Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 10:42

Resinas plásticas brasileira apresenta o balanço do primeiro semestre de 2007

Indústria moderna e competitiva mostra um mercado em constante ascensão

A expressiva capacidade instalada de mais de 5 milhões de toneladas/ano coloca o Brasil como o maior produtor de resinas plásticas da América do Sul e oitavo do mundo. Apesar disso, o consumo per capita de produtos plásticos no País ainda é pequeno (aproximadamente 23,2 kg/hab/ano), se comparado a outros mercados como Estados Unidos e Europa (93 kg/hab/ano).

O potencial de consumo do mercado brasileiro e a forte presença do plástico em novas aplicações são fatores de indução à realização de grandes investimentos para a expansão da indústria petroquímica no Brasil. Merecem destaque os investimentos nos últimos seis anos, aproximadamente de US$ 4 bilhões, realizados pelo setor para ampliação da capacidade produtiva, aquisição de máquinas e aumento da competitividade. Além disso, o setor investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento, aperfeiçoamento técnico e profissional, acompanhando o desenvolvimento da indústria petroquímica mundial.

Atualmente, a indústria petroquímica brasileira exporta mais de US$ 710 milhões por ano. A indústria de resinas, 2ª geração petroquímica, está em franca expansão, gerando em média 18 mil empregos diretos e indiretos, em sua maioria qualificados. O setor é indutor de mão-de-obra ao fornecer matéria-prima para a indústria de transformação plástica, que por sua vez é responsável pela geração de aproximadamente 220 mil empregos diretos e indiretos.

Os plásticos revolucionaram a vida moderna graças às suas características únicas, as quais permitem um imenso número de aplicações. Por isso eles estão presentes em praticamente todas as áreas, tornando os produtos mais leves, práticos, versáteis e flexíveis. Além disso, os plásticos são 100% recicláveis.

Mesmo considerando um consumo per capta relativamente inferior a países desenvolvidos, o mercado brasileiro de plástico evoluiu significativamente nos últimos anos, apresentando resultados acima da média do PIB brasileiro.

. Neste link gráficos dá um perfil e os resultados do primeiro semestre de 2007 em relação a 2006: www.siresp.org.br/indicadores/balanco.php

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira