Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2011 - 09:27

Hospital de Câncer de Barretos faz vacinação contra HPV em estudantes de escolas estaduais

Ação dará sequência a estudo inédito no País para definição de modelo de imunização.

São Paulo - O Hospital de Câncer de Barretos prepara a sequência do estudo inédito sobre vacinação para prevenção contra o HPV. Nessa segunda fase, que começa hoje, serão vacinadas cerca de 1.000 meninas matriculadas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental de 11 escolas estaduais do município de Barretos. Todas as alunas vão receber gratuitamente a vacina quadrivalente contra o HPV, a única que protege contra os quatro tipos mais prevalentes do vírus - dois deles são oncogênicos (16 e 18), ou seja, podem causar câncer, e os outros dois (6 e 11) são responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais.

Antes de serem vacinadas, as meninas passam por um questionário e devem ter autorização prévia dos pais. A primeira dose ocorrerá em abril e as próximas serão em junho e outubro. O vírus HPV é transmitido, principalmente, por meio de relações sexuais e pode causar verrugas na região dos genitais e também o câncer no colo do útero. Cerca de vinte mil mulheres brasileiras têm o diagnóstico da doença todos os anos, no Brasil.

A primeira fase começou em setembro de 2010 com a aplicação da primeira dose em cerca de 600 alunas. Esta primeira etapa terminou em março desse ano e contou com o trabalho da equipe do Hospital de Câncer de Barretos, dentro de oito colégios, seis particulares e dois municipais. Dois meses antes do início da vacinação, profissionais de saúde abordaram a prevenção da doença, formas de contágio, consequências epidemiológicas (retransmissão do vírus via relação sexual) e a iniciativa da vacinação gratuita. O estudo avalia a aceitação de um programa de vacinação realizado no ambiente escolar. Também avalia o conhecimento das questões ligadas ao HPV, a eficácia dos métodos de divulgação do programa e sua influência nas mães das meninas vacinadas. Os resultados obtidos em Barretos poderão ser replicáveis em 80% dos municípios brasileiros, pois eles têm as mesmas características populacionais.

Todos os anos, ao redor do planeta, cerca de 540 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero e cerca de 250 mil morrem vítimas da doença. Com o programa de vacinação contra o HPV aliado à mais a alta cobertura de Papanicolaou deste município, em torno de 65%, que é um índice comparado ao da Finlândia, um dos mais altos do mundo, acredita-se que, em dez anos, o câncer de colo do útero poderá ser praticamente erradicado em Barretos.

Realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Barretos e a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a campanha é feita por uma equipe do hospital dentro das escolas. A MSD, laboratório fabricante, doou 6.000 mil doses da vacina para o hospital. Para a completa imunização são necessárias três e no Brasil, a vacina está aprovada pelo Ministério da Saúde para ser utilizada em mulheres de 9 a 26 anos.

“O estudo é um projeto pioneiro no Brasil e tem o objetivo de avaliar a melhor forma de oferecer a vacina contra o HPV para a população brasileira. Acreditamos que disseminando a cultura da vacinação por meio das escolas, poderemos cumprir as metas de sua aplicação de uma forma mais efetiva.”, diz José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani, coordenador do Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos e do projeto da vacinação.

A primeira fase da campanha realizada em estudantes de escolas municipais e particulares de Barretos foi um sucesso com adesão superior a 85% O médico lembra que, mesmo imunizadas, as adolescentes devem usar camisinha para se proteger de outras doenças sexualmente transmissíveis e não devem deixar de realizar o exame de Papanicolaou regularmente.

O estudo clínico é o primeiro estritamente brasileiro relacionado à vacinação contra o HPV e visa apontar se o modelo da implementação da vacina nas escolas é eficaz. “Estima-se que em países onde a vacina é disponibilizada nos postos de saúde, a adesão das meninas e adolescentes fique entre 20% e 30%. Em projetos como na Austrália, onde a vacinação ocorre nas escolas e a vacina quadrivalente é disponibilizada na rede pública, a taxa é superior a 80%”, reitera o médico.

Perfil-A MSD é uma nova empresa farmacêutica global, fruto da fusão, em 2009, entre duas empresas tradicionais na área de saúde: a Merck Sharp & Dohme e a Schering-Plough. A MSD é líder global na área de cuidados com a saúde e conta com uma linha diversificada de medicamentos, vacinas e produtos para a saúde humana e a animal. Esse portfólio inclui atualmente mais de 15 produtos em fase avançada de pesquisa, em áreas terapêuticas fundamentais, como cardiologia, diabetes, neurologia, infectologia, doenças respiratórias e distúrbios neurológicos. Além disso, é uma empresa comprometida em ampliar o acesso a seus medicamentos para o maior número de pacientes possível, por meio de programas abrangentes de educação em saúde dirigidos à população e doação de seus medicamentos às pessoas que deles necessitam.

Conhecida globalmente como MSD (somente nos EUA e Canadá a empresa é denominada Merck), conta atualmente com cerca de 106 mil funcionários e opera em mais de 140 países. No Brasil, tem seis unidades fabris, nos estados de São Paulo e Ceará, e emprega mais de 2.000 funcionários.

Hospital do Câncer- Quarto serviço do mundo em excelência técnica oncológica, o Hospital de Câncer de Barretos registra três mil atendimentos/dia, sendo 100% via SUS, acolhendo pacientes de todo o Brasil.

Em 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país e em 2007 foi certificado em proficiência pelo ONA (Organização Nacional de Acreditação Hospitalar).

O hospital fechou o ano de 2010 com 484.269 atendimentos realizados a 50.865 pacientes vindos de 1.372 municípios de todos os 27 estados do país - um recorde de cobertura.

Além disso, reúne 250 médicos e mais de 2,5 mil funcionários. Mantém, ainda, 13 alojamentos oferecidos gratuitamente a pacientes e acompanhantes de doentes, com 650 lugares. [www.cliquecontraocancer.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira