Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 10:40

Educação teve maior número de inscritos no Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

Do total de 782 inscrições, 358 são relacionadas à área. Renda e meio ambiente tiveram 131 e 114 propostas, respectivamente.

Brasília (DF) - O tema educação foi comum a todos os estados que enviaram inscrições para a quarta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Com exceção de Roraima, todas as unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, têm tecnologias sociais inscritas no concurso.

As 358 propostas relacionadas à educação representam o maior número de inscrições por tema, seguidas por renda (131), meio ambiente (114) e saúde (93).

Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram os que apresentaram maior diversidade de temas (água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde).

O Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social foi criado para identificar e reaplicar tecnologias sociais que representem soluções de transformação social.

Exemplos de tecnologias sociais reaplicadas pela Fundação Banco do Brasil são as barraginhas, o manejo de camarão de água doce e o saneamento básico rural.

A barraginha recupera solos degradados pelas enxurradas, revitalizando mananciais, rios e córregos. Consiste na construção de barraginhas contentoras de enxurradas. Mais de 6 mil unidades dessas unidades estão sendo reaplicadas pela Fundação BB, em diversos municípios de Minas Gerais e no Piauí, em parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Milho e Sorgo/MG) e instituições locais.

Na região norte do país, o Programa de Manejo Comunitário de Camarão de Água Doce substitui a pesca predatória por técnicas que permitem o exercício dessa atividade de forma sustentável. Pescadores ligados à Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas criaram uma armadilha em forma cilíndrica, de fibras vegetais e confeccionada pela própria comunidade, com espaço para a saída dos camarões pequenos, que, na pesca predatória, são mortos e não aproveitados. Com parceria da Fundação BB e da Petrobras, o projeto envolve 155 famílias de sete comunidades em dois municípios, Guarupá e Breve, na Ilha do Marajó, Pará.

A tecnologia de saneamento básico rural substitui as fossas negras das propriedades do campo - responsáveis pela disseminação de doenças causadas por coliformes fecais - por fossas sépticas biodigestoras, que tratam o dejeto humano. O projeto é composto por três caixas d´água de mil litros cada, conectadas por conexões de PVC e ligadas ao encanamento do vaso sanitário. A Fundação BB está reaplicando a tecnologia na região do entorno do Distrito Federal junto a 1.038 famílias, em assentamentos da reforma agrária, em parceria com a Embrapa de São Carlos (SP).

Recorde - Os 782 inscritos na premiação deste ano são um recorde em relação às edições anteriores. Em 2005, foram feitas 636 inscrições e, em 2003, 634. O número de 2001 foi de 523 propostas. O resultado do prêmio será divulgado em novembro deste ano e cada uma das oito instituições vencedoras receberá R$ 50 mil, nas categorias "Região Geográfica - N/NE/CO/SE/S", "Aproveitamento/tratamento de rejeitos/resíduos/efluentes de processos produtivos", "Direitos da Criança e do Adolescente" e "Gestão de Recursos Hídricos".

A quarta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é realizada em parceria com a Petrobras, com apoio da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira