. Com o passar do tempo esta tecnologia passou a ser aplicada também em outros setores industriais, como têxtil, químico, papel, dentre outros.

Além da sólida participação no mercado brasileiro, a NBN tem clientes em diversos países das três Américas, na Ásia e na África, o que demonstra a atualização tecnológica e o alinhamento com as tendências internacionais de mercado.

A empresa fabrica sistemas de medição e dosagem de produtos químicos que utilizam as tecnologias gravimétricas (peso) e volumétricas. Para a indústria de curtumes também são produzidos sistemas de automação de fulões e sistemas de medição e classificação de couros wet blue e acabados.

Há dois anos atua no mercado de gerenciamento de recursos hídricos, onde desenvolve e fabrica sistemas de coleta e análise remota de dados físicos e químicos de águas naturais e industriais. Os sistemas de análise remota evitam o alastre de desastres ecológicos pois alertam autoridades no momento em que captam as anomalias. [O endereço da NBN na Fimec é corredor E no Pavilhão 3].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira