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12/04/2011 - 10:42

Mastra esclarece dúvidas sobre a análise de ruído

A inspeção veicular na capital paulista reprova os veículos caso excedam o limite de ruído em decibéis estipulado pela portaria 129 da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Os paulistanos proprietários de automóveis que passaram pela inspeção veicular obrigatória já perceberam as mudanças introduzidas este ano na aferição dos veículos. A mais significativa é a análise de ruído dos carros como critério de aprovação.

O veículo terá que ser aprovado neste teste e no de emissão de poluentes, que já é realizado desde 2008, para obter o selo de aprovação. Os proprietários precavidos devem se atentar aos ruídos e, se for o caso, procurar um especialista antes da inspeção. Em caso de reprovação, o prazo para resolver o problema é de um mês até o agendamento de um novo teste. Quem perder o prazo terá que pagar a taxa de inspeção novamente.

O gerente de engenharia da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, esclarece as principais dúvidas sobre a análise de ruído realizada na capital paulista.

1. Porque a análise de ruído foi incluída da IVA em 2011? A emissão de ruído de um veículo automotor é um dos principais fatores que contribuem para a poluição sonora urbana e é controlado por lei, quando da homologação do veículo zero quilometro. Além desta homologação inicial, é também previsto por lei, a verificação anual dos níveis de emissões de ruído junto da inspeção de gases. Como havia algumas dificuldades técnicas para a realização dos ensaios foi necessário criar um método alternativo para que os resultados das medições se tornassem representativos e confiáveis e após esta etapa finalmente a análise de ruído foi implantada.

2. Qual a sua importância? Ocorre que com o uso do veículo há desgaste do sistema de exaustão veicular (escapamento) aumentando substancialmente a emissão de ruído quando o mesmo está danificado e, portanto fazer esta análise exige que o proprietário se preocupe em manter o veiculo com a manutenção em dia.

3. De que forma a análise de ruído ocorre? Como previsto por lei, a inspeção ocorre anualmente juntamente com a análise de gases. A única diferença é que ela é aleatória ou por suspeita do inspetor de que o veículo esteja irregular, assim ele é encaminhado para a medição.

4. Quais as principais consequências do ruído no sistema de exaustão e para a parte mecânica dos automóveis? Quando o sistema de exaustão se apresenta com ruído irregular significa que já perdeu parte de sua função e com certeza irá alterar as condições de consumo de combustível.

5. O limite de ruído fixado pela legislação varia dependendo do carro? No caso da cidade de São Paulo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente adotou os valores divulgados pelas montadoras e os oficializou na Portaria 129/2010. Assim sendo, para cada ano/modelo/motorização foram adotados valores limites diferentes. | Equipe Alfapress

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