Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2007 - 10:55

Flores dão novo colorido ao semi-árido Cariri da Paraíba

Além da produção de produtos orgânicos, programa de agricultura familiar proporcionou a surpresa do cultivo de flores na região mais seca do Estado.

Campina Grande - Uma iniciativa surpreendente traz novas cores para a paisagem da região do Cariri paraibano. Na zona rural do município de Monteiro, o colorido das flores que desponta em meio à plantação de frutas e hortaliças é a realização de um antigo sonho da agricultora Maria Luzinete, 48 anos, que sempre esbarrou nas dificuldades impostas pelo clima seco típico do semi-árido nordestino.

O desejo da agricultora de ver as flores sendo colhidas do solo do Cariri só foi possível com o sistema de irrigação por gotejamento viabilizado pelo programa Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). Desde o último mês de março, Maria Luzinete faz parte do grupo de 21 pequenos produtores rurais beneficiados pelo programa na região. A aplicação do PAIS resulta de uma parceria entre Sebrae, Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional.

"Quando vi que esse tipo de irrigação garantia a produção da roça em todos os meses do ano e não apenas no período das chuvas, percebi também que a minha vontade de plantar flores poderia ser atendida. Estou feliz por cuidar da terra sabendo que ela me oferece de tudo um pouco", diz a agricultora, que passou a levar ramalhetes de flores junto com as frutas e verduras para vender nas feiras-livres da região.

Para José Braz, gerente da agência Sebrae em Monteiro, as flores surgiram como uma bela e perfumada surpresa. "O PAIS prevê a produção de frutas e hortaliças a partir da irrigação por gotejamento e sem a utilização de agrotóxicos. As flores chegam como uma nova possibilidade, e para isso pretendemos capacitar Maria Luzinete e outros produtores que tenham interesse em seguir os seus passos", comenta.

Agricultura e produtos saudáveis - Implantado há quase um ano no Cariri da Paraíba, o PAIS tem como foco o atendimento ao pequeno produtor rural. Com um investimento de R$ 3 mil, as unidades produtivas são instaladas em áreas de um hectare e beneficiam as comunidades com disponibilidade mínima de água. O sistema é organizado em forma de círculos, em que a irrigação é feita a partir de uma caixa d'água que retira do poço a água distribuída por gravidade.

"Outro aspecto relevante do programa é a ausência de agrotóxicos no processo de produção. Misturas como a da cinza com esterco, leite e capim, depois de fermentados e adicionados à água, servem para adubar a terra e combater as pragas. Essa alternativa de defensivo agrícola implica na redução de custos e garante a certificação como produto orgânico", explica o engenheiro agrônomo Newton de Novaes, consultor do Sebrae na Paraíba.

Toda a produção local já tem endereço certo para a sua comercialização. Além de alguns supermercados e mercadinhos da região, os produtores contam com as feiras de produtos orgânicos das cidades de Monteiro e Sumé. Essas feiras são resultado de uma parceria com o Projeto Dom Hélder Câmara, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Com pequenas mudanças, acompanhamento técnico e diversificação da produção, os agricultores começam a viver outra realidade. É o caso da família de João Aranha, que chega a faturar R$ 300/semana. "Antes, não entendíamos o valor e a importância das frutas e verduras plantadas e colhidas sem o uso de agrotóxico. Hoje, não só levamos esses produtos para vender na feira como também para as nossas mesas", revela o agricultor.

Expansão - Atualmente, o PAIS conta com 21 unidades produtivas espalhadas pelos municípios de Monteiro, Sumé, Prata, Ouro Velho, Livramento, Serra Branca, Congo, Zabelé e São João do Tigre. Até o outubro, a região do Cariri paraibano deve ser contemplada com mais 69 unidades, totalizando a meta de 90 famílias de pequenos produtores rurais atendidas pelo programa.

Para tanto, os produtores selecionados passam por um processo de capacitação de três dias onde são apresentados às técnicas de produção de hortaliças e frutas orgânicas. Os últimos grupos de agricultores capacitados pelo PAIS ocorreram nas cidades de Monteiro, no período de 11 a 13 de julho, e em Gurjão, de 17 a 19 de julho. | Sebrae na Paraíba - (83) 3218-1000 | Por: Valter Roque/Sebrae Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira