Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 10:24

Consultoria apoia executivos e empresas em negócios com a China

W!N promove treinamentos e aproxima o mercado brasileiro da cultura chinesa.

Embora tenha acontecido na década de 80, a abertura da China motivou poucas empresas brasileiras a se aventurarem por lá. Nos EUA este movimento foi mais intenso, e até 2020, 42% das empresas americanas exigirão o domínio do Mandarim (University of Phoenix Research Institute)

No Brasil, o interesse começou a surgir a partir de 2000 especialmente com a entrada da China na OMC. Hoje esse interesse é indiscutível, e a China está no centro das atenções quando se trata de negócios. Porém, existem barreiras culturais a serem superadas para estreitar o relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros e chineses.

Visando preencher essa demanda no mercado, a executiva Ling Wang, abriu há 8 anos, a consultoria W!N. “Por eu ser chinesa, muitos amigos e contatos de trabalho pediam ajuda para localizar parceiros comerciais, traduzir ou explicar o teor de documentos e contavam cases de negociações para ouvir minha opinião. Com o tempo, muitas consultas vinham de empresas de porte expressivo e com know-how de fazer negócios com a China.”, conta Ling sobre o momento em que vislumbrou a oportunidade de oferecer serviços sob medida para as empresas que compravam da China. “As diferenças culturais impactam nos negócios”, garante.

O que a W!N propôs ao mercado – e deu certo – foi ajudar as empresas brasileiras a compreender essas diferenças e a formar relacionamentos de longo prazo com os parceiros chineses. A consultoria pode ser a porta-voz de uma empresa em todas as suas comunicações com a China; acompanha grupos ao país; ou oferecerem serviços mais pontuais como treinamentos e workshops a equipes dentro das empresas.

“Os treinamentos são eficazes, pois ajudam o profissional a compreender as diferenças de costumes, hábitos e a cultura negocial dos chineses, que adoram competir e negociar”, explica Ling. “Dessa forma, nosso cliente consegue antecipar as potenciais áreas de conflito e se preparar para ganhar o respeito dos parceiros chineses”, completa.

Preparação quando se trata de China é fundamental, já que sua cultura e forma de negociar não se parecem com outros modelos com que o Brasil já está acostumado como o americano ou alemão. “Para os chineses a percepção de urgência é completamente diferente da nossa; respeito à hierarquia é importantíssimo; não se pode constranger seu interlocutor em nenhuma hipótese; beijos e abraços no primeiro encontro de negócios não são bem vistos; e negociações primordiais são feitas durante jantares. Para eles, refeições e negócios estão intimamente ligados”, exemplifica Ling. “Em treinamentos, ensinamos como escolher os lugares da mesa, pois pode ser uma falha grave colocar um importante diretor ao lado de um funcionário menos qualificado. Mostramos também como recusar uma bebida sem ofender o anfitrião”.

Instituições financeiras, governos e indústrias procuram a W!N para conhecerem melhor as características do mercado chinês, identificar parceiros adequados e aprenderem maneiras de interagir e negociar com chineses.

Crescendo substancialmente a cada ano, a consultoria de Ling Wang quer se tornar referência no mercado para servir de ponte entre empresas que desejam vender produtos e serviços para a China. “O governo da China tem tomado diversas ações para aumentar o consumo interno e acreditamos que há oportunidades para produtos brasileiros. Queremos aumentar nossa atuação assessorando as empresas que querem alcançar o mercado chinês e que precisam fazer a lição de casa antes de partir para a China”.

W!N- Sob o comando da sócia Ling Wang, a W!N Education, Business Support atua há 8 anos no mercado prestando serviços a empresas brasileiras que buscam fazer negócios com a China e Taiwan. A W!N prepara equipes para negociações com empresas chinesas, busca parceiros comerciais para linhas de produtos, apoia processos de busca de profissionais biculturais e expatriação. A W!N já atendeu clientes como Banco Itaú, Vivo, Itamaraty, Bradesco, Gerdau, Embraer, Camargo Correa entre outros.

Ling Wang nasceu em Taiwan e mudou-se para o Brasil aos 7 anos. É formada em Farmácia pela USP e pós-graduada em Administração de empresas. Atuou em empresas como Procter&Gamble, KimberlyClark-Kenko, Arno e Johnson&Johnson. Ling é voluntária da Endeavor, onde presta assessoria em assuntos relacionados à China, e da JCI Brasil-China, entidade que promove a Festa do Ano Novo Chinês em São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira