Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 10:44

Feira Industrial de Hannover registra o melhor resultado dos últimos 10 anos

Mais de 6.500 empresas, de 65 países, estiveram em Hannover para mostrar suas soluções. Destaque para a participação brasileira, com a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o anúncio de que o Brasil poderá ser o país parceiro da Hannover Messe em 2013.

O mais importante evento mundial de avançadas tecnologias para o setor industrial terminou nesta sexta-feira (08/4), em Hannover, na Alemanha, com o melhor resultado em 10 anos. "A Hannover Messe 2011 deu um verdadeiro impulso à indústria, fortalecendo-a na condução da recuperação econômica", disse Wolfram von Fritsch, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, promotora do evento. Mais de 6.500 empresas, de 65 países participaram da feira.

De acordo com ele, os indicadores econômicos positivos animaram os expositores, que vieram à Hannover com grandes expectativas. “E elas foram superadas, já que a feira contou com mais de 5 mil inovações em exposição e registrou aumento significativo da participação internacional", informou von Fritsch.

A “Eficiência Inteligente” foi o tema central da Hannover Messe 2011 e o fio condutor da maioria das exposições reunidas na mostra, além de também ter sido abordada nos debates e fóruns de destaque no evento. "Um total de 60 fóruns, com freqüência recorde – 30% a mais do que em 2009, ano de referência para as nossas estatísticas, já que em 2010 a feira sofreu com as consequências do bloqueio aéreo europeu causado pela nuvem de cinzas do vulcão islandês e, portanto, foi um ano atípico“, explicou o executivo.

Energia e Automação foram o centro do interesse dos visitantes. "Grande ênfase foi colocada na matriz energética para o futuro, bem como na eficiência energética. A mensagem de Hannover Messe é muito clara: já existem formas promissoras de poupança de energia e podemos fazer isso mais rápido do que o tempo que se leva para construir novas plantas”, garantiu von Fritsch.

A Hannover Messe 2011 atraiu um total de 230 mil visitantes, aproximadamente 15% a mais em relação ao evento de 2009. Desses, cerca de 60 mil vieram do exterior.

Fortalecimento das relações e perspectiva de parceria em 2013- O ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante confirmou na Alemanha que o Brasil é convidado para ser tema da Feira Industrial de Hannover em 2013. Em discurso na cerimônia de encerramento do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação realizada no primeiro dia da feira (04/4), Mercadante destacou o convite feito aos brasileiros como prova da importância do País nas relações bilaterais com Berlim.

Além da Feira de Frankfurt, onde o Brasil será convidado de honra em 2013, dois encontros de importância internacional promovidos em Hannover reafirmaram o interesse em ter o País como participante especial. “Já em 2012, deveremos ser parceiros na feira de tecnologia de informação e comunicação, a CeBIT. E o convite ao Brasil para ser parceiro da Feira Industrial de Hannover em 2013 está confirmado”, disse Mercadante.

Segundo Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, subsidiária da Deutsche Messe AG no País, a aproximação com a Alemanha através de grandes eventos internacionais mostra a força das feiras comerciais como propulsoras de negócios, intercâmbio e conhecimento para as nações.

“As feiras alemãs são mundialmente reconhecidas por seu padrão de organização, qualidade de expositores e público e esse intercâmbio é extremamente positivo para ambos os países. Tanto, que a Deutsche Messe também tem feito investimentos no Brasil em feiras de alto padrão”, disse o executivo referindo-se à primeira edição da CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, encerrada ontem (07/4), em São Paulo, sob a chancela da promotora alemã e a primeira edição da BITS – Business IT South America, que acontecerá de 10 a 12 de maio, em Porto Alegre - RS, sob a chancela da CEBIT, mais importante evento mundial dos negócios digitais, realizada anualmente pela Deutsche Messe, em Hannover.

Brasileiros festejam encaminhamento de contratos e contatos na feira- O Brasil marcou presença na Hannover Messe 2011, com a participação de 12 expositores e de delegações de empresas apoiadas pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os brasileiros se mostraram satisfeitos com os resultados do evento. De acordo com Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, foi possível constatar um substancial aumento no número de visitantes este ano. “Só do Brasil, foram cerca de mil profissionais. Além disso, detectamos que o tempo de permanência dos executivos na feira aumentou, em média, duas horas em relação aos anos anteriores, o que parece pouco, mas, quando consideramos uma feira desse tamanho, esse número é bem significativo. Isso demonstra que a feira está na estratégia certa, que realmente ela exibe o que interessa aos empresários.”

A executiva também sinalizou que a presença do Brasil no evento deve crescer em 2012: “acredito que no ano que vem a participação brasileira já vai ter que estar mais forte, por conta da perspectiva da escolha do Brasil para ser o país parceiro em 2013.”

Entre as empresas expositoras, as previsões pós evento também são as melhores, como é o caso da Novus, de Porto Alegre, que verificou um grande movimento em seu estande este ano. “Foi muito melhor que o esperado. Tivemos não somente muitos casos de pessoas que já nos conhecem e vieram até aqui nos visitar, mas também muitas visitas de empresários com real potencial para distribuir nossos produtos; exatamente o que viemos buscar na Hannover Messe”, ressaltou Marcos Dillenburg, diretor de tecnologia da Novus, que é especializada em instrumentos eletrônicos de medição e controle para laboratórios e indústrias.

De acordo com ele, a empresa realizou pelo menos 40 contatos para distribuição, com chance alta de evoluírem para negócios. “Apenas nos primeiros dois dias tivemos mais visitas ao nosso estande do que em todos os dias das feiras passadas”, comparou. A Novus, que tem quase 20% de seu faturamento em vendas ao exterior, compareceu 14 vezes à Hannover, segundo Dillenburg. A continuidade da participação na Hannover Messe foi importante na estratégia de crescimento internacional da companhia, que tem distribuidores em cerca de 50 países, em todos os continentes. “Trabalhando para o mercado externo, nossos produtos melhoram em qualidade, inclusive para o próprio mercado interno”, observou. “Hoje, nossos produtos têm aparência e qualidade de artigos europeus, com preços similares aos dos coreanos e japoneses.”

Especializada em peças de borracha e plástico, a Frenzel comemorou o encaminhamento de contratos para exportação. “Depois de oito anos de trabalho visitando o cliente, conseguimos uma cotação para poder exportar para Estados Unidos e Alemanha”, disse Tania Finkler, diretora da empresa sediada no município gaúcho de Novo Hamburgo. “Para mim esta é a maior e mais bem visitada feira do mundo”, avaliou. A feira também é uma oportunidade para estreitar laços com clientes importantes da companhia brasileira na Europa, como é o caso da alemã Stihl, multinacional do segmento de motores elétricos.

Já a Mercobor, produtora de componentes industriais de borracha de São Leopoldo – RS conseguiu fazer muito mais contatos que nas participações anteriores, segundo Luis Felipe Schaefer, gerente comercial da companhia, contabilizando cerca de 40 contatos somente nos primeiros dias da feira. A empresa vem pela sexta vez a Hannover. “Estamos bastante satisfeitos”, disse Schaefer. “Na feira, consolidamos nossa marca no mercado europeu e conseguimos pelo menos seis contatos promissores e boas prospecções de negócios”, contou.

Plataforma de internacionalização- A Hannover Messe faz parte da estratégia da Kitframe para fincar pé no mercado alemão. “Estamos ainda iniciando nosso processo de internacionalização”, explicou Lauro Larsen, gerente de vendas internacionais. “Nosso foco principal é mesmo a Alemanha, mas tivemos também conversas interessantes com visitantes do Canadá, de países do Leste Europeu e da Rússia”, destacou. A empresa, do município de Cotia - SP é especializada em armários e gabinetes para instalações elétricas e telecomunicações e participou da feira alemã pela oitava vez.

Novidades para 2012- Já para a próxima edição da feira, em 2012, Wolfram von Fritsch, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, anunciou planos para expandir o alcance da mostra dedicada à infraestrutura urbana, lançada este ano. " A exposição `Metropolitan Solutions´ teve uma resposta tremenda. Urbanização é um processo extremamente dinâmico no mundo de hoje e a indústria já tem respostas bastante específicas para os desafios atuais de urbanização. Certamente a Hannover Messe é a plataforma ideal para o debate e as novidades relacionadas a este importante tema".

Segundo ele, a Hannover Messe 2012 será mais abrangente do que nunca, graças a um show totalmente novo: " O IndustrialGreenTec servirá como uma plataforma global única para a tecnologia ambiental industrial, com foco em soluções promissoras para a reciclagem, eliminação de resíduos e limpeza do ar e da água em cada elo da cadeia de valor industrial. O lema será "pela indústria, para a indústria," explicou von Fritsch.

.[A Hannover Messe 2012 já tem data marcada e será realizada de 23 a 27 de abril].

Hannover Messe - Feira líder mundial para tecnologias industriais, a Hannover Messe aconteceu de 4 a 8 de abril, em Hannover, na Alemanha, tendo como país parceiro a França. Este ano, 13 feiras líderes forma realizadas sob o teto da Hannover Messe: Industrial Automation • Motion, Drive & Automation • Energy • Power Plant Technology • Wind • MobiliTec • Digital Factory • ComVac • Industrial Supply • CoilTechnica • SurfaceTechnology • MicroNanoTec • Research & Technology. As atenções estiveram voltadas para automação industrial, energia, tecnologias de transmissão de energia, subcontratação industrial e de serviços e tecnologias de ponta.| Sites: http://www.hanover.com.br ou http://www.hannovermesse.de

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira