Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 11:04

O laser virou uma necessidade na moda

Máquinas de corte e gravação a laser são presenças garantidas na Tecnotêxtil Brasil 2011.

Empregar tecnologia a laser no corte ou gravação de etiquetas, bordados ou peças de roupas inteiras já não consiste em um diferencial no mercado da moda. Mais do que isso, o laser passou a ser quase uma obrigação para as empresas que estão em busca de qualidade e diversidade de modelos. É isso que mostram os desfiles de moda, as vitrines das lojas e os gostos pessoais dos consumidores em geral. Algumas dessas máquinas, as quais possibilitam transformar boas ideias em produtos atraentes e confortáveis, serão apresentadas na Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil (Tecnotêxtil Brasil 2011), que ocorre de 12 a 15 de abril, em São Paulo (SP).

Se o futuro passa pela inovação, o corte e gravação a laser vão nesse caminho e se transforma em item básico de um parque de máquinas. Foi para contribuir com essa realidade que empresas como a Automatisa Sistemas investem de 40% de seu lucro em pesquisas que visam favorecer a competitividade de empresas que trabalham com corte e gravação a laser. Com sede na Grande Florianópolis (SC), a Automatisa vai aproveitar a ocasião de sua participação na Tecnotêxtil para inaugurar um escritório em São Paulo (SP). O objetivo da expansão é estar mais próximo do maior parque industrial do país.

Líder na América Latina nesse segmento, a Automatisa obteve três patentes nacionais com projetos inovadores que chegam a aumentar em mais de 200% a velocidade de trabalho na produção de peças na cadeia têxtil. Na feira, a empresa vai apresentar a Mira Conecti, um sistema de comunicação entre bordadeiras e máquina de corte e gravação a laser que fornece maior economia, flexibilidade e alta produtividade. “A tecnologia nacional, em especial o laser, tem contribuído diretamente para a melhoria da apresentação final dos produtos e para o fortalecimento da cadeia têxtil como um todo. Estamos trabalhando muito para atender essa expectativa do empresariado”, comenta Joana de Jesus, diretora de marketing da empresa.

As empresas-As máquinas de corte a gravação a laser estão presentes tanto em grandes empresas quanto nas micro, como a Jantsch, de São Paulo, a qual emprega 12 funcionários na produção de etiquetas e bordados. A Jantsch substituiu o corte manual pelo laser há quatro anos e o resultado encorajou o empresário Hélio Jantsch a passar de fornecedor de mão de obra a fabricante. Ele já possui as máquinas necessárias e em breve deve começar a fabricar suas próprias peças. “O laser significou uma nova etapa, deu mais agilidade e diversidade de desenhos. Antes ficávamos restritos a poucos desenhos e com dificuldade para agilizar os moldes”, afirma Jantsch. “Hoje o laser é uma tecnologia comum nas confecções porque agrega valor à produção”, complementa.

Outra empresa que deu um salto de qualidade a partir do investimento em maquinário de corte e gravação a laser foi a MB 2000 – Bordados e Etiquetas, também de São Paulo. O proprietário Maurício Ochiuto conta que a empresa, de 90 funcionários, conseguiu inovar na linha de produtos e nas gravações desde que adquiriu as primeiras máquinas, há cinco anos. “Trabalhamos com bordados há 23 anos e não somos dependentes do laser, pois atuamos em várias frentes de trabalho, mas sem dúvida essa tecnologia facilitou muito o processo de produção”, comenta Ochiuto.

A Tecnotêxtil Brasil 2011 vai reunir neste ano as melhores empresas do Brasil e do mundo, as quais irão expor as últimas novidades tecnológicas de 22 segmentos diferentes da cadeia produtiva têxtil, como máquinas de corte e costura, bordadeiras, teares, matérias-primas, estamparia, automação industrial, acabamento, aviamentos, fios e etiquetas, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira