Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 10:25

Tecnologia desenvolvida em Santa Catarina é utilizada para solucionar problemas sonoros em São Paulo

Sistema de simulação acústica computadorizada, desenvolvido por pesquisador catarinense, é utilizado para amenizar ruídos e problemas acústicos no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Um simulador de ambientes capaz de prever o comportamento acústico e permitir aos engenheiros e arquitetos ouvir as reações sonoras de edificações, tanto em fase de projeção quanto em fases posteriores, quando as estruturas apresentam problemas pela falta de planejamento.

Essa foi a solução desenvolvida e aplicada pela empresa catarinense Eco Acústica para solucionar os problemas sonoros no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que, antes mesmo da inauguração, apresentava problemas de ruídos e ecos, que prejudicavam a inteligibilidade de palestras e eventos nos seus principais auditórios.

Através do sistema desenvolvido, a Eco Acústica pôde identificar as falhas e, a partir de testes e simulações virtuais, analisar o comportamento de diferentes técnicas e materiais que poderiam ser utilizado para amenizar e eliminar os problemas. O projeto acústico dos auditórios do Parque Tecnológico de São José dos Campos considerou que as principais atividades desenvolvidas no local são aulas e palestras e, por isso, houve uma grande preocupação com a eliminação do eco no local.

“Com esse software, conseguimos fazer uma ‘maquete acústica’ onde simulamos a reação sonora do ambiente tratado, projetamos o tratamento acústico mais adequado para cada situação e, conseqüentemente, reduzimos custos na reforma, uma vez que diferentes materiais puderam ser testados através do ambiente virtual”, explica Márcio de Avelar Gomes, sócio da empresa Eco Acústica, incubada no Midi Tecnológico de Florianópolis.

A grande novidade do simulador, é a possibilidade de se “ouvir” projetos de construções, o que elimina significativamente os gastos para corrigir problemas futuros. “O princípio do programa está em prever o comportamento acústico de um ambiente desenhado e projetado em computador, como qualquer projeto de engenharia ou arquitetura.

O Canário prediz parâmetros pertinentes ao projeto acústico de ambientes fechados e permite que se ouça como será o comportamento sonoro em salas de cinema, teatros, auditórios, entre outros”, explica Gomes.

Tecnologias similares já são utilizadas em países desenvolvidos, como Suécia, Alemanha e Dinamarca. A idéia de desenvolver o sistema no Brasil repercute, sobretudo, em economia, tanto em relação à aquisição da tecnologia por arquitetos e engenheiros brasileiros quanto na eliminação de prejuízos causados por erros durante a construção. “Quando planejado junto com a planta da construção, o projeto acústico representa de 5% a 10% do custo total da obra. Entretanto, quando se tem que corrigir um erro resultante do mau planejamento acústico, esses valores aumentam muito, podendo fazer com que somente a reforma atinja 40% ou 50% do valor da obra inteira”, completa Gomes.

Entre os locais que mais necessitam de reformas após a conclusão da obra estão auditórios, cinemas e salas de aula. “Além da inteligibilidade ficar comprometida, entre outros problemas, o mau planejamento pode afetar a saúde. Em professores, por exemplo, a saúde vocal fica muito comprometida. Em ambientes industriais e urbanos, a falta de planejamento pode causar perda auditiva, estresse e distúrbios do sono entre trabalhadores”, afirma.

A empresa - A Eco Acústica é uma empresa que desenvolve projetos e presta serviços nas áreas de vibração, acústica e controle de ruídos. A empresa desenvolve projetos acústicos residenciais, comerciais e industriais, avalia o desempenho acústico em ambientes construídos e realiza laudos e medições acústicas. Atualmente, a empresa está incubada no Midi Tecnológico de Florianópolis, entidade mantida pelo Sebrae / SC e gerida pela ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia. | * Núcleo de Comunicação da Incubadora MIDI Tecnológico -Rua Lauro Linhares, 589, 3º andar. Florianópolis - SC. CEP 88036-001 | Site www.ecoacustica.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira