Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 10:35

O “Aborrecente” é um jovem mau-humorado

Cuidado ele pode estar sofrendo de distimia... Sabe aquele personagem, o Zangado da história da Branca de Neve? Está sempre de cara amarrada, sempre irritado? Muitas vezes convivemos com pessoas assim, rabugentas ,brigando o tempo todo. De mal com o mundo.

A Organização Mundial de Saúde informa que “jovens distímicos têm grande chance de apresentar um quadro de depressão grave no final da adolescência. Alguns deles, inclusive, podem vir a abusar de drogas como auto-medicação, se não forem tratados a tempo”. Segundo a OMS 70% dos adultos que chegam com depressão nos consultórios médicos, tiveram história na infância ou adolescência de distimia.

No Brasil, o quadro é praticamente igual. Dr. Fabio Barbirato, neuropsiquiatra e diretor do Departamento de Psiquiatria Infantil da APERJ, vem desenvolvendo há cerca de 10 anos um trabalho de pesquisa e tratamento da Depressão em crianças e adolescentes. Ele afirma que, “no biênio 2005/2006 - cerca de 28,8% de dos adolescentes atendidos nos consultórios com Depressão, apresentaram uma história de mau-humor desde a infância.

Dr. Fábio indica ainda que, “se você ou seu filho têm pelo três destes sintomas abaixo, deve procurar um especialista para ser feito um diagnóstico. Caso seja constatada depressão, deve-se iniciar imediatamente o tratamento”.

Sintomas de distimia: .humor irritável | .fadiga crônica (está sempre cansado) | .baixa auto-estima | .recuo social (isolamento) | .perda generalizada do interesse e prazer | .sentimentos subjetivos de irritabilidade | .pessimistas e desesperançosos | .meditam sobre o passado | .dificuldade de atenção (com preguiça na escola) | .medrosos e indecisos.

Como tratar a distimia? Jovens pacientes devem receber um tratamento interdisciplinar, envolvendo médico, psicoterapia, orientação de pais e escola. A junção de pais e escola é muito importante para ajudar o jovem a desenvolver todas suas habilidades social e acadêmica.

Dr. Fábio Barbirato é diretor do Departamento de Psiquiatria Infantil da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro / APERJ, e vai estar dando um curso sobre Transtorno de Humor durante a XVI Jornada de Psiquiatria da APERJ nos dias 17 e 18 de agosto no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira