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12/04/2011 - 09:19

IBM Brasil anuncia novas regiões para a estratégia de expansão geográfica

Companhia amplia seus investimentos para 35 cidades com alto potencial de crescimento no mercado de TI.

São Paulo– No ano em que celebra seu centenário, a IBM reafirma seu foco nos países em desenvolvimento, com destaque para o Brasil, onde há grande potencial de geração de negócios. De acordo com a consultoria IDC, o mercado brasileiro de Tecnologia de Informação (TI) terá crescimento de 13% em 2011, somando US$ 39 bilhões em investimentos. Para aumentar ainda mais sua capilaridade e atender às novas oportunidades em âmbito nacional, a IBM anuncia a ampliação de sua estratégia de expansão regional para 35 novas cidades-foco em 2011. A IBM sempre esteve presente nas principais cidades do país e a estratégia de expansão regional permite que a empresa desenvolva uma estrutura de atendimento, por meio de novos escritórios ou parceiros de negócios, para reforçar sua atuação em localidades onde atuava de forma menos intensa.

Distribuídas por todo o País, as novas localidades contam com o atendimento de funcionários IBM e de seus Parceiros de Negócios aptos a prestar serviços em diversos setores como infraestrutura, varejo, finanças, telecomunicações, saúde e educação. Apenas em 2010, a IBM ampliou em 30% seu número de parceiros - hoje chegam a 1.700. A atuação das revendas, integrada às equipes da IBM, é importante para a identificação das demandas específicas de cada indústria e das soluções adequadas de acordo com as necessidades dos clientes. Os resultados desse investimento da companhia na venda indireta já são expressivos. No ano passado, a parceira Brastorage, que iniciou operação no Rio Grande do Sul, aumentou em 200% sua receita em relação a 2009. Já a Minascom, que atua em Tocantins, Goiás e Distrito Federal, teve receita de R$ 27 milhões em 2010, o que representa um crescimento de 33% em relação ao ano anterior.

“A ampliação do número de cidades-foco da IBM é um indicador claro do sucesso de nossa estratégia. Para atender os novos mercados, operamos com um modelo integrado de prestação de serviços, que mescla gerenciamento presencial e online. Essa flexibilidade permite o atendimento aos clientes a partir de qualquer localidade, o que garante custos competitivos, excelência e padronização de processos”, explica a nova líder de expansão regional da IBM Brasil, Carla Queiroz.

A estratégia de expansão regional também tem o objetivo de identificar oportunidades que fomentem a economia regional, o que inclui, além das revendas, desenvolvedores de software independentes e instituições de ensino. Por isso, em 2010, o programa Smart Professional foi responsável por 18 parcerias com Instituições de Ensino Superior em todo o País, contando com mais de 1.500 participantes. A iniciativa reúne profissionais, professores e estudantes universitários para capacitação em tecnologias IBM. Os temas da capacitação são definidos pelas empresas da região, o que garante sua adequação às necessidades locais. Este ano, novas instituições farão parte do programa.

Além de oferecer diversas soluções, como consultoria, análise e otimização de informações de negócios, cloud computing, terceirização de infraestrutura, data center, storage, servidores e softwares para gestão da informação, colaboração e segurança, a IBM também pode levar a essas regiões tecnologias que ajudem as cidades a funcionar de forma mais inteligente, o que para muitas delas será ainda mais crucial com a aproximação do jogos da Copa de 2014. Entre as novas cidades-foco da IBM estão Manaus (AM), Natal (RN), Cuiabá (MT), Cascavel (PR), Pelotas (RS), Juiz de Fora (MG) e Bauru (SP).

Globalmente, a estratégia de expansão regional da IBM tem foco em economias em crescimento, incluindo Brasil, China, Índia, África e Oriente-Médio. Esses países fazem parte da unidade de Growth Markets da companhia, criada em 2008. Em 2010, a receita dessa unidade cresceu 16% em relação a 2009. No 4Q de 2010, a receita de Growth Markets aumentou 15% se comparado ao mesmo período de 2009. Se considerarmos apenas os BRIC, o crescimento do trimestre foi de 19% em relação a 2009.

A expectativa é que a unidade de Growth Markets chegue a 30% da receita da IBM até 2015. Desde 2005, esses mercados têm expandido sua contribuição à receita da IBM em um ponto a cada ano, tendo crescido pelo menos 8 pontos a mais que os países maduros nos últimos três anos. | www.ibm.com/br

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